Atividades (tppss2100m000)

Utilize essa sessão para visualizar e realizar a manutenção:

  • As atividades da estrutura de atividade de qualquer plano do projeto.
  • A data inicial e a data final para permitir anexar o método de valor agregado à atividade.
Nota
  • Se você clicar em Novo, o seguinte se aplicará:

    • Se você já tiver selecionado uma linha existente, a atividade se tornará pai da nova linha. (Equivalente a utilizar a opção Adicionar filho).
    • Se você não tiver selecionado uma linha, a nova atividade será uma atividade superior, que se tornará a principal da atividade superior anterior. (Equivalente a utilizar a opção Inserir atividade principal).
  • Se você utilizar a opção Inserir atividade principal, a nova atividade se tornará pai da atividade superior anterior.
  • Se você utilizar a opção Adicionar filho, o pai da nova atividade será definido automaticamente como a atividade selecionada.
  • Se você utilizar a opção Recuo, a atividade selecionada se tornará secundária da atividade acima.
  • Se você utilizar a opção Rec esq, a primária da atividade primária atual se tornará primária das atividades selecionadas.
  • Se você utilizar faturamento de progresso, não será possível utilizar atividades do tipo Pacote de trabalho ou Pacote de planejamento.

Utilize essas opções para criar uma relação de atividade definindo as atividades anteriores e as próximas. Essas opções serão ativadas somente se você selecionar uma atividade.

  • Criar relação com próxima atividade: Quando você seleciona essa opção, é iniciada a sessão Relação de atividade (tppss2110m000). Para criar uma relação com a próxima atividade, a atividade anterior assume como padrão a atividade selecionada. É preciso especificar a próxima atividade.
  • Criar relação com atividade anterior: Quando você seleciona essa opção, é iniciada a sessão Relação de atividade (tppss2110m000). Para criar uma relação com a atividade anterior, a próxima atividade assume como padrão a atividade selecionada. É necessário especificar a atividade anterior
Projeto

O código que identifica o projeto de maneira exclusiva.

Status

O status do projeto.

Plano

O código que identifica o plano de maneira exclusiva.

Posição da atividade

O número da posição da atividade.

Atividade

O código que define de maneira exclusiva a atividade.

Atividade
Geral
Descrição

A descrição ou o nome do código.

Chave de busca

A chave de busca.

Unidade

O código que identifica de maneira exclusiva a unidade em que você especifica a quantidade da atividade.

Tipo de atividade

O tipo de atividade.

Valores permitidos

Elemento WBS

Um tipo de atividade geralmente é usado para dividir o escopo do projeto em partes menores. É possível definir o trabalho para um elemento da estrutura de explosão do trabalho. É possível agregar os custos a partir de contas de controle ou pacotes de trabalho. Não é possível registrar custos nesse tipo de atividade.

Conta de controle

O único tipo de atividade que pode ser vinculado à estrutura analítica da organização. Nesse nível, é possível atribuir a responsabilidade funcional pelo trabalho e pelos custos. É possível detalhar contas de controle utilizando pacotes de trabalho.

Pacote de planejamento

Os pacotes de planejamento são identificados durante o planejamento para distribuir atividades importantes no tempo, dentro de uma conta de controle. Não é possível ter um orçamento ascendente nem registrar custos nesse tipo de atividade.

Pacote de trabalho

Um tipo de atividade. Você pode detalhar tarefas de curta duração em pacotes de trabalho e usá-las para a execução do projeto.

Etapa

Uma atividade de duração zero que geralmente representa um evento significativo no projeto. Em muitos casos, é a conclusão de uma fase ou uma entrega importante. As etapas podem ser utilizadas no momento do faturamento e no cálculo do valor agregado.

Nota

O LN utilizará atividades de todos os tipos somente se a caixa de seleção Todos os tipos de atividade na sessão Parâmetros do projeto (tppdm0100s000) estiver marcada. Caso contrário, somente atividades do tipo Pacote de trabalho serão utilizadas.

Atividade pai

A atividade que abrange a atividade filho.

