Nivelamento de carga de trabalho e programação baseados em tempo
No nivelamento de carga de trabalho baseado em tempo, os horários planejados de início e término das atividades são usados para distribuir as atividades nos grupos dentro de um conjunto de grupos.
O LN ordena as atividades com base na última hora final planejada e atribui primeiramente as atividades com a “primeira” hora final.
Exemplo
As sete atividades (ordenadas pela última data final) para as quais é necessário realizar o planejamento da carga de trabalho. Há três engenheiros disponíveis para trabalhar nessas atividades.
A ordem 1035 tem a primeira data final, portanto, essa atividade é atribuída ao grupo 1.
As atividades são atribuídas aos grupos 2 e 3, subsequentemente. Sempre que uma atividade é atribuída a um grupo, a hora final do grupo é considerada.
A primeira hora final é a do grupo 1. Portanto, a atividade subsequente é atribuída ao grupo 1.
A hora final do grupo 2 é a primeira, seguida do grupo 3. Portanto, as atividades subsequentes são atribuídas aos grupos 2 e 3, nessa ordem.
Baseados em tempo – programação com otimização do tempo ocioso 'respeitar primeira'
Se as caixas de seleção Respeitar primeira data inicial para ordem de serviço, ordem de trabalho e atividade planejada estiverem marcadas na sessão Parâmetros de planejamento de recursos (tsspc0101m000), poderá haver uma lacuna ou tempo ocioso no plano. É possível gerenciar o tempo ocioso para minimizá-lo. No momento de adicionar as atividades ao grupo, o grupo com o tempo ocioso mínimo tem a preferência. Portanto, a seleção do grupo pode ser diferente da especificada no exemplo acima.
Exemplo
A atividade da ordem 567 pode ser atribuída ao grupo 1, 2 ou 3. Quando a atividade é atribuída ao grupo 2, o tempo ocioso é menor se comparado ao dos grupos 1 e 3. Portanto, é preferível adicionar a atividade ao grupo 2.
No entanto, isso poderá gerar mais tempo ocioso caso outras possibilidades não sejam consideradas. Portanto, o LN verifica as outras opções que também podem minimizar o tempo ocioso. As outras opções são atribuir as atividades no início do período de tempo ocioso e antes
- - Do primeiro momento inicial da ordem 567
- - Do último momento inicial da ordem 567, nesse caso (último momento inicial = última finalização – duração).
Considere que a ordem 567 pode ser atribuída ao grupo 1, 2 ou 3 com tempo ocioso. Pressuponha que a ordem 567 não pode passar para o futuro por causa da última hora final.
O LN verifica três opções:
- O tempo ocioso restante depois que o LN preenche o tempo ocioso no grupo 1 - o tempo ocioso restante, depois de preencher o período ocioso com outras atividades que se encaixam no período ocioso, que é de 10 minutos
- O tempo ocioso restante depois que o LN preenche o tempo ocioso no grupo 2 - não é possível programar atividades “a planejar” no período ocioso 2. O tempo ocioso restante é de 1 hora.
- O tempo ocioso restante depois que o LN preenche o tempo ocioso no grupo 3- Ordem 1288 se encaixa com exatidão, chegando ao tempo ocioso restante de 0 minuto. Portanto, o grupo 3 é a opção preferencial para a ordem 1288, seguida pela ordem restrita 567.
Após a minimização do tempo ocioso, a lógica normal é retomada:
Respeitar último
O tempo "respeitar último" tem menos influência sobre o planejamento que o tempo "respeitar primeiro", já que a lógica de planejamento é baseada no “plano futuro”.
- Se as caixas de seleção Respeitar última data final da ordem de serviço, ordem de trabalho e atividade planejada forem marcadas na sessão Parâmetros de planejamento de recursos (tsspc0101m000), o LN alocará a atividade ao plano e exibirá uma mensagem de aviso quando a última hora final for excedida.
- O LN alocará a atividade ao plano somente quando a última hora final puder ser respeitada. Caso contrário, a atividade será listada como exceção.