Recursos de material de ordem de trabalho (tswcs4110m000)

Utilize essa sessão para adicionar recursos de materiais a uma ordem de trabalho ou atividade da ordem de trabalho. O tipo de entrega selecionado determina como os materiais são alocados à ordem de trabalho ou atividade da ordem de trabalho.

Nessa sessão, também é possível manipular peças desmontadas. Você pode inserir:

  • Peças passíveis de serviço que estão aguardando para serem montadas.
  • Peças não passíveis de serviço para as quais uma ordem de trabalho relacionada deve ser criada.
  • Peças não passíveis de serviço que devam ser substituídas.

É possível adicionar recursos de material de ordem de trabalho a:

  • Ordens de trabalho.
  • Atividades de ordem de trabalho. Se você vincular recursos de materiais a uma atividade da ordem de trabalho, as necessidades de recursos definidas na sessão Necessidades de recursos (tsacm2120m000) serão copiadas para o módulo Work Control System.
Nota
  • Se você tiver implementado Financials, os recursos de materiais utilizados para a ordem de trabalho ou as atividades da ordem de trabalho serão lançados como custos de trabalho em curso (WIP):
    • Para o tipo de entrega Do armazém, os custos WIP são lançados com base na quantidade baixada. O registro WIP é ajustado com base na quantidade consumida.
    • Para os tipos de entrega Do estoque de serviço ou Do kit, os custos WIP são lançados com base na quantidade consumida.
  • Quando você utiliza as atividades de referência, o LN copia os dados de material necessário para a ordem de trabalho.
  • O LN padroniza os dados de rastreamento de projeto nessa sessão a partir da sessão Discriminação de custos - Material de serviço (tppdm3103m000) ou Ordens de trabalho (tswcs2100m000). A funcionalidade de discriminações de custos permite redirecionar o custo de um nível para outro.
  • Essa sessão poderá ser visualizada como uma sessão satélite nas sessões Ordem de trabalho (tswcs2100m100), Atividade da ordem de trabalho (tswcs2610m000) e Ordem de trabalho - Reparo de lote (tswcs2600m000) se a caixa de seleção Recursos de materiais estiver marcada na caixa de grupo correspondente na sessão Perfis usuário serviço (tsmdm1150m000).
  • Não será possível excluir uma linha de recurso de material vinculada a uma ordem de trabalho externa e criada na fase estimada se:
    • O campo Permitir exclusão de estimativas estiver definido como Não na sessão Parâmetros de ordem de trabalho (tswcs0100m000).
    • O status da ordem de trabalho ou da atividade for definido como Liberado, Transferido ou Concluído.
  • Não será possível excluir uma linha de recurso de material que esteja vinculada a uma linha de cobertura estimada se:
    • A ordem de trabalho relacionada for interna.
    • O campo Permitir exclusão de estimativas estiver definido como Não na sessão Parâmetros de controle de vendas de manutenção (tsmsc0100m000) e a linha de peça relacionada não puder ser excluída.
  • Se a caixa de seleção Status de ordem de armazenamento inicial determin. por armazenamento estiver marcada na sessão Parâmetros gerais do Service (tsmdm0100m000), as ordens de depósito planejadas poderão ser criadas para todos os tipos de entrega. No entanto, essa ordem deve ser ativada utilizando a sessão Ativar ordens de armazenamento (whinh2203m000).

Integração com o Infor LN Quality

O LN permite criar registros de não conformidade para objetos de serviço utilizando a opção Criar registro de não conformidade no menu Ação. A sessão Registros de não conformidade (qmncm1100m000) é chamada, na qual você pode criar o relatório para o objeto de serviço.

O LN permite vincular registros de não conformidade para objetos de serviço utilizando a opção Vincular registro de não conformidade no menu Ação. A sessão Registros de não conformidade (qmncm1100m000) é chamada, na qual você pode selecionar o relatório a ser vinculado ao objeto de serviço.