Uma estrutura de atividade em árvore é formada vinculando uma atividade a uma atividade pai. Se você selecionar o pai, deverá levar em conta as seguintes condições:

  • O pai de um elemento WBS é sempre um elemento WBS, a menos que seja proveniente do topo da estrutura de atividade.
  • O pai de uma conta de controle é sempre um elemento WBS, a menos que a conta de controle esteja no topo da estrutura de atividade.
  • O pai de um pacote de planejamento é uma conta de controle ou um pacote de planejamento. Se você não utilizar uma estrutura analítica da organização, o pai do pacote de planejamento será um elemento WBS ou um pacote de planejamento que forme o topo da estrutura de atividade.
  • O pai do pacote de trabalho pode ser um pacote de trabalho, um pacote de planejamento ou uma conta de controle. Se você não utilizar uma estrutura analítica da organização, o pacote de trabalho poderá ter como seus pais um elemento WBS, um pacote de planejamento ou um pacote de trabalho. Alternativamente, o próprio pacote de trabalho pode formar o topo da estrutura de atividade.
Elemento OBS

O elemento de estrutura analítica da organização que será vinculado a uma conta de controle.

Isso permite tornar uma unidade organizacional ou funcionário responsável por um subconjunto do projeto geral. Essa responsabilidade é expressa no orçamento distribuído no tempo, na programação do projeto e na medição de desempenho.

Nota

Você poderá vincular um elemento OBS à atividade somente se a caixa de seleção Usar Estrutura analítica da organização estiver marcada na sessão Projetos (tppdm6100m000).

Será possível visualizar esse campo somente se a caixa de seleção Todos os tipos de atividade estiver marcada na sessão Parâmetros do projeto (tppdm0100s000).

Extensão

A extensão.

Tipo de cap. crítica

O tipo de capacidade crítica determina o tipo de custo do qual se deve transferir a percentagem concluída. Esse valor é transferido para o progresso relacionado ao tempo utilizando a sessão Gerar progresso fís. no planejamento (tpppc1250m000).

Escolha um tipo de capacidade crítica para especificar o progresso do tipo de custo a ser trocado. Isso é necessário porque o progresso no módulo Progresso do projeto pode ser mais detalhado do que o progresso da atividade. O tipo de orçamento do controle de projeto determina de onde esse progresso é obtido: do progresso inserido em elementos ou em atividades.

Status do orçamento

O status do orçamento da atividade. Somente atividades com status Real e Final podem ser utilizadas para o histórico e faturadas.

Texto

Se essa caixa de seleção estiver selecionada, um texto estará presente.

Faturamento
Fat. baseado no progr.

É possível decidir se e como as parcelas de progresso da atividade serão faturadas.

Progr. p/ faturam.

Se a atividade for faturada, o tipo de fatura será: Direto ou Indireto. Caso contrário, Não aplicável.

Trab. grupo indir.

O número de um grupo de custos relacionado ao trabalho indireto.

Nota

Esse campo ficará disponível somente se o campo Fat. baseado no progr. estiver definido como Progresso físico do projeto. Assim, o campo Progr. p/ faturam. se tornará Indireto.

Usar retenção

Se esta caixa de controle estiver selecionada, será possível usar retenção para essa atividade.

A liquidar

Se esta caixa de controle estiver selecionada, você poderá inserir um preço da liquidação.

Se esta caixa de controle estiver limpa, o custo de trabalho adicional (trabalho direto) não poderá ser liquidado.

Nota

Esse campo estará disponível somente em um projeto com o campo Tipo de fatura definido como Fatura de progresso na sessão Linhas de contrato (tpctm1110m000).

Faturável

Se esta caixa de controle estiver selecionada, os custos da atividade serão faturados ao cliente.

Controle
Nível de progresso físico

O nível padrão em que o progresso é registrado.

Controle de custos

Se esta caixa de controle estiver selecionada, você poderá incluir essa atividade no seu controle de custos (relatório).

Status de autorização de trabalho

O status de autorização de trabalho da atividade.

Data em espera

A data após a qual a execução do trabalho na atividade deve ser suspensa.

Nota

O valor padrão é a data atual. O campo é um campo de exibição.

Código de motivo

O motivo para sustar a execução do trabalho da atividade.

Nota

Esse campo ficará disponível somente se o campo Status de autorização de trabalho estiver definido como Em espera.

Orçamento
Quantidade

A quantidade necessária para esta atividade.

Unidade de tempo

O código que identifica de maneira exclusiva a unidade de tempo.

Taxa de produção

A taxa por unidade de produção.

Nº de unidades de tempo

O número de unidades de tempo.

Quantidade de progresso físico

Esse campo é utilizado para fins de controle de custos e registro do progresso.

Se o método de fatura for Taxa de unidade ou Fatura de progresso para o projeto, a quantidade de progresso deverá ser preenchida. Essa quantidade pode atuar como quantidade de venda para taxa unitária e faturamento de progresso multiplicando pelo preço de venda.

Nota
  • Para um método de Taxa de unidade, a quantidade real poderá diferir da quantidade estimada.
  • Para o método de Fatura de progresso, o progresso deve ser igual à quantidade de progresso físico para permitir o faturamento do trabalho.

