Inspeções de serviço e cenários de manutenção preventiva
Medidas são usadas para determinar o valor de uma variável de item (quantidade de medida) em uma situação específica. Exemplo: profundidade dos sulcos dos pneus. Quando as medidas de itens serializados são registradas durante as inspeções, as notificações de manutenção são geradas com base no acionador de manutenção predefinido.
O tipo de medida determina se uma tendência (comportamento estimado) e uma unidade de medida são utilizadas. No caso dos tipos de medidas alfanuméricas, utilizadas para medir condições em vez de valores absolutos, não é possível definir a tendência e a unidade de medida.
Tipos de medidas são usados para:
- Inspeções em ordens de trabalho para itens serializados
- Inspeções em ordens de serviço para itens serializados
- Inspeções somente em itens serializados
- Medidas esperadas em atividades planejadas para manutenção preventiva
- Valor de contador em itens serializados que podem ser usados em contratos de serviço nas linhas de cobertura de contrato
Conjuntos de acionadores de manutenção
O Conjunto de acionadores de manutenção é um conjunto de acionadores de manutenção utilizado para acionar notificações de manutenção ao realizar medições. O conjunto de acionadores de manutenção está vinculado a um tipo de medida. Um conjunto de acionadores de manutenção pode ser vinculado a uma leitura de contador vinculada a um item serializado.
Acionadores de manutenção
O Acionador de manutenção é um acionador que determina quando a manutenção deve ser realizada em um item. Um acionador de manutenção está vinculado a um tipo de medida e consiste em 1 acionador de manutenção ou mais. A relação entre o tipo de medida e o acionador de manutenção é de 1 para muitos. Quando uma medição é realizada (usando um tipo de medida), o LN verifica se um acionador de manutenção foi definido para uma medida. Se um acionador de manutenção for definido e acionado, uma notificação de manutenção será gerada. É possível atribuir a notificação de manutenção a uma pessoa responsável pelas ações de acompanhamento da notificação.
As atribuições do acionador de manutenção são utilizadas para determinar qual conjunto de acionadores é aplicável a cada item, grupo de itens etc. ao realizar uma medição para uma posição específica. O conjunto de acionadores de manutenção consiste em regras com datas de efetividade/vencimento. A ordem de seleção dos conjuntos de acionadores é a seguinte:
- Conjunto de acionadores de manutenção especificado na leitura de contador do item serializado.
- Regras de atribuição de acionadores de manutenção.
- Acionador de manutenção no tipo de medida da atividade de referência.
- Tipo de medida.
A sessão Simular regras de conjunto de acionadores de manutenção (tsmdm0276m000) é usada para determinar qual conjunto de acionadores é utilizado.
Inspeções
É possível criar inspeções manualmente (diretamente para um item) ou gerá-las usando serviços Web ou atividades de referência ao planejar ordens de serviço.
Inspeções (tipos de medidas) podem ser definidas na sessão Atividade de referência - Tipos de medidas (tsacm3160m000) para combinações de Item – atividade de referência. Ao definir uma atividade de referência com inspeções em uma atividade de ordem de serviço ou de ordem de trabalho, as inspeções são geradas na sessão Inspeções (tscfg3100m000).
As inspeções podem ser:
- Geradas a partir de uma medida, ou seja, são inspeções que devem ser executadas.
- Recuperadas da estrutura de explosão física.
- Recuperadas de outro item serializado.
- Recuperadas a partir de outra leitura de contador.
Para inspeções adiantadas, além de configurar tipos de medidas e conjuntos de acionadores de manutenção, é necessário definir a leitura de contador.
Grupos de contadores
Grupos de contadores podem ser usados para oferecer suporte a cenários de medição avançados. Grupos de contadores são usados somente para tipos de medições numéricas. É possível usar grupos de contadores para:
- Calcular tendências para que a manutenção seja realizada no futuro
- Recuperar medidas a partir de outros itens ou outras medidas
- Definir vários conjuntos de acionadores para uma medida
O grupo de contadores é usado para estabelecer o padrão das leituras de contador quando um item serializado é criado. Em uma leitura de contador, é possível determinar de onde as inspeções são obtidas.
As informações de tendências também podem ser definidas na leitura de contador. O cálculo de tendência pode ser usado para prever quando a manutenção é necessária. O cálculo de tendência é:
- Baseado em uma tendência inserida manualmente
- Recuperado da explosão física (somente aplicável se o contador for recuperado da estrutura de explosão física).
- Recuperado de um item específico (somente aplicável se o contador for recuperado de outro item serializado).
- Recuperado a partir de outro tipo de medida de contador de tipo (especialmente se o desgaste for baseado na utilização)
Quando um item serializado é criado, uma leitura de contador padrão é criada para ele. LN adota como padrão o tipo de medida dos dados de item de serviço. O valor do contador pode ser atualizado manualmente ou redefinido. É possível definir regras de redefinição para indicar como os valores do contador podem ser redefinidos.