É possível utilizar a opção Desvincular registro de não conformidade no menu Ação para desvincular o registro de não conformidade. É chamada a sessão Ordens relacionadas - Gestão de qualidade (tsmdm4500m100), na qual você pode selecionar o relatório a ser desvinculado.

Nota
  • Essas opções de registro de não conformidade ficarão visíveis somente se a caixa de seleção Registros de não conf. estiver marcada na sessão Parâmetros gerais do Service (tsmdm0100m000).
  • A opção Criar registro de não conformidade será ativada somente se o Item estiver especificado para o objeto de serviço.
Ordem de trabalho

A ordem de trabalho para a qual a linha de recurso de material é criada.

Ordem de trabalho

A descrição da ordem de trabalho é selecionada na seguinte ordem:

  1. A descrição do tipo de serviço.
  2. A descrição do item serializado.
  3. A descrição do item.
  4. A descrição da etiqueta.
Status ordem trab.
Planejado
Liberado
Concluído
Aprovado
Fechado
Cancelado
Livre
Linha de atividade

A linha de atividade da ordem de trabalho para a qual a linha de recurso de material é criada.

A linha de atividade representa a atividade de referência ou o roteiro mestre que deve ser realizado para a ordem de trabalho. A linha de atividade é identificada por um número de sequência.

Status de ativ
Planejado
Liberado
Concluído
Aprovado
Fechado
Cancelado
Livre
Linha

A linha que representa os recursos de materiais. A linha de recurso de material é identificada por um número de sequência.

Item

Os materiais necessários para executar a ordem de trabalho. Também é possível inserir um item desmontado.

Nota

O campo será desativado se você especificar qualquer valor no campo Item de ref..

É possível inserir um item ou um item serializado.

Nota
  • Para o tipo de entrega Ordem de serviço de acompanhamento, o item deve ter sido identificado como item reparável na sessão Itens - Serviço (tsmdm2100m000).
  • Será possível alterar o item se a ordem de trabalho tiver o status Livre ou Planejado e se nenhuma ordem de armazém ou ordem de compra tiver sido criada.
  • A ser descartado: Para itens com pouco ou nenhum valor. Se o tipo de entrega estiver definido como Para armazém, o status da série será visível.

Tipo de alocação e rastreamento firme

O tipo de alocação e alocação firme. O LN aloca o estoque para uma demanda específica. O LN utiliza as especificações de item para conciliar a oferta de estoque com a demanda.

Nota

Alocação e alocação firme não são aplicáveis somente para os seguintes tipos de entrega:

  • Para descarte
  • Para armazém
  • Para o armazém por transporte
  • Do estoque de serviço
  • Entrega direta do fornecedor
  • Por compra de campo

Selecione o tipo de alocação e alocação firme para as linhas de custo da ordem de trabalho. Este campo pode ter os seguintes valores:

  • Baseado em cliente: O fornecimento de estoque para a linha de custo de ordem de trabalho deve ser alocado e/ou alocado firme para o PN cliente.
  • Baseado na ordem: O fornecimento de estoque para a linha de custo de ordem de trabalho deve ser alocado e/ou alocado firme para a ordem de trabalho.
  • Baseado na referência do cliente: O fornecimento da linha de custo de ordem de trabalho deve ser alocado e/ou alocado firme para a referência do cliente.
  • Baseado na referência interna: O fornecimento para a linha de custo de ordem de trabalho deve ser alocado e/ou alocado firme para a referência interna.
  • Não aplicável: A alocação e a alocação firme não são aplicáveis.
Nota

O campo ficará disponível somente quando você selecionar a caixa de seleção Alocação e vinculação firme na sessão Parâmetros gerais do Service (tsmdm0100m000).

Parceiro de negócios

O nome do parceiro de negócios cliente.

Parceiro de negócios

A descrição do parceiro de negócios.

Tipo de objeto de negócios

O tipo de objeto de negócios. Exemplo recurso de material da ordem de trabalho.