Ativo
Ativo

Se esta caixa de controle estiver selecionada, a atividade será atribuída a um projeto de capital.

Nota
  • Se o campo Orçamento por estiver definido como Atividade na sessão Projeto (tppdm6600m400), somente atividades poderão ser capitalizadas.
  • Se uma atividade estiver definida para ser capitalizada, não será possível capitalizar o filho nem o pai da atividade.

Número ativo

O número do ativo.

Nota

O Infor LN ativa os campos de número e extensão do ativo somente para projetos para os quais a caixa de seleção Capital está marcada na sessão Projeto (tppdm6600m400). Consulte: projeto de capital.

Número ativo

A descrição ou o nome do código.

Extensão do ativo

O número de extensão do ativo.

Preços
Preço de venda

O preço de venda padrão por unidade.

Preço de venda

A moeda local.

Preço de venda

O valor na moeda local.

Taxa de moeda/fator da taxa

A taxa.

Fator da taxa de preço de venda

O fator da taxa.

Preço da liquidação

A moeda local para o valor do custo.

Preço da liquidação

O preço unitário do trabalho adicional que pode ser cobrado durante o procedimento de faturamento de progresso. Esse preço pode diferir do preço de venda para o trabalho orçado. O preço de liquidação é impresso sob o título de trabalho adicional no relatório na sessão Imprimir especificações da fatura de progresso (tppin1410m000).

Você poderá inserir um valor nesse campo somente se a caixa de seleção A liquidar estiver selecionada.

Preço da liquidação

A moeda local.

Preço da liquidação

O valor na moeda local.

Taxa de moeda/fator da taxa

A taxa do preço de liquidação.

Fator da taxa de preço de liquidação

O fator da taxa.

Planejamento
Rastreamento
Data inicial programada

Data inicial programada da atividade.

Data final programada

A data final programada da atividade.

Data inicial real

A data inicial real da atividade.

Nota

A data de início real da atividade será atualizada somente se:

  • O Status proj. estiver definido como Ativo na sessão Projeto (tppdm6600m400).
  • O Tipo de atividade não estiver definido como Etapa na sessão Atividades (tppss2100m000).
  • O Status de autorização de trabalho da atividade estiver definido como Liberado na sessão Atividades (tppss2100m000).
  • A atividade não tiver uma atividade secundária diferente do Marco.
Data final real

A data final real da atividade.

Percentual de programação concluída

Esse é o progresso programado para a atividade, e não deve ser confundido com o progresso físico real.

Se você trabalhar com um pacote de programação externa, o pacote de planejamento poderá preencher esse campo com o progresso programado. Esse progresso pode ser copiado para o progresso físico com a sessão Gerar progresso fís. do planejamento (tpppc1240m000).

A data inicial programada foi alterada

Se esta caixa de controle estiver selecionada, você terá alterado a data inicial programada da atividade. Para recalcular a data da necessidade para seus dados de controle, você deve executar a sessão Gerar ordens PRP planejadas (tppss6200m000).

Se outras alterações tiverem sido feitas nesta sessão, será necessário também executar Gerar dados de controle (tpptc1230m000).

Nota

Após você executar Gerar dados de controle (tpptc1230m000), essa caixa de seleção será desmarcada.

Planejamento
Método de planejamento

O método de planejamento é utilizado para calcular a primeira e a última data inicial e final para o projeto. O valor especificado nesse campo exibe o método da sessão Projeto (tppdm6600m400).

Valores permitidos

Avançar

O planejamento de uma ordem de produção é baseado em uma data inicial fixa. Uma data de entrega é calculada a partir da hora de execução da ordem.

Para um projeto, o planejamento de rede para o projeto é realizado com base em uma data inicial fixa. Quando você inicia o planejamento na sessão Gerar planejamento de rede (tppss2240m000), o LN determina a data de entrega do projeto com um método de planejamento Avançar.

Retroceder

O planejamento de uma ordem de produção é baseado em uma data de entrega fixa. Uma data inicial é calculada a partir da hora de execução da ordem.

Para um projeto, o planejamento de rede para o projeto é realizado com base em uma data de entrega fixa. Quando você inicia o planejamento em Gerar planejamento de rede (tppss2240m000), o LN determina a data inicial do projeto com um método de planejamento Retroceder.

Primeira data inicial

A primeira data em que é possível iniciar a atividade.

Primeira data final

A primeira data em que é possível concluir a atividade.

Última data inicial

A última data em que é possível iniciar a atividade.

