Linhas de estimativa (tpest2100m000)

Utilize essa sessão para manter e exibir as linhas de estimativa. O padrão de algumas das colunas mantidas nessa sessão é estabelecido com base nas configurações na sessão Perfil do usuário (tppdm0101s000).

Opções de menu

Somente as opções de menu que exigem uma explicação são descritas aqui.

No menu adequado, clique em Estimativa. As seguintes sessões podem ser iniciadas:

  • Versões de estimativa (tpest1100m000)
  • Perfil do usuário (tppdm0101s000)
  • Estruturas de estimativa (tpest1110m000)
  • Elementos estruturais (tpest1120m000)
  • Usar itens alternativos no projeto

No menu adequado, clique em Calcular preços. Calcula o preço de custo ou de venda de uma linha.

No menu Exibição, clique em Classificar por projeto, Versão, Tipo de estimativa, Estrutura de classificação. Se o número de linhas de estimativa exigir classificação para proporcionar uma melhor visualização geral, você pode utilizar a função Classificar por. A estrutura de ordenação real é definida na sessão Versões de estimativa (tpest1100m000) e é uma das estruturas adicionais.

No menu adequado, clique em Modificar utilitários. Essa opção contém vários utilitários. É possível renumerar as linhas, alterar o status da linha, alterar datas, atualizar a lógica do número da linha e substituir elementos estruturais.

No menu adequado, clique em Exibir mapa. Com o mapa, é possível aplicar um filtro às linhas de estimativa. No mapa, a opção Utilizar filtro no menu adequado está selecionada por padrão. Na estrutura de mapa, clique no elemento estrutural que você deseja visualizar no filtro de linha de estimativa. No menu adequado, clique em Visualizar detalhes ou clique com o botão direito e, no menu de atalho exibido, clique em Visualizar detalhes. Na sessão Linhas de estimativa (tpest2100m000), é possível ver o elemento estrutural escolhido com o código do elemento (filtrado) no título da coluna. A mensagem Mapfilter ativo: %1$s. é exibida na barra de status. Para desativar o filtro, vá para a visualização de mapa e selecione a opção Utilizar filtro. A opção de filtro é desmarcada. A barra de status na sessão Linhas de estimativa (tpest2100m000) mostra Nenhum mapfilter ativo., e cada linha de estimativa é exibida novamente.

Botões de linha de estimativa

Os cinco primeiros botões são usados para calcular um preço. Clique em Configurar para configurar um item. Se clicar em Agregar totais, os valores modificados serão calculados para as linhas. Os totais agregados são utilizados para calcular a estimativa. Você verá os seguintes totais nas linhas de estimativa nas caixas Custo e Vendas. Os totais são expressos na moeda da versão de estimativa. Os valores totais são calculados de três maneiras:

  • LET ( leading estimate type)

    Soma de todas as linhas de estimativa da estrutura primária, com o tipo de estimativa principal do elemento estrutural utilizado.

  • Descendente

    Soma de todas as linhas de estimativa com o tipo de estimativa Descendente.

  • Ascendente

    Soma de todas as linhas de estimativa com o tipo de estimativa Ascendente.

    Observação: o uso da linha Detalhe ou Total no cálculo depende do tipo de nível do elemento estrutural.

Nota
  • Os totais não serão calculados se nenhuma estrutura estiver definida para a versão de estimativa. Linhas podem ser excluídas do cálculo se não estiverem incluídas no escopo ou se forem excluídas da estimativa de vendas ou de custo. Cada valor calculado pode pertencer a uma coluna diferente, incluindo Custo total, Custo estimado, Vendas brutas ou Vendas líquidas.
  • Para verificar as linhas descendentes quanto à consistência do valor, você pode clicar em Verificar consistência da estim. descendente. As verificações de consistência são realizadas para os valores descendentes da estrutura primária. A soma dos valores dos elementos filhos deve ser menor ou igual ao valor do pai. Para um determinado elemento estrutural primário, o valor total deve ser maior ou igual à soma dos valores de outros tipos de nível: Tipo de custo, Outra estrutura ou Detalhe. A verificação do valor total não se aplica a estruturas planas.

Mensagens

Para evitar interrupções do seu trabalho, as mensagens são direcionadas a uma janela separada, onde podem ser visualizadas ou removidas.

