Gerenciar itens serializados durante a criação/geração de ordem de serviço

Uma ordem de serviço pode ser criada manualmente ou gerada a partir de diversas origens, e o item serializado é processado adequadamente.

Criar ordem de serviço manualmente

Ao criar uma ordem de serviço manualmente usando a sessão Ordens de serviço (tssoc2100m000), você poderá especificar o Grupo de instalação e/ou o Item serializado somente se o Status da ordem da ordem de serviço estiver definido como Livre ou Planejado. Também é possível gerar o item serializado usando a opção Gerar do menu Ação.

Se o Grupo de instalação for especificado para o cabeçalho da ordem de serviço, você poderá usar somente um item serializado relacionado ao Grupo de instalação da sessão Atividades ordem serv (tssoc2110m000). Se você especificar o serializado Item na sessão Atividades ordem serv (tssoc2110m000) e o Grupo de instalação não estiver especificado no cabeçalho da ordem de serviço, o grupo de instalação é adotado como padrão com o Grupo de instalação relacionado do Item, definido na sessão Itens serializados (tscfg2100m000).

O valor do campo Parceiro de negócios especificado na sessão Ordens de serviço (tssoc2100m000) é adotado como padrão a partir da sessão Item / Grupo de instalação definida na sessão Itens serializados (tscfg2100m000). No entanto, é possível modificar o valor. Se você atualizar o valor do Item serializado / Grupo de instalação na sessão Ordens de serviço (tssoc2100m000), o valor do parceiro de negócios cliente será atualizado para refletir isso.

Se o item serializado ou o grupo de instalação for modificado na sessão Itens serializados (tscfg2100m000) e o parceiro de negócios cliente não for igual ao parceiro de negócios cliente do cabeçalho da ordem de serviço, o LN notificará o usuário.

Gerar a ordem de serviço

  • Projeto

    O item e o número de série não são especificados para o cabeçalho da ordem de serviço ou para a atividade de ordem de serviço. O valor adotado como padrão no campo Grupo de instalação no cabeçalho da ordem de serviço é obtido do Projeto.

  • Atividades planejadas

    Atividades planejadas podem ser agrupadas:

    • Para a mesma ordem de serviço (com base no departamento, parceiro de negócios, contrato de serviço, data inicial planejada etc.).
    • Por item, ou seja, as atividades com o mesmo item, PN cliente do item serializado, contrato e data inicial planejada são agrupadas em uma ordem de serviço.
    • Por grupo de atividade, ou seja, atividades com o mesmo grupo de atividade de referência, PN cliente do item serializado, contrato e data inicial planejada são agrupadas em uma ordem de serviço.
    • Por local (endereço), ou seja, atividades com a mesma data inicial planejada, mesmo PN cliente do item serializado, contrato e local (do grupo de instalação ou do item serializado) são agrupadas em uma ordem de serviço.
    • Por diferença na data inicial, ou seja, as atividades dentro da diferença de tempo mencionada são agrupadas de acordo, com a primeira atividade planejada.

    O valor do item (serializado) é adotado como padrão no cabeçalho da ordem de serviço, com base no agrupamento das atividades planejadas. O item serializado será especificado no cabeçalho da ordem de serviço se as atividades planejadas não forem agrupadas ou forem agrupadas por item e número de série. Se as atividades planejadas forem agrupadas por item, ele será especificado no cabeçalho da ordem de serviço e o item serializado será especificado nas atividades da ordem de serviço. Se as atividades planejadas não forem agrupadas por item ou número de série, o item serializado não será especificado no cabeçalho da ordem de serviço.

  • Chamado

    O item e o número de série são especificados no cabeçalho da ordem de serviço, embora o chamado e a ordem de serviço estejam vinculados no nível da atividade de ordem de serviço. Quando um chamado é transferido para uma ordem de serviço, o LN orienta o usuário a vincular o chamado à ordem de serviço existente, com base no parceiro de negócios cliente.