Notificações de manutenção
As notificações de manutenção são geradas com base em acionadores de manutenção que são aplicáveis ao registrar medidas para itens serializados durante a inspeção. O conjunto de acionadores de manutenção aplicável é determinado com base no tipo de medida e na posição da medida. O LN usa a lógica de pesquisa a seguir:
- A partir das leituras de contador definidas para itens serializados
- A partir de atribuições de conjuntos de acionadores de manutenção
- A partir da atividade de referência
- A partir do tipo de medida
Acompanhamento das notificações de manutenção
Com base em uma notificação de manutenção, é possível decidir o acompanhamento necessário para a manutenção. Quando uma notificação de manutenção é gerada, deve ser possível definir a notificação de manutenção como:
- Ignorar agora
- Sempre ignorar
- Transferir para uma atividade planejada, ordem de serviço/ordem de trabalho etc.
Transferir notificações de manutenção
As notificações de manutenção podem ter uma atividade de acompanhamento definida, indicando a tarefa de manutenção seguinte a ser realizada no item serializado específico. Essas notificações de manutenção podem ser transferidas para vários objetos, como ordens de serviço, ordens de trabalho internas, cotações de ordem de serviço e cotações de vendas de manutenção.
Cenários de manutenção preventiva
Os cenários de manutenção preventiva são utilizados como base para gerar as atividades planejadas. Um cenário de manutenção tem linhas de cenário com base nas atividades planejadas que podem ser geradas, baseado no tempo (por exemplo: 12 vezes ao ano), baseado no tempo de acordo com um padrão predefinido (por exemplo: pequena manutenção depois de 2 meses, grande manutenção depois de 3 meses, pequena manutenção depois de 5 meses) e baseado no uso (por exemplo: executar a manutenção depois de 10.000 km depois que o perfil do pneu fica abaixo de 3 mm).
Linhas de cenário de manutenção preventiva
Com base nas linhas de cenário de manutenção preventiva, é gerado um plano de manutenção para o item serializado. É possível definir os seguintes tipos de cenários:
-
Cenário baseado em uso
Em uma linha de cenário de manutenção baseado em uso, a linha de cenário é definida para um item filho específico que corresponde ao item do item serializado para o qual o plano é gerado. O tipo de medida, o acionador de manutenção e as leituras de contador também são definidos. A leitura de contador também deve incluir informações de tendência para calcular as atividades planejadas. Um acionador de manutenção é definido e as informações de tendência aplicáveis são recuperadas. O primeiro momento de manutenção esperada é determinado para o valor do contador definido e a data inicial, com base nos dados de tendência e no conjunto de acionadores de manutenção. Quando essa data planejada fica dentro do horizonte firme definido, é gerada uma atividade planejada para a atividade de acompanhamento definida para o acionador de manutenção aplicável. Esse processo é repetido usando a nova data planejada como a data inicial do contador para a próxima iteração. Quando as regras de redefinição do contador são definidas para um valor inicial padrão, o valor do contador utilizado para calcular o próximo momento de manutenção é redefinido. Esse tipo pode ser usado somente para cenários de inspeção adiantada.
-
Cenário baseado em tempo
O cenário baseado em tempo é utilizado para definir a atividade de referência que deve ser planejada e quantas vezes dentro do período de tempo (exemplo: inspeção a ser feita 12 vezes por ano). Em uma linha de cenário de manutenção baseado em tempo, o processo para gerar um plano baseado no roteiro mestre é diferente do processo de gerar o plano para uma atividade de referência. Ao gerar o plano baseado no roteiro mestre, a opção de roteiro padrão é definida caso existam várias opções de roteiro. Caso contrário, um relatório de erro é gerado no LN. A nova data inicial é determinada com base no valor com o qual o campo Iniciar ciclo de manutenção é definido na sessão Gerar plano de manutenção (tsspc2200m000). Se a data de início estiver dentro do horizonte firme, as operações de roteiro serão lidas a partir do roteiro mestre, em ordem descendente, e planejadas no tempo. Quando o plano é gerado para atividades de referência, a data inicial da atividade planejada é determinada usando a mesma lógica.
-
Cenário baseado em tempo com padrão
Esse cenário é utilizado para definir o padrão usando os momentos relativos em que uma atividade de referência deve ser realizada e uma atividade deve ser planejada para isso. Ao gerar um plano de manutenção com base em uma linha de padrão baseado em tempo, o processo para gerar um plano baseado no roteiro mestre é diferente do processo de gerar o plano para uma atividade de referência. Ao gerar o plano baseado no roteiro mestre, a opção de roteiro padrão é definida caso existam várias opções de roteiro. Caso contrário, o LN gera um relatório de erro. Para determinar a data inicial da atividade planejada, os momentos de calendário definidos na linha do padrão de atividade são utilizados. Esse processo é repetido para cada linha de padrão enquanto a data planejada estiver dentro do horizonte firme.
Padrões de linha de cenário de manutenção preventiva
Às vezes, a manutenção preventiva também pode ser realizada irregularmente. Nesses casos, um padrão baseado em tempo pode ser configurado com momentos relativos definindo quando a manutenção deve ser realizada.
Gerar plano de manutenção
Use a sessão Gerar plano de manutenção (tsspc2200m000) para gerar planos de manutenção para itens serializados aos quais um cenário de manutenção preventiva se aplica. As regras para cenários de manutenção definem os cenários aplicáveis.
O plano de manutenção somente poderá ser gerado se um cenário de manutenção for definido para o item serializado.