Nota
  • Mesmo se os campos não forem exibidos na sessão Linhas de estimativa (tpest2100m000), os campos ocultos serão preenchidos com padrões ou resultados de cálculos.
  • Usando a sessão Atualizar preços e taxas na estimativa (tpest2203m000), é possível visualizar os totais e as diferenças dos custos e valores de venda antes e depois das atualizações de preço.
  • A opção Solicitações de cotação estará visível somente se a opção Solicitações de cotação estiver marcada nas sessões Parâmetros de aquisição (tdpur0100m000).
  • Também é possível atribuir habilidades usando a opção Habildds. neces. no menu Referências. No entanto, não é possível atribuir habilidades para o material.
  • É possível usar a opção Gerar estrutura do projeto do menu Ação para gerar uma estrutura de variante de produto personalizada para o item. LN permite que você selecione se deseja gerar um novo projeto PCS ou usar um existente para o item personalizado.
Projeto

O código do projeto.

Status

O status do projeto.

Nota

O status Bloqueado significa que o projeto de estimativa é copiado para um novo projeto. No novo projeto, você mantém a estimativa.

Valores permitidos

Livre
Ativo
Finalizado
Fechado
Arquivado
Bloqueado
Versão de estimativa

O código da versão de estimativa.

Status

O status da versão de estimativa.

Se o status da versão for Livre, será possível adicionar estruturas à versão, alterar o valor da versão e assim por diante. Por exemplo, você ainda poderá trocar a estrutura primária por uma das estruturas incluídas adicionalmente.

Se o status da versão for Final, a versão estará congelada. É possível alterar o status somente de volta para Livre e/ou alterar a estrutura de classificação.

Valores permitidos

Livre

Se o status é Livre, é possível alterar ou adicionar dados.

Real

Se o status é Real, é possível alterar ou adicionar dados. A estimativa pode ser usada para gerar os dados do orçamento.

Final

Se o status é Final, os dados estão congelados.

Parceiro de negócio cliente

O parceiro de negócios cliente. O padrão desse valor será obtido da sessão Versões de estimativa (tpest1100m000).

Nota

O Infor LN recuperará as informações do Livro de preços específico do PN cliente se especificado para o parceiro de negócios na sessão Matrizes de preço de venda (tdpcg0130m010).

Linha

Cada linha de estimativa é identificada por um número. Por padrão, a numeração aumenta o número anterior em 10. Porém, você é livre para alterar o incremento numérico. O comando Renumerar linhas de estimativa está disponível no menu adequado como um dos Utilitários de modificação.

Nota

Juntamente com o número da linha, cada linha de estimativa possui um número de linha exclusivo que não é visível. Esse número de linha exclusivo é determinado pela série da estimativa e pelo grupo de números da estimativa na sessão Parâmetros do projeto (tppdm0100s000).

Estimativa
Estimativa
Tipo de estimativa

O tipo de estimativa.

Valores permitidos

Descendente

Ao calcular o valor de custo ou vendas em uma estrutura descendente, um valor superior é distribuído para os elementos de nível inferior. Não há agregação dos custos. O elemento estrutural a partir do qual você trabalha determina o valor. A regra é que o LN busca valores nas linhas de estimativa no nível Total/Tipo de custo/Outra estrutura/Detalhe, nessa ordem.

Ascendente

Ao calcular o valor de custo ou vendas em uma estrutura ascendente, valores exatos são atribuídos aos elementos de nível inferior e agregados para formar o valor superior.

Tipo de linha

Uma classificação da linha de estimativa, com o valor padrão obtido da sessão Perfil do usuário (tppdm0101s000). Por exemplo, é possível imprimir um relatório de custos diretos e indiretos.

Valores permitidos

Direto

Os custos diretos para a linha de estimativa são gerados.

Indireto

Os custos indiretos para a linha de estimativa são gerados.

Nível

O nível de detalhes da estimativa.

O nível depende do valor do campo Tipo de estimativa. Se o Tipo de estimativa estiver definido como Ascendente, os seguintes valores serão possíveis:

  • Total
  • Detalhe

Se o Tipo de estimativa estiver definido como Descendente, os seguintes valores serão possíveis:

  • Total
  • Detalhe
  • Tipo de custo
  • Outra estrutura

Valores permitidos

Total
Tipo de custo
Outra estrutura
Detalhe
Elemento estrutural primário

Um elemento estrutural primário. A estrutura primária é inserida na sessão Versões de estimativa (tpest1100m000).