Objeto de negócios

O identificador do objeto de negócios. Exemplo número do recurso de material da ordem de trabalho.

Referência de objeto de negócios

A referência ao objeto de negócios. Exemplo o número da linha de recurso de material da ordem de trabalho.

Referência

Um código de referência ao qual o estoque é alocado. LN pode utilizar o estoque somente para uma ordem com o mesmo número de referência.

Nota

O campo será ativado somente quando você definir o campo Tipo de alocação e rastreamento firme para um dos seguintes:

  • Baseado na referência interna O LN utiliza o campo para registrar uma referência interna.
  • Baseado na referência do cliente O LN utiliza o campo para registrar um código de referência definido por um cliente.
Usar estoque não alocado

Se esta caixa de controle estiver selecionada, O Enterprise Planning utilizará o estoque não alocado para corresponder e atender a demanda e o fornecimento de estoque.

Se esta caixa de controle estiver limpa, O Infor LN Enterprise Planning não utilizará o estoque não alocado para suprir a demanda de estoque.

Nota

O LN concilia a demanda e o fornecimento de estoque na seguinte ordem de prioridade:

  1. Estoque alocado
  2. Estoque não alocado
Descrição

O nome do armazém do qual o LN emite os itens.

Alocado p/ quantidade

A quantidade de itens alocados que está disponível no armazém.

Qtd demanda rastreada

A quantidade total de ordens de fornecimento com alocação firme que serão recebidas no armazém, expressa na unidade de venda. Essa quantidade tem alocação firme para a linha de custo da ordem de trabalho.

Quantidade não alocada

O estoque do item que está disponível no armazém que pode ser alocado a novas ordens.

Número de série

Um número que, juntamente com o código do item ou código de produto do fabricante, identifica um componente, item, máquina ou instalação de forma exclusiva.

Geralmente, esse número de série é mostrado junto com o código de produto do fabricante e outros dados de identificação em uma placa de identificação afixada ao item.

Nota

Se você tiver selecionado o tipo de entrega Do armazém ou Por meio de compra e os itens não puderem ser entregues a partir do número de série, será preciso criar uma linha de recurso de material para cada item serializado que tenha um número de série diferente do número de série original.

Exemplo

Dois itens ABC devem ser entregues de um armazém. O armazém especificado pode entregar somente dois itens ABC-123 e um item ABC-456. Para o item ABC-123, a linha de recurso de material atual é criada. Para o item ABC-456, uma nova linha de recurso de material deve ser criada.

Rev. do item de engenharia

O valor que indica a revisão de engenharia de um item controlado por revisão.

Nota
  • É necessário marcar as caixas de seleção de controle de revisão de item na sessão Parâmetros gerais do Service (tsmdm0100m000).
  • Será possível realizar a manutenção da revisão se o status da ordem de trabalho for Livre, Concluído, Aprovado ou Fechado.
  • Não é possível manter a revisão para itens serializados.
Unidade de efetividade

Um número de referência, por exemplo, uma linha de ordem de venda ou uma linha de entrega do projeto, usado para modelar desvios para um item de unidade de efetividade.

Etiq.

Identifica material que é utilizado mas não pode ser definido no LN.

Nota

Não é possível inserir um elemento funcional.

Quantidade necessária

A quantidade necessária, com base nos valores especificados de comprimento, largura, espessura e número de unidades necessárias para o item.

Se a quantidade necessária não for baseada no comprimento, largura, espessura e número de unidades especificados, o valor padrão será um.

Quantidade real

A quantidade realmente utilizada para a ordem de trabalho ou para a atividade da ordem de trabalho.

Nota

Se o tipo de entrega para a ordem de trabalho for Do armazém ou Por meio de compra, a diferença entre a quantidade baixada e a quantidade consumida será devolvida ao armazém após o fechamento da ordem de trabalho ou da atividade da ordem de trabalho.

