Itens comprados configuráveis no armazenamento
Este tópico explica diferentes conceitos e atividades relacionados a recebimento, armazenamento e baixa de itens comprados configuráveis dentro de Warehousing.
Itens comprados configuráveis - pontos importantes
-
Item comprado configurável (item configurado)
Para definir itens comprados configuráveis em Warehousing:
- Defina Tipo de item como Comprado ou Produto e marque a caixa de seleção Configurável na sessão Itens (tcibd0501m000). No caso do tipo de item Produto, a origem de fornecimento do item especificado no campo Real deve ser Compra.
- Marque a caixa de seleção Programação de compra em uso e defina Tipo de programação de compra como Programação Pull na sessão Itens - Compra (tdipu0101m000).
-
ID da lista de opções
O ID da lista de opções nas especificações de ASN é preenchido com base na sessão Linhas de ordem de entrada (whinh2110m000).
Para itens comprados configuráveis em Warehousing, somente o ID da lista de opções fará parte das especificações. Isso significa que o estoque é mantido conforme o ID da lista de opções, que é um acúmulo de estoque de todas as variantes de produtos com o mesmo ID da lista de opções.
O ID da lista de opções só será exibido se a caixa de seleção Controle de montagem (ASC) estiver marcada na sessão Comps. software implementados (tccom0100s000).
-
Unidades de gestão
O uso de unidades de gestão é obrigatório para itens comprados configuráveis. Marque a caixa de seleção Unidades de gestão em uso na sessão Parâmetros de dados mestres do armazém (whwmd0100s000).
-
Nível de alocação
O Nível de alocação referente a um item comprado configurável será tratado como um Item físico. Isso significa que, quando você recebe um item comprado configurável, uma unidade de gestão é gerada e as especificações, incluindo o ID da lista de opções e as alocações, são armazenadas na unidade de gestão.
O estoque do ID da lista de opções que será transferido pode ser alocado a um parceiro de negócios, um objeto de negócios ou uma referência na sessão Estoque por especificação (whwmd2519m000). Caso queira alterar a configuração desse estoque, especifique essa alocação na guia Especificação da sessão Linhas de ordem de saída (whinh2120m000). Opcionalmente, você então precisa remover a alocação, ou pode removê-la após a conclusão da transferência. É possível usar a sessão Ordens de alteração da alocação (whinh1120m000) para alterar as alocações. Se você remover a alocação antes da transferência, nenhuma alocação precisará ser especificada na linha de ordem de saída. Para obter mais informações, consulte Processo CINDI.
-
Sistema de fornecimento
Para realizar o call-off do item comprado configurável com base na programação de sequência de expedição, é preciso definir o sistema de fornecimento da combinação de item configurado e armazém para Ordem controlada/SILS.
-
Método de avaliação de estoque
Os itens configurados são sempre avaliados em relação ao custo real (MAUC/PEPS/UEPS/preço do lote/preço da série). É possível selecionar qualquer método de avaliação para os itens configurados, exceto Custo padrão.
As principais atividades de Warehousing
-
Criar um ASN para um item configurado
Você pode criar um aviso antecipado de expedição (ASN) para um item comprado configurável. O ASN pode ser criado manualmente ou gerado com base em uma mensagem EDI. As especificações de ASN incluem o ID da lista de opções e são preenchidas com base na sessão Linhas de ordem de entrada (whinh2110m000). Por sua vez, as especificações na linha de ordem de entrada são preenchidas com base na linha de programação de compra.
Para um ASN criado manualmente, é possível modificar o ID da lista de opções, desde que o ASN tenha o seguinte status:
- Avisos de remessa recebidos por ASN
- Programado manualmente
- Em revisão
- Em aberto
Nota: As especificações do ASN são preenchidas somente se as especificações na linha de ordem de entrada forem funcionais e tiverem um significado. Exemplo: Especificações com valor nulo ou ausente não é funcional nem tem significado.
Quando o ASN é criado com base em uma mensagem EDI, é para uma programação de compra e o item é configurado, o ID da lista de opções é preenchido usando a mensagem EDI.
Se o ID da lista de opções da mensagem EDI diferir do ID da lista de opções da linha de entrada da ordem relacionada, a seguir estarão os cenários possíveis:
- o ID da lista de opções está presente em uma revisão enviada da linha de programação de compra relacionada. Isso significa que o ID da lista de opções recebido pelo EDI foi solicitado anteriormente, mas a configuração solicitada foi alterada depois. Uma mensagem de advertência é gerada, mas o ASN e as linhas do ASN são criados. As especificações contêm o ID da lista de opções da mensagem EDI e os outros atributos da linha da ordem de entrada relacionada
- o ID da lista de opções não está presente em uma revisão enviada da linha de programação de compra relacionada. Uma mensagem de erro dizendo que as configurações são diferentes é exibida e um ASN não é criado. A mensagem EDI não pode ser processada.
