Itens serializados
Um item serializado é uma ocorrência física de um item padrão que recebe um número de série de vida útil exclusivo. Isso permite rastrear o item individual em toda a sua vida útil, por exemplo, durante as fases de design, produção, teste, instalação e manutenção. Um item serializado pode consistir em outros componentes serializados.
No Service, um item serializado pode ser uma instalação específica para o cliente ou para o proprietário. Os grupos de instalação são grupos de instalações/itens serializados, como fotocopiadoras, computadores, condicionadores de ar, empilhadeiras, tornos e até mesmo aeronaves.
Um item serializado é identificado pela combinação do código de item com o número de série. É possível configurar a máscara usada para gerar os números de série de forma que incluam alguns campos dos dados do item, como o grupo e o fabricante.
Em uma estrutura de multicompanhia, elas podem compartilhar os dados do item serializado. Todos os departamentos de serviço nas várias companhias podem fazer referência aos mesmos itens serializados.
O item serializado pode se originar de uma ordem de vendas ou de um projeto. Os detalhes de um item serializado indicam sua origem, por exemplo, usando conjuntos específicos de números de série para itens que se originam de ordens de vendas e projetos. Os itens serializados também podem se originar de uma estrutura integrada ou diretamente da lista de materiais de produção em Manufacturing.
Em Service, os itens serializados podem iniciar seus respectivos ciclos de vida no modo As-Built ou no modo As-Maintained. Cada item serializado, com ou sem seu grupo de instalação, pode estar coberto por um contrato de serviço ou uma garantia.
O status do item serializado
Os itens serializados podem ser controlados por status.
Cada item serializado pode ter os seguintes status:
Inicializar
O número de série foi atribuído, mas o item ainda não foi incluído em uma ordem de serviço ou contrato. O status pode ser mudado somente para Ativo.Ativo
O item serializado faz parte de uma ordem de serviço ou contrato. O status pode ser alterado somente para Revisão.Revisão
O status pode ser mudado somente para Ativo.
Números de série
Um número de série exclusivo é atribuído a todos os itens fabricados ou comprados. O número de série é atribuído para rastrear o item em seu ciclo de vida.
É possível definir um número fictício para um item. O número de série fictício é um número temporário e pode ser usado para monitorar o item até a atribuição de um número permanente.
Para cada item serializado, é possível definir um número de série alternativo para referência do cliente. É possível usar o número de série alternativo para pesquisar itens ao registrar chamados, criar atividades de ordem de serviço ou registrar linhas de peças para uma ordem de vendas de manutenção.
Grupos de itens serializados
É possível agrupar itens serializados por grupos de itens serializados. Um grupo de itens serializados é um grupo de itens desse tipo com características semelhantes.
É possível definir os grupos de itens serializados que você precisa, por exemplo, para categorizar as habilidades necessárias para a manutenção dos itens ou como base para consultas e relatórios.
Por exemplo, é possível selecionar engenheiros de serviço com base em suas habilidades para um grupo de itens serializados específico.
Itens serializados em estruturas de explosão física
Os itens serializados são os blocos de construção de estruturas de explosão física. Uma estrutura de explosão física é a definição do relacionamento de um conjunto de itens serializados com suas peças e conjuntos subjacentes. Alguns itens serializados, como uma fotocopiadora, têm uma estrutura simples, ao passo que outros, como um navio ou uma aeronave, têm uma estrutura complexa.
Um item serializado superior ocorre no nível mais alto na estrutura de explosão física, ao passo que a estrutura subjacente consiste em conjuntos que efetivos ou desatualizados. Use a opção Exibição de árvore para exibir uma visualização gráfica da estrutura.
Cada item serializado da explosão pode ser vinculado a um elemento funcional, com uma função comum ao longo de toda a estrutura, e pode ser usado para agrupar itens serializados com base na importância funcional.