Janela de tempo de cross-docking
Linhas de ordens cross-dock que precisam ser geradas devem ser para linhas de ordem de entrada que possuem uma data de recebimento planejado que envolve a data de entrega planejada da linha de ordem de saída, levando em conta o lead time de cross-dock que fica entre essas duas datas. Se o lead time de cross-dock for subtraído da data de entrega planejada da linha da ordem de saída, o resultado é a data de recebimento planejado das linhas de ordem de entrada que podem ser consideradas para vincular uma ordem de cross-dock.
Sendo expressa em segundos, a data de recebimento planejado da linha de ordem de entrada nunca conciliará exatamente a data de entrega planejada de uma linha da ordem de saída. Portanto, linhas de ordem de entrada devem ser consideradas com uma data de recebimento planejado que seja logo antes ou após essa data calculada. Para esse fim, é possível especificar tolerâncias de tempo mínima e máxima na sessão Gerar ordens cross-dock (whinh6200m000), o que cria uma janela de tempo para a data de recebimento planejado. Assim, todas as linhas de ordem de entrada que possuem uma data de recebimento planejado que esteja dentro dessa janela de tempo são levadas em conta para a criação da linha de ordem de cross-dock.
Se você definir as tolerâncias de tempo mínima e máxima para zero, o LN ignorará a janela de tempo.
Exemplo
A figura a seguir mostra o cálculo de lead time sem uma janela de tempo.
Explicação
- o lead time de cross-dock é planejado retroativamente da data de entrega planejada da ordem de cross-dock (= linha da ordem de saída) para obter a data de recebimento planejado calculada
- a linha da ordem de entrada recebida nessa data/hora (somente uma) é considerada para a criação de linhas de ordens cross-dock.
Exemplo
A figura a seguir mostra o cálculo de lead time com uma janela de tempo.
Explicação
- a linha vertical à esquerda da data de recebimento planejado calculada indica a tolerância de tempo mínima, enquanto a linha vertical à direita da data de recebimento planejado indica a tolerância de tempo máxima.
-
nesse caso, outras linhas de ordem de entrada são consideradas também para a criação de linhas de ordem de cross-dock. Algumas mercadorias podem ser recebidas antes da data do recebimento calculada, outras, após a data do recebimento calculada:
- mercadorias que serão recebidas mais cedo podem passar por cross-dock e serem expedidas mais cedo ou terão de esperar no local de recebimento ou preparação para serem expedidas na data de entrega planejada
- mercadorias que serão recebidas depois da data de recebimento calculada, mas dentro da janela de tempo, também passarão por cross-dock para essa ordem de cross-dock. Essas mercadorias já estão atrasadas demais para expedição, mas o cross-docking ainda é mais rápido que a entrada e saída de mercadorias
- linhas de ordem de entrada com uma data de recebimento planejado que fique fora da janela de tempo não serão consideradas para essa ordem de cross-dock, mas poderão ser consideradas para outra ordem de cross-dock. Essa outra ordem de cross-dock é para outra linha de ordem de saída que pode ter outra data de entrega planejada. Isso resulta em outra data de recebimento planejado calculada e uma janela de tempo alterada.
A ordem em que linhas de ordem de entrada são vinculadas a uma ordem de cross-dock é a seguinte:
-
Linhas de ordem de entrada que já foram recebidas.
A janela de tempo não é levada em conta.
-
Linhas de ordem de entrada restantes.
Essas linhas são vinculadas de acordo com as datas de recebimento planejado. Linhas de ordem de entrada com as primeiras datas de recebimento planejado serão vinculadas primeiro. Aqui, a janela de tempo é levada em conta.
- sua linha de negócios determina como as tolerâncias de tempo são definidas. Resultados melhores serão atingidos por tentativa e erro
- tolerâncias de tempo podem ser apresentadas em horas ou dias.