RunInterfaceService (Exportar) no nível do cenário

A macro RunInterfaceService (Exportar) é usada para executar um serviço de interface que exporta dados de plano para o cenário atual. Essa macro é executada no nível do cenário.
Essa tabela lista os parâmetros usados para executar a macro RunInterfaceService (Exportar):
Parâmetro Descrição
Nome do serviço de interface O nome do serviço de interface executado.
Direção A direção do fluxo de dados. Os valores devem ser definidos como “Exportar”.
Nó de hierarquia de itens O item a ser exportado.
Nota: Se o valor não for especificado, todos os itens serão exportados.
Nó de hierarquia de locais O local do item a ser exportado.
Nota: Se o valor não for especificado, todos os locais serão exportados.
Tipo de calendário O período para o qual os dados são exportados. Possíveis valores:
  • Bucket: o período especificado em “Rótulo de período” e usa os parâmetros [Rótulo de período], [Número de períodos] e [Nível do horizonte].
  • Bucket atual: o período de planejamento atual e usa somente [Número de períodos] e [Nível de horizonte].
  • Bucket inicial: O primeiro período (mais antigo) no horizonte do período de ciclo e pode ser usado para recuperar todos os buckets. [Números de períodos] e [Nível do horizonte] são usados.
Nota: Se o valor não for especificado, o período de Bucket inicial será considerado.
Etiqueta de período O período de ciclo a ser exportado. Isso oferece suporte aos nós de período em andamento.
Nota: 
  • Esse campo é aplicável quando Tipo de calendário é definido como Bucket.
  • Se o valor não for especificado, o período de planejamento atual será considerado.
Número de períodos O número de períodos de nível de horizonte a serem exportados. Se o nível do horizonte não for igual ao Nível do calendário para armazenar valores de cenário ou se a opção Telescópico estiver ativada, todos os buckets base dentro do intervalo especificado de períodos selecionados serão exportados. Possíveis valores:
  • Nulo: todos os períodos base até o fim do horizonte do período de ciclo são exportados.
  • 0: todos os períodos base pertencem ao período especificado na Etiqueta de período (se o Tipo de calendário = “Bucket”) são exportados.
  • • >=1: todos os períodos base que pertencem a [Número de períodos] de Buckets de nível do horizonte, a partir do Período inicial especificado, são exportados.
Nível do horizonte O nível do horizonte de calendário a ser usado por [número de períodos] para exportação.
Nota: Se o valor não for especificado, o número de períodos será baseado no nível de calendário para armazenar valores de cenário.
Filtro O filtro usado para determinar a seleção de item e local. Somente os dados relevantes dos itens e locais selecionados que correspondem aos critérios especificados são exportados.
O valor do campo Comando deve ser especificado neste formato: RunInterfaceService (Nome do serviço de interface, Direção, [Nó de hierarquia de itens], [Nó de hierarquia de local],[Tipo de calendário], [Rótulo de período], [Número de períodos], [Nível do horizonte],[Filtro]).
Nota: Os Parâmetros opcionais são especificados em [ ].
Tabela 1. Exemplo
Requisito Parâmetro
Exporte todos os itens em todos os locais a partir do período de planejamento atual para o horizonte do período de ciclo. RunInterfaceService(“Exportar arquivo de cenário”,“Exportar”,“”,“”,“Bucket atual”,“”)
Exporte itens GOO em todos os locais durante o bucket de calendário “Ano atual” no nível do calendário para armazenar valores de cenário (nenhum bucket telescópico definido). RunInterfaceService(“Exportar arquivo de cenário”,“Exportar”,“GOO”,“”,“Bucket”,“Ano atual”,“0”)
Exporte itens GOO em todos os locais para o período de planejamento atual. Por exemplo, “AF10 M03” para período de 1 mês (se o nível do calendário de ciclo para armazenar valores de cenário = meses). RunInterfaceService(“Exportar arquivo de cenário”,“Exportar”,“GOO”,“”,“Bucket atual”,“1”).
Exporte todos os itens em locais dos EUA do período de ciclo atual por 52 períodos semanais (se o nível do calendário de ciclo para armazenar valores de cenário = semanas). RunInterfaceService(“Exportar arquivo de cenário”,“Exportar”,“”,“EUA”,“Bucket atual”,“52”).
Exporte todos os itens em todos os locais do bucket do calendário “AF10 M03” por 9 meses (se o nível do calendário de ciclo armazenar valores de cenário = meses). RunInterfaceService(“Exportar arquivo de cenário”,“Exportar”,“”,“”,“Bucket”,“AF10 M03”,“9”)
Exporte todos os itens em todos os locais para todos os períodos no horizonte do período de ciclo; começando do primeiro período histórico (mais antigo). RunInterfaceService(“Exportar arquivo de cenário”,“Exportar”,“”,“”,“”,“”)
Exporte todos os itens em todos os locais para 7 períodos no nível de calendário para armazenar valores de cenário; começando do primeiro período (mais antigo) no horizonte do período de ciclo. Se o horizonte de ciclo for especificado como histórico = 6 e futuro = 6. Os resultados são 6 períodos históricos e 1 período futuro no processo de exportação (nenhum bucket telescópico definido). RunInterfaceService(“Exportar arquivo de cenário”,“Exportar”,“”,“”,“Bucket inicial”,“7”)
Exportar itens GOO em todos os locais em que 0 < [DPLS_FUNITS] para pconst. Por exemplo, “AF10 M03” para período de 1 mês (se o nível do calendário de ciclo para armazenar valores de cenário = meses e nenhum período telescópico for definido). RunInterfaceService(“Exportar arquivo de cenário”,“Exportar”,“GOO”,“”,“Bucket atual”,“1”,“”,“0 < [DPLS_FUNITS]”).
Exporte todos os itens em todos os locais do bucket do calendário “AF10 M03” para 3 Meses de períodos semanais (se o nível do calendário de ciclo para armazenar valores de cenário = semanas). RunInterfaceService(“Exportar arquivo de cenário”,“Exportar”,“”,“”,“Bucket”,“AF10 M03”,“3”,“Meses”).
Exporte itens GOO em todos os locais para o período de planejamento atual. Por exemplo, “AF10 M03” para 1 mês de períodos semanais (nível de calendário de ciclo para armazenar valores de cenário = Semanas e nenhum bucket telescópico definidos). RunInterfaceService(“Exportar arquivo de cenário”,“Exportar”,“GOO”,“”,“Bucket atual”,“1”,“Meses”).
Exporte itens GOO em todos os locais para o período de planejamento atual. Por exemplo, “AF10 M03” para um mês em que o telescópico está ativado para o ciclo. Nível do calendário de ciclo para armazenar valores de cenário = Semanas, períodos telescópicos para ciclo = 7 dias, com horizonte futuro = 8 semanas. O resultado é um mês de períodos telescópicos, buckets base, ou seja, 7 períodos diários, 3 períodos semanais. RunInterfaceService(“Exportar arquivo de cenário”,“Exportar”,“GOO”,“”,“Bucket atual”,“1”,“Meses”).

