Eventos de cobrança

O Sistema de cobrança usa os Grupos de eventos de cobrança para determinar o momento de realização de cobranças. Os grupos de eventos identificam ou um evento do sistema (para cobranças baseadas em eventos como processamento e armazenagem inicial) ou uma regra recorrente (para cobranças baseadas em período como cobranças anuais ou armazenagem recorrente) que então utiliza para disparar a cobrança.

Os Eventos de cobrança são atribuídos ao detalhe do contrato do cliente e associados a um grupo de taxas para identificar como e quando realizar as cobranças ao cliente. A abordagem que você usar para configurar seus grupos de eventos dependerá de quanto seus contratos e taxas junto aos clientes diferem uns dos outros. Se, por exemplo, prestar os mesmos tipos de serviços a seus clientes, você poderá criar um só grupos de eventos que inclua todos os serviços. E depois criar vários grupos de taxas, cada qual com um conjunto completo de taxas para cada cliente. Entretanto, se os seus serviços variam de um cliente para outro, você poderá criar grupos de eventos para cada evento de modo a poder reutilizar os grupos de eventos em registros de clientes. Qualquer que seja sua abordagem de configuração, você deverá utilizar a mesma metodologia quando configurar seus registros de grupos de taxas.

Os Eventos de cobrança incluem um registro de cabeçalho para identificar o tipo de evento e detalhes que descrevem os encargos associados a esse evento.

Pré-requisitos?

  • Códigos de encargo

    Você atribui códigos de encargo tanto a registros de evento quanto a registros de taxa e o sistema usa o valor do código de encargo para associar um evento ou regra recorrente a determinada taxa.

  • Cliente destinatário da faturas

    Para cobranças baseadas em período, você deve especificar a regra recorrente usada para calcular as datas de cobrança para as cobranças.

  • Período

    Se pretende usar a cobrança dividida ou períodos de carência, será necessário especificar o código do período a usar.

Campos de cabeçalho

Grupo de eventos / Descrição
O nome e a descrição que identificam esse Grupo de eventos.
Tipo de evento
O tipo de evento de cobrança representados por esse grupo:
  • Entrada
  • Saída
  • Recorrente
  • Diversos
  • Vários tipos

Campos de detalhe

Tipo de fatura
O tipo de fatura que usa as informações de faturamento nessa linha de detalhe. Quando os encargos são criados, é-lhes atribuído um tipo de fatura. Durante o processo de criação de faturas, será necessário especificar o tipo de fatura que está criando: Frete, Entrada, Mão de obra, Diversos, Cobrança ou Recorrente. Então o sistema seleciona cobranças com o mesmo tipo de fatura. São usados tipos de faturas distintos para dividir os diferentes tipos de faturas enviados a um cliente.
Atividade
Para encargos baseados em eventos, é o evento WM que faz disparar o encargo. Para encargos recorrentes, deixe este campo em branco.
Código de encargo
O código de encargo que representa o serviço prestado para esse evento. Sempre que ocorrer o evento ou passar o período para um cliente, o sistema irá ver o contrato do cliente e localizará o grupo de taxas associado para determinar o valor a cobrar.
Revisar encargos
Determina se os encargos deverão ser gerados automaticamente. Se esse indicador estiver selecionado, o sistema requer que um operador revise os encargos antes de serem destinatário da faturas. Se esse indicador não estiver selecionado, o sistema permite que os encargos sejam destinatário da faturas sem nenhuma participação do operador.
Destinatário da fatura
O Cliente a faturar responsável pelo pagamento desses encargos.
Nível de faturamento
O nível no qual as cobranças devem ser faturadas. Os encargos podem ser cobrados nos seguintes níveis:
  • Contagem de pedido – É criado um encargo para cada pedido (a quantidade é sempre definida como um).
  • Nível de ordem – É criado um encargo com base na quantidade total da ordem.
  • Nível de ordem usando Grupo de itens - Um encargo é criado para cada ordem com base em grupos de itens.
  • Contagem de linha de ordem – É criado um encargo com base no número de linhas de ordem.
  • Nível de unidade de quantidade – É criado um encargo com base na quantidade de cada código de lote de inventário.
  • Nível de item – É criado um encargo com base na quantidade de cada item.
  • Nível de lote – É criado um encargo com base na quantidade de cada código de lote.
  • Nível de temperatura – É criado um encargo com base no diferencial de temperatura entre a instalação e o inventário que está sendo recebido. Isto será usado para instalações de Congelamento por ar forçado ou sensíveis à temperatura.
  • Nível de carga de caminhão – É criado um encargo para a quantidade em cada carga de caminhão.
  • Nível de grupo de itens - Um encargo é criado com base no grupo de itens.
Códigos especiais
É possível os códigos especiais alterarem o comportamento dos cálculos de encargos. O quadro abaixo (no final desse tópico) mostra os códigos especiais e quais são válidos para cada tipo de fatura (IB = Entrada, MB = Cobranças diversas, FR = Frete).
Omitir qtd. zero
Indica se deverão ser gerados encargos para transações de quantidade zero ou quando não for possível encontrar uma taxa.
Divisão/De período
Identifica informações do período de cobrança dividida. A cobrança dividida é usada nas cobranças com base em uma transação de recebimento (entrada). A cobrança dividida permite cobrar diferentes quantias com base no dia específico (em determinado período) em que a cobrança é realizada. Para usar a cobrança dividido, informe o percentual do valor total da cobrança e também o período a utilizar. (O número de dias a usar para a cobrança dividida é definido no registro de Período).

Exemplo de cobrança dividida:

  • Você cria um evento de cobrança para cobranças de armazenagem.
  • Você informa uma porcentagem de 50% de cobrança dividido.
  • Você cobra um período de um mês.
  • Seu registro de período tem os dias divididos configurados como 15.
  • Se um recebimento tiver uma data anterior ao 15º dia, o cliente será cobrado pelo valor total (com base na taxa e na quantidade).
  • Se um recebimento tiver uma data posterior ao 15º dia, o cliente será cobrado em 50% do montante total.
Frequência de carência / Período de carência
Informações do período de carência. Um período de carência é um período que ocorre antes do próximo período de cobrança, durante o qual o sistema ignora cobranças. Para utilizar períodos de carência, você deve informar a frequência (número de dias) e o Código do período. Os períodos de carência só são aplicáveis para as cobranças de armazenagem inicial.

Exemplo de períodos de carência:

  • Você está cobrando sempre na mesma data em cada mês.
  • Você define um período de carência de 5 dias.
  • Você processa um recebimento em 28/10.
  • O próximo período de cobrança começa em 1/11.

O sistema não cobrará em data fixa antes do próximo período de cobrança iniciar.

Recorrente inicial/Recorrente final/Regra recorrente
Para tipos de faturas recorrentes, os campos de regras recorrentes são usados para disparar a cobrança. É possível utilizar os campos Recorrente inicial e Recorrente final se desejar configurar vários registros de evento para o mesmo tipo de cobrança. Por exemplo, é possível que você queira faturar um cliente pelo encargo da primeira armazenagem, e depois pelos demais encargos. Você deverá configurar dois registros de evento com informações idênticas, exceto pelo valor do Cliente a faturar e os valores recorrentes. O primeiro registro conterá o Cliente a faturar inicial e um Valor inicial de 0 e um Valor final de 1; o segundo registro conterá o Cliente a faturar padrão e um Valor inicial de 2 e um Valor final de 99999999.