Última data final

A última data em que é possível concluir a atividade.

Programação
Calendário

O calendário que especifica as horas de trabalho das atividades.

/

O código que identifica o tipo de disponibilidade para o qual você pode usar o calendário.

Nota

Esse campo será ativado somente se o campo Calendário for especificado.

Calendário real

Indica o código de calendário e o tipo de disponibilidade vinculados ao projeto.

Descrição

A descrição ou o nome do código.

Origem de calendário

Indica a entidade em que o Calendário real é definido.

Duração

A duração esperada da atividade.

Duração da unidade de tempo

A unidade de tempo em que a duração é expressa.

Duração da unidade de tempo

A descrição ou o nome do código.

Tipo restrição

As restrições/verificações que são implementadas para o arquivo XML do MSP do pacote de programação externa.

Há três tipos de restrições:

  • Flexível: É possível realizar a atividade o mais breve ou o mais tarde possível.
  • Semiflexível: É necessário iniciar ou concluir a atividade antes/após a data especificada.
  • Inflexível: É necessário iniciar/concluir a atividade na data especificada.

Valor padrão

Por padrão, esse campo é definido como O mais breve possível.

Valores permitidos

Os tipos de restrição para o arquivo XML do Microsoft Project são:

  • Flexível

    • O mais cedo possível:

      O pacote de programação externa programa a atividade o mais cedo possível com base na data inicial da atividade do projeto. Esse é o tipo de restrição padrão aplicável para todas as atividades. A Data de restrição não é aplicável.
    • O mais tarde possível:

      O pacote de programação externa programa a atividade o mais tarde possível com base na data de conclusão da atividade do projeto. Esse é o tipo de restrição padrão aplicável para todas as atividades. A Data de restrição não é aplicável.
  • Semiflexível

    • Começar não antes de:

      A atividade é programada para começar na data de restrição especificada ou depois dessa data.
    • Começar não depois de:

      A atividade é programada para começar na data de restrição especificada ou antes dessa data.
    • Concluir não antes de:

      A atividade é programada para terminar na data de restrição especificada ou depois dessa data.
    • Concluir não depois de:

      A atividade é programada para terminar na data de restrição especificada ou antes dessa data.
  • Inflexível

    • Deve iniciar em:

      A atividade é programada para começar na data de restrição especificada.
    • Deve concluir em:

      A atividade é programada para terminar na data de restrição especificada.
Data restrição

A data especificada para o tipo de restrição.

Nota

Esse campo será desativado se o campo Tipo de restrição for definido como O mais cedo possível ou O mais tarde possível.

Data limite

A data até a qual é necessário concluir a atividade programada.

Nota

Esse campo é considerado somente pelo pacote de programação externa.

Modo de programação

O modo em que a tarefa é exportada para XML.

Valores permitidos

Programado automaticamente

A tarefa é exportada para XML com base no planejamento automático. Quando essa opção é usada, a etiqueta no XML contém o valor 0.

Programado manualmente

A tarefa é exportada para o XML com base no planejamento manual. Quando essa opção é usada, a etiqueta no XML contém o valor 1.

Nota

Se essa opção for selecionada, a data inicial manual, a data final manual e a duração manual serão definidas.

Nota

O padrão desse valor é estabelecido com base no campo Modo de programação na sessão Parâmetros de planejamento de projeto (tppss0100s000). No entanto, você pode modificar o valor.

Flutuação
Flutuação livre

O tempo flutuante livre entre uma atividade e a próxima. O tempo de flutuação livre indica por quantos dias é possível estender uma atividade sem afetar o progresso de atividades relacionadas.

Flutuação total

A flutuação total de uma atividade é o tempo máximo, expresso em dias (úteis), dentro do qual é possível alternar a atividade sem afetar a data de conclusão planejada do projeto relevante.

O tempo de flutuação total é calculado: Flutuação total = Última conclusão - Primeiro início - Duração da atividade A última data de conclusão e a primeira data inicial são expressas em dias do projeto.
Rastreamento do valor agregado
Método de valor agregado

O método de valor agregado é uma maneira de calcular o valor planejado e o valor agregado.

Atividade vinculada

Se o método de valor agregado for distribuído, será necessário vincular uma atividade a essa atividade.

Percentual inicial

O valor percentual atribuído ao ponto inicial da atividade. No início da atividade, um percentual especificado da atividade do projeto pode ser considerado como valor agregado. A soma da porcentagem inicial e final deve ser 100%.

Nota

Esse campo é ativado somente quando o Método de valor agregado está definido como Porcentagem inicial e final. O percentual será utilizado como padrão para Para usar os dados relacionados ao valor agregado como parte do orçamento distribuído no tempo.

