Para configurar unidades de gestão
Para fazer a funcionalidade da unidade de gestão atender aos requisitos da sua organização, é preciso definir alguns dados como descrito no procedimento a seguir. É possível especificar como as unidades de gestão são usadas para itens, armazéns e/ou parceiros de negócio em particular. Por exemplo, é possível especificar como os itens que vão para um cliente em particular devem ser embalados, ou como os itens são armazenados em um armazém em particular.
-
Common configuração
Em Common, defina os seguintes dados:
- Máscaras para unidades de gestão. Opcionalmente, é possível definir máscaras de acordo com o padrão de código de container de expedição-número de série (SSCC) para as unidades de gestão.
- Itens de embalagem usados como unidades de gestão e/ou materiais de embalagem auxiliar. Materiais de embalagem auxiliar são incluídos nas definições de embalagem.
-
Configurações de parâmetro
Em Warehousing, você deve definir vários parâmetros.
- Na sessão Parâmetros de dados mestres do armazém (whwmd0100s000), selecione as configurações de sua preferência para os seguintes campos:
- Marque a caixa de seleção Unidades de gestão em uso para ativar o uso de unidades de gestão para o pacote de Warehousing.
- Selecione a máscara que deve ser usada para gerar os códigos da unidade de gestão no campo Máscara da unidade de gestão. Essa máscara é a padrão para todas as unidades de gestão. No nível do item e do armazém, é possível definir máscaras mais específicas
- Selecione o grupo de números referente aos modelos de unidades de gestão no campo Grupo de números para Modelos UG.
- Selecione a série referente aos modelos de unidades de gestão no campo Série para modelo UG.
- Selecione a opção de sua preferência na lista de opções Gerar automaticamente unidades de gestão de ASNs da sessão Parâmetros de gestão de estoque (whinh0100m000) para ativar a geração automática das unidades de gestão de ASNs, referente aos itens não relacionados a armazéns.
- Na sessão Parâmetros de integração do WMS (whwmd2105m000), marque a caixa de seleção WMS suporta Estrutura de unidade de gestão para ativar o uso de unidades de gestão nos sistemas WMS integrados.
- Na sessão Parâmetros de dados mestres do armazém (whwmd0100s000), selecione as configurações de sua preferência para os seguintes campos:
-
Configuração de dados mestres de armazenamento
Para configurar os dados mestres de armazenamento, faça o seguinte:
- Defina formatos da etiqueta para unidades de gestão se você usar etiquetas para identificar e/ou processar mercadorias no armazém. Para obter mais informações, consulte Formato e impressão da etiqueta.
- Determine as definições de embalagem para configurar estruturas de embalagem para itens usando unidade de gestão. Para obter mais informações, consulte Definições de embalagem, O uso de definições de embalagem e Para determinar definições de embalagem.
- Defina dados da unidade de gestão para itens nos seguintes campos da sessão Item - Armazenamento (whwmd4600m000):
- No campo Definição de embalagem, selecione a definição de embalagem que deve ser usada para criar unidades de gestão para o item.
- Selecione a caixa de seleção Unidades de gestão em uso para ativar o uso de unidades de gestão do item selecionado.
- Marque a caixa de seleção Controle de versão da unidade de gestão para especificar quais números de versão devem ser mantidos nas unidades de gestão com a divisão ativada.
- Marque a caixa de seleção Registrar histórico de versões para especificar quais registros de histórico serão gerados para as unidades de gestão controladas pela versão.
- Marque a caixa de seleção Acompanhar status da unidade de gestão para ativar a manutenção de histórico em cada alteração de status de uma unidade de gestão.
- Na sessão Dados de item por armazém (whwmd2110s000), defina os seguintes controles para usar unidades de gestão para itens relacionados a armazéns:
- No campo Definição de embalagem, selecione a definição de embalagem que deve ser usada para criar unidades de gestão para o item.
- Marque a caixa de seleção Usar unidades de gestão em para ativar o uso de unidades de gestão dos itens em armazéns específicos.
