Método da porcentagem de conclusão (RR)

Selecione esse método para reconhecer a receita com base no percentual de conclusão de um projeto/extensão. O reconhecimento da receita em relação ao estágio de conclusão de um contrato frequentemente é chamado de método de percentual de conclusão.

A receita do contrato é reconhecida como receita na demonstração de renda nos períodos contábeis em que o trabalho é realizado.

  • Quando usar este método

    Esse método é usado para:

    • Projetos que têm o tipo de contrato definido como Contrato de preço fixo.
    • Projetos para os quais não há entregas físicas disponíveis.

    Exemplo: Projetos de engenharia e desenvolvimento.

  • Cálculo da receita reconhecida

    O LN calcula a receita reconhecida usando a fórmula a seguir:

    Receita reconhecida = percentual concluído * valor do contrato

    O valor do contrato é a soma dos subvalores das linhas de contrato (com base nas quais o valor também é vinculado aos parceiros de negócios). Na sessão Projetos (tppdm6100m000), é possível inserir manualmente a porcentagem de conclusão ou clicar em Calcular para obter o valor calculado. O LN calcula o percentual usando a fórmula a seguir, baseada no método de Custo a custo:

    Percentual concluído = custos de unidade (incorridos)/custo da estimativa na conclusão

Por exemplo: O custo total incorrido em um tempo específico é de 50.000, o custo estimado ao final do projeto é 200.000. Portanto, o percentual concluído e calculado como (50.000/200.000) x 100 = 25%

Observação: No caso de extensões, o percentual concluído deve ser inserido manualmente, pois a EAC (estimativa na conclusão) não é definida para uma extensão.

Níveis em que a receita pode ser reconhecida:

  • Projeto
  • Ramal

Restrições:

  • Na sessão Parâmetros de contabilidade do projeto (tpppc0100s000), Principal método de previsão é definido como Estimativa de conclusão (ETC) ou Estimativa na conclusão (EAC).
  • A sessão Construir controle de custo real (tpppc4803m000) deve ser executada para recuperar o custo mais recente agregado (para o projeto e a extensão) com base no qual o percentual concluído é determinado.