Percentual final

O valor percentual atribuído ao ponto final da atividade. A soma da porcentagem inicial e final deve ser 100%.

Nota

Esse campo é ativado somente quando o Método de valor agregado está definido como Porcentagem inicial e final.

Percentual da etapa

O percentual agregado quando a etapa definida é alcançada, baseado no Método de valor agregado do tipo Etapa. Esse método é vinculado à atividade e um percentual ou valor do orçamento é atribuído a cada etapa. Sempre que uma etapa é atingida, o orçamento atribuído é liberado.

Nota

Esse campo é ativado somente quando o Tipo de atividade está definido como Etapa. A soma de todos os percentuais da etapa vinculados à atividade deve ser 100%.

Atividade de referência
Atividade de referência

A atividade de referência.

Nota

Somente atividades de referência dos tipos Geral e Serviço de campo são aplicáveis à atividade.

Frequência

O número de vezes que uma atividade de referência ocorre como parte de uma atividade do projeto.

Aplicar frequência até

O método em que a frequência de uma atividade de referência, como parte da atividade do projeto, deve ser utilizado.

Valores permitidos

Multiplicar quantidade

Indica que a frequência é aplicada como um multiplicador das quantidades da atividade de referência.

Não aplicável
Criar atividade de ordem de serviço

Indica que é preciso criar atividades de serviço adicionais.

Criar ordem de serviço

Indica que uma ordem de serviço deve ser criada.

Diversos
Gerente de atividade

O gerente de atividade associado à atividade.

Nota
  • O usuário especificado deve ser definido como um funcionário (gerente de atividade) na sessão Funcionários - Geral (tccom0101m000).
  • O Infor LN verifica o status de emprego com base na Data final do emprego especificada na sessão Funcionários - Pessoas (bpmdm0101m000). Se o usuário não for um funcionário no momento, o Infor LN exibirá uma mensagem de notificação. No entanto, o ex-funcionário pode ser adicionado como um gerente de atividade.
Descrição

A descrição ou o nome do código.

Armazém de fornecimento prioritário

O armazém que recebe as entregas de mais de um projeto. As mercadorias são enviadas do armazém de fornecimento prioritário para o armazém do projeto. O valor é padronizado a partir do campo Armazém de fornecimento prioritário definido na sessão Projetos (tppdm6100m000).

Nota

Para um projeto, quando uma atividade é realizada em vários locais, é mais fácil transferir mercadorias quando o armazém também é definido no nível de Atividade/elemento.

O ERP utiliza o caminho de pesquisa a seguir para verificar o estoque ao gerar ordens PRP:

  1. O estoque no Armazém de fornecimento prioritário definido na sessão Atividade (tppss2100m000)/ Elementos (tpptc1100m000).
  2. O estoque no Armazém de fornecimento prioritário definido na sessão Projetos (tppdm6100m000).
Descrição

A descrição ou o nome do código.

Armazém padrão do projeto

O armazém do projeto.

Derivado da atividade padrão

Se a atividade de projeto inserida nesta sessão não tiver os dados necessários, os padrões desta atividade padrão serão exibidos.

Categoria

A categoria da atividade do projeto.

Descrição

A descrição ou o nome do código.

Setor comercial

O setor comercial em que a atividade do projeto é realizada.

Descrição

A descrição ou o nome do código.

Local
Área geográfica

A área geográfica da atividade do projeto.

Local do projeto

O local da atividade do projeto. Por exemplo, o local de construção.

Endereço

O endereço em que a atividade do projeto é realizada. Isso é usado para o planejamento de recursos.

Nome

O nome do código de endereço.

Latitude de GPS (WGS84)

A latitude das coordenadas de GPS em que a atividade do projeto é realizada.

Longitude de GPS (WGS84)

A longitude das coordenadas de GPS em que a atividade do projeto é realizada.

Etapa
Etapa
Item personaliz.

O item personalizado (do projeto PCS) vinculado à etapa.

Descrição

A descrição ou o nome do código.

Programação
Etapa alcançada

Se esta caixa de controle estiver selecionada, a etapa será alcançada.

Nota

A etapa pode ser definida como concluída das seguintes maneiras:

  • Manualmente nessa sessão
  • A partir do progresso inserido no pacote de programação externa
  • Se a etapa estiver vinculada a um item personalizado e você tiver executado a sessão Verificar item customizado finalizado (tppss2203m000) para descobrir que o item personalizado está concluído.
Receitas
Preço de venda

A moeda local para o valor liquidado.