- Marque a caixa de seleção Recebimentos para ativar o uso de unidades de gestão nos recebimentos dos itens relacionados a armazéns específicos.
- Marque a caixa de seleção Inspeções de saída para ativar o uso de unidades de gestão em inspeções de saída nos itens relacionados a armazéns específicos.
- Marque a caixa de seleção Inspeções de entrada para ativar o uso de unidades de gestão em inspeções de entrada para itens relacionados a armazéns específicos.
- Marque a caixa de seleção Estoque para ativar o uso de unidades de gestão em estoque nos itens relacionados a armazéns específicos.
- Marque a caixa de seleção Expedições para ativar o uso de unidades de gestão na expedição de itens relacionados a armazéns específicos.
- No campo Criação do ASN, especifique como o LN deve gerar unidades de gestão de ASNs que se referem a itens vinculados a armazéns selecionados.
- Definir dados da unidade de gestão para armazéns nos seguintes campos da sessão Armazéns (whwmd2500m000):
- Marque a caixa de seleção Usar unidades de gestão em para ativar o uso de unidades de gestão nos armazéns.
- Marque a caixa de seleção Recebimentos para ativar o uso de unidades de gestão nos recebimentos de armazéns específicos.
- Marque a caixa de seleção Expedições para ativar o uso de unidades de gestão nas expedições de armazéns específicos.
- Marque a caixa de seleção Recomendação de definição de embalagem alternativa permitida para ativar o aviso de definições de embalagem incompletas em armazéns específicos.
- Marque a caixa de seleção Inspeções de entrada para ativar o uso de unidades de gestão nas inspeções de entrada de armazéns específicos.
- Marque a caixa de seleção Estoque para ativar o uso de unidades de gestão no estoque de armazéns específicos.
- Marque a caixa de seleção Inspeções de saída para ativar o uso de unidades de gestão nas aprovações de saída de armazéns específicos.
- Marque a caixa de seleção Expedições para ativar o uso de unidades de gestão nas expedições de armazéns específicos.
- No campo Criação do ASN, especifique como o LN deve gerar unidades de gestão de ASNs que se referem a armazéns selecionados.
- No campo Confirmar separação, especifique se o LN deve gerar unidades de gestão após o aviso de saída ser liberado nos itens que recebem baixa do armazém atual. Para gerar unidades de gestão, elas devem estar em uso para o item e o armazém.
-
Configurações de vendas e compra
Você pode especificar que as unidades de gestão sejam geradas de acordo com definições de embalagem em particular para mercadorias recebidas de fornecedores específicos e/ou mercadorias que precisem ser enviadas a clientes específicos. Para isso, é preciso vincular as definições de embalagem necessárias aos parceiros de negócios nas seguintes sessões:
- No campo Definição de embalagem da sessão Itens - Parceiro de negócios de vendas (tdisa0510m000), selecione a definição de embalagem que inclui a estrutura da unidade de gestão nos itens específicos vendidos a clientes específicos.
- No campo Definição de embalagem da sessão Itens - Parceiro de negócios de compra (tdipu0110m000), selecione a definição de embalagem que inclui a estrutura da unidade de gestão nos itens específicos comprados de fornecedores específicos.
- No campo Definição de embalagem da sessão Dados logísticos de linha de contrato de compra (tdpur3102m000), selecione a definição de embalagem que inclui a estrutura da unidade de gestão nos itens específicos comprados de fornecedores específicos, de acordo com os contratos selecionados.
Se você usar o Pacote de conteúdo do Enterprise Modeler com o LN, utilize o assistente do MCO1090 (Unidades de gestão e/ou Definição de embalagem) para configurar unidades de gestão e definições de embalagem. É possível executar esse assistente predefinido na sessão Assistentes por modelo de projeto (tgwzr4502m000), após especificar o modelo de função de negócios da sua companhia. Consulte o Modelo da função de negócios.