Mensagens de validação e de erro

Esta tabela lista o status do Período de ciclo e as mensagens de validação relacionadas:
Status do período de ciclo Status do cenário Pode executar? Mensagem de validação
Pendente N/D Não Não é possível executar a macro {0} porque o Período de ciclo tem o status "Pendente"
Em execução Qualquer Sim N/D
Concluído Qualquer Sim N/D
Anulado Qualquer Sim N/D
Pausado Qualquer Sim N/D
Arquivado Qualquer Não Não é possível executar a macro {0} porque o Período de ciclo tem o status “Arquivado"
Os dados do plano são exportados para o cenário atual na validação e execução bem-sucedida da macro. Se a validação falhar, a macro será anulada e a mensagem de erro relacionada será exibida. Esta tabela lista as mensagens de erro exibidas para várias falhas de validação:
Condição/Regras de validação Mensagem de erro
Verifique se o serviço de interface passado é válido. Não é possível localizar o serviço de interface "{0}"
Se a entidade de dados de Serviço de interface selecionada não for aplicável ao contexto da macro atual, a macro não será executada, ou seja, RunInterfaceService para o cenário só poderá executar interfaces da entidade de dados = valor do cenário. O Serviço de interface {0} não corresponde à entidade de dados necessária a uma macro de cenário.
Se a Direção não corresponder à Direção da interface do Serviço de Interface selecionado, a macro não será executada. O parâmetro de direção {0} não corresponde à direção do Serviço de Interface selecionado “{1}”.
Se o nível de calendário não for maior ou igual ao nível de Calendário para armazenar valores de cenário, uma mensagem de aviso será exibida e o processo de Importação será anulado. O Nível de calendário {0} está abaixo do Nível de calendário {1} para armazenar valores de cenário.
RunInterfaceService no contexto do período de ciclo deve pertencer a um período de ciclo com o status Em execução, Pausado, Concluído e Anulado. Não é possível executar RunInterfaceService para um período de ciclo com o status {0}.
Ao executar RunInterfaceService em um contexto de período de ciclo, o serviço de interface selecionado deve fazer referência a um calendário que corresponde ao calendário do período de ciclo atual. Caso contrário, a macro não será executada. O calendário referido no Serviço de interface {0} não corresponde ao calendário do período de ciclo atual.
Ao executar RunInterfaceService para exportação, verifique se o nível de horizonte (se especificado) é válido. Não é possível localizar o Nível de horizonte {0}.
Ao executar RunInterfaceService para Exportar, verifique se o nível de horizonte, se especificado, está no ou acima do Nível do calendário para armazenar valores de cenário (se a opção Telescópico não estiver ativada). O Nível do horizonte {0} está abaixo do Nível do calendário {1} para armazenar valores de cenário.