Configuração de definição de dados

Para poder definir itens de serviço, BOMs de serviço, objetos e configurações, é necessário inserir os dados que podem ser utilizados para criar os itens de serviço. Como os dados de configuração são usados em todo o LN, todos os dados devem ser inseridos da forma mais completa possível.

Funções dos outros módulos do LN em relação ao Controle de configuração:

  • A Gestão de dados mestres (MDM) é usada para grupos de itens de serviço e itens de serviço, além de ser constituída por eles. Ela ajuda a definir explosões de itens, itens serializados e Grupos de instalação.
  • Os Dados baseados em itens (IBD) contêm dados sobre cada item, que devem existir para que seja possível criar itens de serviço.
  • O Roteiro (ROU), usado para manter máquinas e centros de trabalho, também pode ser utilizado ao definir objetos e configurações.
  • O Planejamento de serviço e conceitos (SPC) permite prever atividades para cada modelo e também gerar planos de manutenção para cada configuração e objeto na configuração.
  • A Gestão de chamado (CLM) rastreia chamados de serviço em objetos e configurações.
  • A Gestão de contrato (CTM) rastreia os contratos vinculados a objetos e configurações.
  • O Controle de ordem de serviço (SOC) cria ordens de serviço para objetos e configurações.
  • O Histórico e estatísticas (HST) registra informações históricas e estatísticas para objetos e configurações.

Sessões de definição da configuração

Insira os dados de configuração das seguintes sessões:

  1. Defina os parâmetros de gestão de configuração na sessão Parâmetros de gestão de configuração (tscfg0100m000).
  2. Defina os grupos de itens serializados na sessão Grupos de itens serializados (tscfg0110m000).
  3. Defina as classes de utilização na sessão Classes de utilização (tsspc0130m000).
  4. Defina os grupos de itens de serviço na sessão Grupos de itens de serviço (tsmdm2110m000).

Parâmetros de gestão de configuração (tscfg0100m000)

As configurações na sessão Parâmetros de gestão de configuração (tscfg0100m000) afetam o modo de operação do módulo Configuration Control.

Grupos de itens serializados (tscfg0110m000)

Use a sessão Grupos de itens serializados (tscfg0110m000) para definir grupos de itens serializados. Um grupo de itens serializados é um grupo de objetos com características semelhantes. Os grupos de itens serializados podem ser usados quando você planeja uma ordem de serviço. Por exemplo, é possível selecionar um engenheiro de serviço com base na habilidade que ele tem em relação a um grupo de itens serializados. A criação do grupo de itens serializados é definida pelo usuário, mas geralmente está relacionada a um grupo de objetos semelhantes.

Classes de utilização (tsspc0130m000)

A classe de utilização é uma categorização do uso com base em fatores ambientais. As classes de utilização são anexadas a modelos, configuração ou objetos. É possível usar classes de utilização para definir mais de um conceito de manutenção para um objeto ou modelo.

Exemplo

Dependendo do uso de um caminhão e das necessidades de manutenção específicas resultantes, a classe de utilização pode ser Nacional ou Internacional.

Grupos de itens de serviço (tsmdm2110m000)

Os grupos de itens de serviço são grupos de itens com características em comum. O benefício do agrupamento de itens de serviço é a facilitação da atribuição de vários itens a um contrato, cotação ou garantia. Por exemplo, se você deseja que todas as gaxetas sejam cobertas por um contrato, atribua as gaxetas ao mesmo grupo de itens de serviço e, em seguida, inclua esse grupo de itens no contrato. Antes de inserir os dados, defina os grupos de itens de serviço.