Estoque em quarentena do processo - devolução ao fornecedor
A disposição Devolver para o fornecedor é usada para devolver itens em quarentena ao fornecedor.
Isso se aplica a itens comprados rejeitados em vários cenários. Por exemplo, itens:
- rejeitados ao recebimento do fornecedor
-
atuando como materiais de produção rejeitados quando:
- recebem baixa do armazém para o centro de trabalho
- são transferidos para outro armazém
- Rejeitados na inspeção de estoque.
Depois de processar a disposição ou as linhas de disposição para as quais você selecionou Devolver para o fornecedor, o LN criará uma ordem de devolução de compra e ativará o processo de saída que dá baixa nos itens de quarentena e os envia ao fornecedor. A ordem de devolução de compra é a ordem de disposição exibida no campo Ordem de disposição da sessão Disposição de estoque em quarentena (whwmd2172m000).
Para itens comprados rejeitados ao recebimento do fornecedor, a ordem de devolução de compra é vinculada à ordem de compra com a qual os itens foram recebidos.
Itens usados como materiais de produção que receberam baixa para a produção por encomenda podem ser rejeitados e enviados para quarentena durante as inspeções de armazém de saída.
Itens rejeitados durante a inspeção do estoque também podem ser colocados em quarentena.
Se a disposição for Devolver para o fornecedor nesse cenário, não haverá ordens de compra que possam ser relacionadas aos itens.
Nesses casos, o LN verifica se a combinação de item e parceiro de negócios fornecedor ou expedidor das linhas de disposição está disponível nos dados reais ou históricos da ordem de compra. Se não estiver, uma mensagem de advertência é exibida quando o parceiro de negócios é inserido. A ordem de devolução pode ser gerada mesmo assim, já que é permitido ignorar a mensagem.
Depois que a ordem de devolução de compra for liberada para o Warehousing, o LN criará uma ordem de armazenamento do tipo de transação Baixa para dar baixa nos itens da quarentena. As informações do receptor da ordem de armazenamento são copiadas da ordem de devolução de compra.
Os procedimentos de expedição e de saída associados à ordem de armazenamento são usados para expedir as mercadorias de volta ao fornecedor. Ao gerar o aconselhamento de saída, o LN somente usa o estoque bloqueado para quarentena.
Se parte da ordem de devolução de compra não tiver sido expedida e nenhuma ordem de reposição for aplicável, a quantidade não expedida será definida novamente como Aguardando disposição no estoque em quarentena.
Devolução de rejeitos rastreados
O LN pega as informações de rastreamento da ordem de devolução de compra da ordem da qual a ordem de devolução de compra foi gerada. Para itens rejeitados durante o recebimento, essas são as informações das rastreabilidades da linha de recebimento da ordem de armazenamento relacionada à ordem de compra de origem. Para itens rejeitados durante a baixa, essas são as informações das rastreabilidades da linha de saída da ordem para a ordem de armazenamento relacionada à ordem de devolução de compra. As informações de rastreamento referente aos itens rejeitados durante a inspeção do estoque são obtidas da sessão Distribuição de rastreamento de linha de inspeção de estoque (whinh2138m000).
O LN seleciona os rastreamentos que têm uma quantidade em quarentena.
As quantidades em quarentena são exibidas no campo Estoque em quarentena das sessões Distribuição de rastreamento de linha de recebimento (whinh3528m000) e Distribuição rastream. linha de saída da ordem (whinh2190m000).
As quantidades a serem devolvidas são subtraídas do estoque em quarentena e depois do estoque do projeto.
Para as rastreabilidades envolvidas, a quantidade de devolução é primeiro subtraída das rastreabilidades cuja quantidade de rastreabilidade da linha de saída da ordem ou linha de recebimento original excede a quantidade solicitada. A quantidade entregue a mais a ser subtraída é dividida igualmente para cada rastreabilidade.
Se isso não cobrir toda a quantidade de devolução, a quantidade restante a ser devolvida será subtraída das rastreabilidades cuja quantidade de rastreabilidade da linha de saída da ordem ou linha de recebimento original tiver excedido a quantidade necessária em sequência de número de linha de rastreabilidade: número da primeira linha 10, então 20 e assim por diante.
A seguir, se ainda restar uma quantidade a ser devolvida, a quantidade de devolução é subtraída dos rastreamentos restantes, começando com o rastreamento com a última data da necessidade.
Para itens rejeitados durante a inspeção do estoque, a quantidade de devolução é subtraída da distribuição de rastreamento em ordem ascendente, começando com o estoque não rastreado. Em seguida, os rastreamentos com estoque em excesso são considerados, seguidos pelos rastreamentos com estoque ATT e, por fim, todos os outros rastreamentos. Consulte Inspeções de estoque para obter informações sobre inspeções de estoque.
Não é possível alterar manualmente as quantidades a serem devolvidas na ordem de devolução de compra. Somente é possível alterar essas quantidades alterando as rastreabilidades da linha de ordem de devolução de compra.
Propriedade
A baixa de itens de propriedade do cliente ou consignados é realizada de acordo com as configurações dos campos Propriedade de baixa e Estratégia de baixa nas linhas de ordem de saída.