Custo
Custo de unidade

O custo de unidade pode originar-se de várias origens.

Moeda

A moeda da versão de estimativa é a Moeda padrão.

Custo de unidade final

Se esta caixa de controle estiver selecionada, você terá tornado o custo de unidade final para essa linha de estimativa. Esse processo também pode ser realizado automaticamente com o comando Custo de unidade final. Com esse comando, o custo de unidade final é recuperado de uma linha de estimativa correspondente. No entanto, esse método funcionará somente se houver uma linha de estimativa que contenha um custo de unidade final para o mesmo objeto de custo.

Sobretaxa %

É possível inserir uma sobretaxa em uma linha ou inserir uma linha de estimativa separada do tipo de custo Custos diversos, por exemplo, para despesas de viagem.

Valor do custo

O cálculo é o custo de unidade * quantidade bruta ou um valor inserido manualmente.

LET

Se você selecionar a opção Agregar totais no menu adequado, os valores de linha com o tipo de estimativa principal (LET) dos elementos estruturais vinculados serão somados e exibidos no campo LET.

A forma de realização do cálculo depende das suas configurações de usuário e do tipo de estimativa principal do elemento estrutural. Se o LET do elemento estrutural A for descendente e você tiver duas linhas para A, uma descendente e outra ascendente, a linha descendente será utilizada no cálculo do total de LET desse elemento estrutural. Para elementos ascendentes, o valor do campo Nível para os tipos de nível de custo e vendas na sessão Elementos estruturais (tpest1120m000) determina qual é a linha agregada.

LET

O custo estimado do elemento estrutural ou do projeto total com base nas sobretaxas, dependendo da visualização atual.

Descendente

O valor descendente total depende da visualização da estrutura. Se você inserir linhas de estimativa com a visualização no elemento estrutural A, o valor A será exibido. O tipo de nível inserido nas linhas de estimativa determina o valor total de linha específico de A.

O LN procura o valor na seguinte ordem de tipo de nível:

  • Total
  • Tipo de custo
  • Outra estrutura
  • Detalhe
Descendente

O valor do custo no destino da linha de estimativa com o campo Nível definido como Total e o campo Tipo de estimativa definido como Ascendente.

Ascendente

O total agregado de todas as linhas do elemento estrutural com o campo Tipo de estimativa definido como Ascendente.

Ascendente

Soma do valor do custo no destino da linha de estimativa com o campo Nível definido como Detalhe e o campo Tipo de estimativa definido como Ascendente.

Habilidades

Indica se as habilidades estão definidas para as tarefas vinculadas à linha de estimativa.

Nota
  • Este é um campo de exibição.
  • Essa opção é marcada ao criar uma linha de estimativa para uma tarefa que possui habilidades vinculadas.
  • É possível visualizar e modificar as habilidades padrão na sessão Estimativa de mão de obra (tpest2600m000).
Objeto de custo
Tipo de custo

O tipo de custo vinculado à linha de estimativa.

Valores permitidos

Mão de obra

Uma tarefa específica. É possível usar códigos de mão de obra para controlar os custos de um código de mão de obra ou grupo de códigos.

Materiais

A substância de que um item é composto; por exemplo, madeira, cobre, nylon.

Equipamento

Um tipo de custo que é necessário para recursos que não são consumidos durante a execução do projeto. Exemplos de equipamento são máquinas e ferramentas.

Subcontratação

Um tipo de objeto de custo que representa os serviços adquiridos de terceiros para uso no projeto.

Custos diversos

Custo indireto e custos que não fazem parte de outros tipos de custo são registrados como custos diversos; por exemplo, custos de seguro.

Atividade de referência

A menor unidade de trabalho necessária. Por exemplo, realizar uma atividade de manutenção.

Item

O código do item.

É possível inserir os seguintes tipos de item:

  • Fabricado
  • Comprado
  • Genérico
Nota
  • Será possível usar o Tipo item Produto somente se o campo Tipo de item - Produto estiver definido como Ativo na sessão Comps. software implementados (tccom0100s000).
  • O tipo de item Comprado e/ou Fabricado será usado somente se o campo Tipo de item - Produto estiver definido como Inativo na sessão Comps. software implementados (tccom0100s000).