  • Ordem de alteração de campo

    O item e o número de série são especificados para o cabeçalho da ordem de serviço e para a atividade de ordem de serviço. Uma ordem de serviço é criada para cada linha de OAC.

    Nota

    O campo Tipo de serviço na sessão Ordens de serviço (tssoc2100m000) será adotado como padrão a partir do campo Ordens de alteração de campo definido na guia Tipo de serviço na sessão Parâmetros de ordem de serviço (tssoc0100m000).

  • Notificações de manutenção

    Para uma notificação de manutenção, é possível criar uma nova ordem de serviço ou uma nova atividade de acompanhamento (somente para as notificações de manutenção originadas da ordem de trabalho ou ordem de serviço). O item e o número de série são especificados no cabeçalho da ordem de serviço.

    Uma notificação de manutenção pode ser vinculada a uma atividade planejada, atividade de ordem de serviço, atividade de ordem de trabalho ou linha de cotação de vendas de manutenção existente.

    Observe que o Tipo de serviço é adotado como padrão a partir do campo Inspeções na guia Tipo de serviço na sessão Parâmetros de ordem de serviço (tssoc0100m000).

  • Recondicionamento de ferramentas

    Quando uma ordem de serviço é gerada a partir de uma sessão Nºs de ferramenta (titrp0102m000), o item e o número de série são adotados como padrão no cabeçalho da ordem de serviço e na atividade de ordem de serviço. Uma ordem de serviço pode ser gerada para uma ferramenta, e essa ordem de serviço pode ter várias atividades (definidas no cenário de manutenção estabelecido para a ferramenta) vinculadas.

    Observe que o Tipo de serviço é adotado como padrão a partir do campo Recondicionamento de ferramentas na guia Tipo de serviço na sessão Parâmetros de ordem de serviço (tssoc0100m000).

  • Cotação de serviço

    Quando uma ordem de serviço é gerada a partir de uma sessão Linhas de configuração de cotação de ordem de serviço (tsctm1110m400), o Item e o Número de série da linha de cotação de serviço são adotados como padrão na atividade de ordem de serviço. O item e o número de série não podem ser definidos no cabeçalho da cotação de serviço, portanto, o item e o número de série não são adotados como padrão no cabeçalho da ordem de serviço ao gerar uma ordem de serviço para uma cotação da ordem de serviço.

  • Item serializado

    A ordem de serviço pode ser gerada a partir da sessão Item serializado 360 (tscfg2100m100) usando a opção Criar atividade de ordem de serviço. Essa opção é usada para criar uma nova ordem, e o Item e Número de série especificados para o Item serializado 360 (tscfg2100m100) são obtidos, por padrão, no cabeçalho da ordem de serviço e na atividade de ordem de serviço.

    Observe que o tipo de serviço adotado como padrão é baseado nos dados do item serializado.

    Ao criar uma ordem de serviço a partir da sessão Item serializado (tscfg2600m000), o item serializado adotado como padrão pode ser baseado no cabeçalho da ordem de serviço. Esse item serializado deve ser considerado ao filtrar as ordens de serviço.

  • Engenheiro remoto (atribuição do engenheiro de serviço de campo - remoto)

    O usuário pode especificar um item e um número de série na sessão Criar ordem de serviço (tssoc2202m000). Esse item e número de série estão disponíveis no cabeçalho da ordem de serviço e na atividade de ordem de serviço.

  • Atividades de referência

    As novas atividades da ordem de serviço podem ser geradas para o roteiro mestre. Nesse processo, o item e o número de série são adotados como padrão na atividade de ordem de serviço, a partir de uma ordem de serviço existente.

Copiar ordem de serviço

Quando você copia um cabeçalho da ordem de serviço, o grupo de instalação, o item e o número de série também são copiados.

Os dados de garantia para o cabeçalho de serviço são adotados como padrão com base no tipo de serviço, item (serializado) e tempo de cobertura. Isso acontece porque o tempo de cobertura é definido como o tempo atual quando você copia a ordem de serviço.