Texto

Se esta caixa de controle estiver selecionada, significa que o texto foi adicionado à linha de recurso de material.

Item de ref.

O item de referência vinculado à linha da ordem.

Nota

O campo é ativado quando você não especifica nenhum valor no campo Item.

Tipo de entrega

Indica como o material necessário para realizar as atividades deve ser entregue ou o que acontecerá com o item defeituoso.

Nota

O tipo de entrega padrão para o item será definido na sessão Itens - Serviço (tsmdm2100m000) se:

  • A linha de recurso de material estiver vinculada a uma ordem de trabalho ou a uma atividade da ordem de trabalho.
  • O procedimento da atividade da ordem de trabalho é geral ou inspeção. Se o item não estiver definido na sessão Itens - Serviço (tsmdm2100m000), Localização será utilizado como o tipo de entrega padrão.
  • O tipo de entrega Para descarte está disponível para itens de fácil remoção com pouco ou nenhum valor.
Devolver Itens não Consumidos ao Armazém

Se esta caixa de controle estiver selecionada, o Infor LN gera as transações financeiras para as linhas de devolução quando o material é devolvido ao armazém.

Nota
  • Ao criar uma linha de material com um tipo de entrega adequado, o Infor LN padronizará o valor da sessão Itens - Serviço (tsmdm2100m000).
  • Esse campo será ativado somente se o Tipo de entrega estiver definido como Para armazém.
Status da série

O status do item serializado.

Local

Se você tiver selecionado o tipo de entrega Local, deverá inserir um local. O tipo de entrega Local é utilizado somente para registrar o local atual de um item ou o local do qual o item é recebido.

Exemplo: Entrega de itens de e para local

  1. Dez peças do item ABC são necessárias.
  2. Uma linha de recurso de material é criada.
    • Status (da atividade) da ordem de trabalho = Liberado
    • Quantidade necessária = 0 peça
    • Quantidade baixada = 10 peças
    • Quantidade consumida = 0 peça
  3. Você deve inserir manualmente a quantidade consumida.
Kit serviço

Se você tiver selecionado o tipo de entrega Do kit, será necessário selecionar um kit de serviço.

Exemplo: Baixar recursos de material de ordem de trabalho do kit

  1. Dez peças do item ABC são necessárias.
  2. Uma linha de recurso de material é criada.
    • Status (da atividade) da ordem de trabalho = Planejado
    • Quantidade planejada = 0 peça
    • Quantidade baixada = 0 peça
    • Quantidade consumida = 7 peças
  3. Você deve inserir manualmente a quantidade consumida. A quantidade consumida é registrada como trabalho em curso (WIP).
Departamento de serviço de acompanhamento

Utilize o campo para especificar o centro de trabalho alternativo se as habilidades necessárias não estiverem presentes no centro de trabalho atual.

Nota

O campo estará disponível para um item serializado se o item e o número de série no cabeçalho da ordem de serviço forem iguais ao item e ao número de série dos recursos de material de ordem de serviço e o tipo de entrega estiver definido como Ordem de serviço de acompanhamento.

Departamento de serviço de acompanhamento

A descrição ou o nome do código. departamento de serviço de acompanhamento.

Armazém

Se você tiver selecionado o tipo de entrega Do armazém ou Para armazém, será necessário inserir o armazém do qual os materiais recebem baixa ou o armazém para o qual os materiais são enviados.

Nota

Uma ordem de armazém deve ser criada para entregar o item.