Também é possível utilizar um item de projeto ou um item personalizado.

Nota

Para um item PCS, garanta o preenchimento da série PCS na sessão Parâmetros do projeto (tppdm0100s000).

Objeto de custo

objeto de custo ou código de controle

Nota

Não é possível inserir um objeto de custo de material. A Estimativa utiliza o campo Item como um campo separado para o objeto de custo de material.

Unid efetividade

O código da unidade de efetividade para o item na linha de estimativa.

Descrição

A descrição ou o nome do código.

Variante de produto

A variante de produto.

PN fornecedor

O parceiro de negócios fornecedor vinculado à linha de estimativa.

Para itens sem um código de item, o parceiro de negócios fornecedor pode ser utilizado para criar itens de projeto durante a ativação da estimativa para o orçamento.

Vendas
Margem %

Um percentual adicionado aos custos para atingir um valor de venda.

valor de vendas brutas = valor do custo no destino + contingência + escalação + margem
Moeda

A moeda da versão de estimativa é a Moeda padrão. No entanto, a moeda pode mudar com base no valor especificado, por exemplo, no livro de preços.

Unid. depreço

A unidade de custo padrão. A unidade de quantidade pode diferir da unidade de custo padrão. Por exemplo, se o custo padrão for definido em horas e a quantidade do material necessário estiver em peças.

Exemplo

Se o custo padrão for 100 euros por hora e a quantidade for 1.000 peças, a norma determinará o cálculo. Se a norma for: uma hora gera duas peças, o valor será EUR 50.000.

Preço devenda final

Se esta caixa de controle estiver selecionada, você tornará o preço de venda final para essa linha de estimativa. Também é possível realizar esse processo de modo semiautomático com o comando Preço final de venda. Com esse comando, o preço final de venda é recuperado de uma linha de estimativa correspondente. No entanto, esse método funciona somente se houver uma linha de estimativa com um preço final de venda para o mesmo objeto de custo.

Desconto %

O percentual do valor do desconto.

Valor devenda bruta

O valor de vendas brutas depende do método de fixação de preços:

  • Margem

    valor de vendas brutas = valor do custo no destino + contingência + escalação + margem
  • Fixação de preço alvo

    valor de vendas brutas = quantidade * preço bruto de venda
Valor líquido de venda

Se o método de fixação de preços for Margem, o valor líquido de venda será o valor de vendas brutas - valor do desconto.

Valor do lucro

O valor do lucro é a diferença entre o valor líquido de venda e o valor do custo. Se o método de fixação de preços for Fixação de preço alvo, um valor negativo ou positivo indicará que você precisa aceitar uma perda ou um lucro.

% lucro

O percentual de lucro.

Ele é calculado da seguinte maneira:

percentual de lucro = {(valor líquido de venda - valor do custo)/valor do custo} * 100
LET

O valor do custo é o valor de vendas do projeto total ou do elemento estrutural, dependendo da visualização atual.

LET

O valor líquido de venda total do projeto ou do elemento estrutural. Isso depende da sua visualização atual.

Descendente

Valor bruto de vendas da linha de estimativa descendente com o campo Nível definido como Total.

Descendente

Valor líquido de vendas da linha de estimativa descendente com o campo Nível definido como Total.

Ascendente

Soma do valor bruto de vendas da linha de estimativa com o campo Nível definido como Detalhe e o campo Tipo de estimativa definido como Ascendente.

Ascendente

Soma do valor líquido de vendas da linha de estimativa com o campo Nível definido como Detalhe e o campo Tipo de estimativa definido como Ascendente.

Quantidade
Quantidade

A quantidade bruta é utilizada, tanto para vendas quanto para custo, para calcular o valor com o preço multiplicado pela quantidade bruta.

quantidade bruta = quantidade * (1 + fator perda/100) * fator de ajuste * (norma/taxa de produção)
		  
Unidade

A unidade de quantidade.