É possível visualizar as características e opções da lista de opções na linha do ASN.
-
Receber um item configurado
Você pode receber um item configurado com base em um ASN. Quando você recebe o item configurado, uma ou mais linhas de recebimento são criadas. As especificações de ASN são copiadas na linha de recebimento incluindo o ID da lista de opções. É possível visualizar as características e opções da lista de opções na linha de recebimento. Antes de confirmar a linha de recebimento, é possível alterar o ID da lista de opções. O novo ID da lista de opções especificado deve estar presente em uma das revisões enviadas da programação de compra relacionada. Quando o ID da lista de opções especificado diferir do ID da lista de opções na última revisão da programação de compra, uma mensagem de advertência é exibida. Se o ID da lista de opções não estiver presente em uma revisão enviada da programação de compra relacionada, uma mensagem de erro será exibida e você não poderá salvar a linha de recebimento. Para obter mais informações, consulte Processo CINDI.
Além disso, você também recebe um item comprado configurável com base no campo Referência da sessão Aviso de expedição - Linhas (whinh3101m000). Essa referência é enviada ao fornecedor com a programação de compra, e o fornecedor especifica essa referência novamente nos documentos de expedição que acompanham o item configurado expedido.
O fabricante poderá receber uma configuração como um recebimento inesperado se:
-
O cliente alterar a configuração na última hora e solicitar uma nova configuração.
-
O fornecedor já produziu e expediu a configuração, que ainda não foi recebida pelo fabricante.
É possível criar uma linha de recebimento inesperado na sessão Recebimento de armazém (whinh3512m000) e especificar o ID da lista de opções recebido.
A linha de recebimento não esperado pode ser gerida das duas maneiras a seguir:
-
confirmar a linha de recebimento não esperada Quando a linha de recebimento não esperado é confirmada, uma ordem de compra é gerada e a primeira configuração é recebida com relação a essa ordem de compra
-
vincular a linha de recebimento não esperado à linha de programação de compra original e confirmá-la. Ao confirmar o recebimento, a primeira configuração será recebida com relação a essa linha de programação de compra. Efetivamente, é recebida uma configuração diferente da última configuração solicitada
-
-
Armazenar um item configurado
O item configurado é armazenado no estoque quando você confirma o recebimento. Na sessão Estoque por especificação (whwmd2519m000), é possível visualizar o estoque de todos os IDs da lista de opções e, se aplicável, as alocações para eles.
A especificação incluindo o ID da lista de opções também é armazenada na unidade de gestão. É possível visualizar o estoque das unidades de gestão contendo IDs da lista de opções na sessão Visão geral do estoque (whinr2510m000).
-
Dar baixa em um item configurado
Itens configurados recebidos no armazém podem receber baixa no centro de trabalho na linha de montagem através de uma ordem de produção de Assembly Control (ASC). As especificações na linha de ordem de saída de armazenamento para a ordem de produção ASC, incluindo o ID da lista de opções, devem corresponder exatamente às especificações e ao ID da lista de opções do item configurado.
Não é possível modificar o ID da lista de opções para ordens de armazenamento criadas pelo LN. Para linhas de ordem de entrada e saída criadas manualmente, o ID da lista de opções deve ser inserido se o item for um item configurado e puder ser modificado até nenhum aconselhamento de saída ou de entrada para o cross-dock da linha de ordem de saída ser criado.
Ao criar um aconselhamento de saída, o item configurável comprado a ser aconselhado deve ter os mesmos conteúdos de especificação que os conteúdos de especificação da linha de saída da ordem. Observe que o aconselhamento de saída é sempre para unidades de gestão, e essas unidades de gestão devem sempre ter as especificações corretas. Por exemplo, se a especificação da linha de ordem de saída contiver somente um ID da lista de opções, as unidades de gestão para as quais a especificação contém o mesmo ID da lista de opções poderão ser aconselhadas. Se a especificação da linha de ordem de saída contiver um ID da lista de opções e uma alocação, as unidades de gestão com a especificação contendo o mesmo ID da lista de opções e a mesma alocação poderão ser aconselhadas. Não é possível aconselhar unidades de gestão com uma especificação contendo o mesmo ID da lista de opções, mas sem alocação
-
Realizar backflush de um item configurado
Você pode realizar o backflush de itens configurados para uma ordem de produção ASC sem gerar ordens de armazém.