Exemplo: Baixar recursos de material de ordem de trabalho para a (atividade da) ordem de trabalho

  1. Dez peças do item ABC são necessárias.
    • Status (da atividade) da ordem de trabalho = Livre
    • Quantidade necessária = 10 peças
    • Quantidade baixada = 0 peça
    • Quantidade consumida = 0 peça
  2. Uma linha de recurso de material é criada.
    • Status (da atividade) da ordem de trabalho = Planejado
    • Quantidade planejada = 10 peças
    • Quantidade baixada = 0 peça
    • Quantidade consumida = 0 peça
  3. Uma verificação de disponível para promessa é realizada. Uma ordem de armazém será criada e o estoque necessário será alocado firme para a ordem de trabalho se a caixa de seleção Compromisso necessário estiver marcada.
    • Status (da atividade) da ordem de trabalho = Liberado
    • Quantidade planejada = 10 peças
    • Quantidade baixada = 0 peça
    • Quantidade consumida = 0 peça
  4. O aconselhamento de saída no armazenamento é iniciado. Em decorrência do aconselhamento de saída, duas peças recebem baixa do armazém. Essas duas peças são registradas como trabalho em curso. As outras oito peças permanecem alocadas/comprometidas para a ordem de trabalho.
    • Status (da atividade) da ordem de trabalho = Liberado
    • Quantidade planejada = 8 peças
    • Quantidade baixada = 2 peças
    • Quantidade consumida = 0 peça
  5. Também em decorrência do aconselhamento de saída, as outras oito peças recebem baixa e são adicionadas à quantidade baixada.
    • Status (da atividade) da ordem de trabalho = Liberado
    • Quantidade planejada = 0 peça
    • Quantidade baixada = 10 peças
    • Quantidade consumida = 0 peça
  6. Somente sete peças são realmente utilizadas para essa ordem de trabalho. Você pode inserir manualmente a quantidade consumida.
    • Status (da atividade) da ordem de trabalho = Concluído
    • Quantidade planejada = 0 peça
    • Quantidade baixada = 10 peças
    • Quantidade consumida = 7 peças
  7. Todas as alocações/compromissos são removidos. A diferença entre a quantidade baixada e a quantidade consumida é devolvida ao armazém. O trabalho em curso é ajustado ao que foi realmente utilizado. A quantidade utilizada real é a quantidade consumida.
    • Status (da atividade) da ordem de trabalho = Fechado
    • Quantidade planejada = 0 peça
    • Quantidade baixada = 10 peças
    • Quantidade consumida = 7 peças
Compromisso necessário

Se esta caixa de controle estiver selecionada, os materiais que necessitarem a entrega de um armazém deverão ser comprometidos para a ordem de trabalho ou para a atividade da ordem de trabalho antes que possam ser planejados ou liberados.

A necessidade de comprometer os materiais antes que as ordens de trabalho ou atividades da ordem de trabalho possam ser planejadas ou liberadas é determinada pela configuração Compromisso necessário na sessão Parâmetros de ordem de trabalho (tswcs0100m000).

Data ATP

A data ATP. Este é um campo de exibição.

Seleção do lote

Selecione um valor para indicar a seleção do lote. Se você selecionar Específico, será necessário inserir um lote.

Nota

Se você tiver selecionado o tipo de entrega Do armazém ou Por meio de compra e não for possível entregar os itens do mesmo lote, será necessário criar uma linha de recurso de material para cada lote que seja diferente do lote original.

Exemplo

Dez itens ABC do lote um devem ser entregues de um armazém. O armazém especificado pode entregar somente cinco itens ABC do lote um e cinco itens ABC do lote dois. Para os cinco itens ABC entregues do lote dois, uma nova linha de recurso de material deve ser criada.

Lote

Se você tiver selecionado Específico, será necessário inserir um lote.

Entregar à atividade

O número da linha de atividade da atividade de montagem/desmontagem correspondente.

Nota
  • Se você tiver definido a linha de recurso de material para uma atividade de montagem, a atividade vinculada representará a atividade de desmontagem.
  • Se você tiver definido a linha de recurso de material para uma atividade de desmontagem, a atividade vinculada representará a atividade de montagem.
Substituição por recurso de material

O número da linha de material (na ordem de serviço) do item serializado que substitui o item serializado devolvido.

Motivo de Devolução/Descarte

O motivo para descartar um item ou devolver um item a um armazém.

