Usar uma estrutura de elemento

É possível definir uma relação de primários e secundários entre elementos em um projeto. O elemento pai fica em um nível mais alto que o elemento filho. As relações entre pai e filho podem ser de um para um ou de um para muitos. É possível criar uma hierarquia de elementos multinível, semelhante a uma árvore, com base nas relações de primários e secundários. Geralmente, muitos elementos da hierarquia podem ser ambos, primários (para elementos de nível inferior) e secundários (de nível superior). É possível definir linhas de orçamento somente para elementos que fazem parte da hierarquia.

Elementos filhos e frequência

É possível definir uma relação de primários e secundários de um para muitos na qual o elemento secundário pode ser vinculado a um elemento primário várias vezes.

Exemplo

Em um projeto de construção, crie um elemento primário “Aquecimento” para conter 40 ocorrências do elemento secundário “Radiador”. Especifique a frequência de 40 ao definir a relação entre pai e filho para os dois elementos. Na definição dos recursos necessários para as linhas de orçamento do radiador (elemento), é possível determinar os recursos usando a fórmula:

frequência * quantidade do recurso

Por exemplo, para instalar um radiador, é necessária 0,5 hora de mão de obra, tendo como resultado 20 horas para instalar todos os radiadores (40 * 0,5)

Elementos de cabeçalho

Na hierarquia do elemento, é possível incluir elementos que podem ser usados para fornecer uma estrutura de agrupamento para elementos secundários nos níveis inferiores. Esse tipo de elemento especial é chamado de elemento de cabeçalho e pode ser criado usando a sessão Formatos dos elementos extras (tpptc1101m000). Um elemento de cabeçalho contém somente um código, uma descrição e uma chave de busca. Não é possível especificar linhas de orçamento para um elemento de cabeçalho.

Elemento superior

O elemento no nível mais alto de uma estrutura de elemento é chamado de elemento superior. Em um projeto, é possível criar vários conjuntos de estruturas de elemento cujos elementos não estão relacionados entre si. É possível especificar a estrutura do elemento que deseja usar, especificando o elemento superior no campo Elemento superior do orçamento da definição do projeto na sessão Projeto (tppdm6600m400). Também é possível definir vários elementos superiores.

Agregar progresso e custo

A hierarquia multinível do orçamento oferece os seguintes benefícios:

  • As informações de progresso podem ser agregadas de um elemento em nível mais baixo para um elemento em nível mais alto.
  • As informações de custo real podem ser agregadas de um elemento em nível mais baixo para um elemento em nível mais alto.