Nota

Os motivos padrão são definidos na sessão Parâmetros de ordem de trabalho (tswcs0100m000).

Ordem de trabalho superior

A primeira ordem de trabalho, da qual a ordem de trabalho iniciadora da ordem de trabalho atual foi derivada.

Quantidade necessária

A quantidade necessária, com base nos valores especificados de comprimento, largura, espessura e número de unidades necessárias para o item.

Se a quantidade necessária não for baseada no comprimento, largura, espessura e número de unidades especificados, o valor padrão será um.

Quantidade baixada

A quantidade entregue na ordem de trabalho.

Quantidade real

A quantidade realmente utilizada para a ordem de trabalho ou para a atividade da ordem de trabalho.

Nota

Se o tipo de entrega para a ordem de trabalho for Do armazém ou Por meio de compra, a diferença entre a quantidade baixada e a quantidade consumida será devolvida ao armazém após o fechamento da ordem de trabalho ou da atividade da ordem de trabalho.

Valor residual

O valor do preço que a companhia de serviço atribui ao item no estoque.

Componente de custo

O componente de custo do recurso de material.

Valor padrão

O componente de custo do item.

Comprovado

Se esta caixa de controle estiver selecionada, essa linha de recurso estará comprovada e não poderá mais ser modificada.

Nota

Se a caixa de seleção Comprovação exigida para recursos estiver marcada na sessão Parâmetros de ordem de trabalho (tswcs0100m000), você primeiro deverá verificar os materiais realmente utilizados e depois clicar em Comprovar para poder fechar a ordem de trabalho ou a atividade da ordem de trabalho.

Comprimento

O comprimento do item. Você pode especificar o comprimento do item somente para um item comprado. A unidade em que o comprimento é expresso é igual à unidade de estoque do item. A quantidade física da unidade de estoque é comprimento, área ou volume.

Nota

Você deve ter selecionado o tipo de entrega Por meio de compra e a ordem de compra deve ter o status Livre ou Planejado.

Largura

A largura do item. Você pode especificar a largura do item somente para um item comprado. A unidade em que a largura é expressa é igual à unidade de estoque do item. A quantidade física da unidade de estoque é área ou volume.

Nota

Você deve ter selecionado o tipo de entrega Por meio de compra e a ordem de compra deve ter o status Livre ou Planejado.

Espessura

A espessura do item. Você pode especificar a espessura do item somente para um item comprado. A unidade em que a espessura é expressa é igual à unidade de estoque do item. A quantidade física da unidade de estoque é volume.

Nota

Você deve ter selecionado o tipo de entrega Por meio de compra e a ordem de compra deve ter o status Livre ou Planejado.

Número de unidades

O número de vezes que o item cabe em um comprimento, largura e espessura especificados.

Quantidade necessária

A quantidade necessária, com base nos valores especificados de comprimento, largura, espessura e número de unidades necessárias para o item.

Se a quantidade necessária não for baseada no comprimento, largura, espessura e número de unidades especificados, o valor padrão será um.

Parc de neg fornecedor

O parceiro de negócios fornecedor preferencial para os materiais necessários.

Ordem de compra

Um acordo que indica que itens são entregues por um parceiro de negócios fornecedor de acordo com determinados termos e condições.

Uma ordem de compra contém:

  • um cabeçalho com dados de ordem gerais, dados do parceiro de negócios fornecedor, condições de pagamento e termos de entrega
  • uma ou mais linhas de ordem com informações mais detalhadas sobre os itens reais a serem entregues
Linha da ordem de compra

A linha da ordem de compra.

Cotação

A cotação de ordem de venda de manutenção vinculada à ordem de trabalho.

Linha de custo de cotação

A linha de custo de cotação vinculada à linha de recurso de material da ordem de trabalho.

Item pai

O código do item de serviço pai necessário para a ordem de serviço.

Número de série pai

O número de série do item serializado pai.

Pai/posição

O número da posição do item filho na ordem de serviço.