Perda [%]

Esse campo é aplicável somente a linhas de estimativa com o tipo de custo de material. A quantidade bruta será recalculada se o fator descarte for alterado:

quantidade bruta = quantidade * (1 + fator perda/100) * fator de ajuste
		  
Fator de ajuste

O fator de ajuste é utilizado para modificar as normas padrão e/ou as taxas da estimativa. O fator de ajuste é utilizado para calcular a quantidade bruta.

quantidade bruta = quantidade * (1 + fator perda/100) * fator de ajuste
		  
Norma

A norma é aplicável somente aos tipos de custo Mão de obra, Equipamento e Subcontratação.

Se a norma é alterada, o valor é recalculado:

custo/valor de venda = quantidade * norma * custo de unidade * (1 + fator de descarte/100) * fator de ajuste

Se essa linha for ativada para um orçamento do projeto, o método de orçamento do projeto ou da atividade vinculada será Normas de mão de obra.

Taxa de produção[unidade/preço unitário]

A taxa de produção é aplicável somente aos tipos de custo Mão de obra, Equipamento e Subcontratação.

Se a taxa de produção é alterada, o valor é recalculado:

custo/valor de venda = unidade de quantidade * custo de unidade/taxa de produção * (1 + fator de descarte/100) * fator de ajuste

Se essa linha for ativada para um orçamento do projeto, o método de orçamento do projeto ou da atividade vinculada será Taxa de produção.

Status
Status

O status da linha de estimativa.

Valores permitidos

Livre

Se o status é Livre, é possível alterar ou adicionar dados.

Real

Se o status é Real, é possível alterar ou adicionar dados. A estimativa pode ser usada para gerar os dados do orçamento.

Final

Se o status é Final, os dados estão congelados.

Ativado

Se esta caixa de controle estiver selecionada, a linha de estimativa será ativada para o orçamento na sessão Ativar estimativa para o orçamento (tpest2200m000).

Nota
  • Uma linha de estimativa pode ser ativada somente com essa caixa de seleção selecionada.
  • Se você selecionar a caixa de seleção Reativar linhas de estimativa na sessão Ativar estimativa para o orçamento (tpest2200m000), a reativação criará registros duplicados no orçamento.
Status def. usuário

Defina um status adequado para a estimativa.

Por exemplo, você define dois status: Solicitação de cotação e Fornecimento final. O status pode ser Solicitação de cotação se você não tiver certeza sobre os custos de um fornecimento para a linha de estimativa. Vincule, por exemplo, somente os campos de custo relacionados a esse status. A caixa de seleção Incluirno custo deve ser desmarcada. Essas linhas de custo não são incluídas no cálculo do custo total. Você poderá alterar o status das linhas de custo para Fornecimento final posteriormente, quando receber a resposta à solicitação de cotação e souber qual é o custo de unidade do fornecimento. Agora, selecione a caixa de seleção Incluirno custo.

Os status Solicitação de cotação e Fornecimento final são exemplos. Você pode criar sua própria lista de status.

Incluirno escopo

A caixa de seleção Incluirno escopo é exibida com base na configuração na sessão Utilitários de linhas de estimativa (tpest2201m000).

Se o logon utilizado não tiver opções de estimativa por usuário, a caixa de seleção Incluirno escopo será marcada automaticamente para cada nova linha de estimativa. Use essa caixa de seleção para definir linhas alternativas para a proposta e a entrada para os totais. Se a alternativa estiver fora do escopo, o valor da caixa de seleção Incluirno escopo estará mais alto na hierarquia do que o valor das caixas de seleção Incluirno custo e Incluirnas vendas. Assim, as linhas de estimativa com as caixas de seleção Incluirno custo e Incluirnas vendas marcadas, mas com a caixa de seleção Incluirno escopo desmarcada, não serão consideradas nos totais. Você pode selecionar ou desmarcar essa caixa de seleção com um status definido pelo usuário.

Incluirno custo

Se esta caixa de controle estiver selecionada, o custo total e o custo no destino serão calculados.

Se você clicar em Agregar totais, o valor da linha será incluído no custo total e no custo no destino. A exibição da caixa de seleção Incluirno custo é baseada na configuração na sessão Utilitários de linhas de estimativa (tpest2201m000). Se o logon que você estiver utilizando não tiver opções de estimativa por usuário, a caixa de seleção Incluirno custo será marcada automaticamente para cada nova linha de estimativa. Essa caixa de seleção pode ser desmarcada com um status definido pelo usuário.

Incluirnas vendas

Se esta caixa de controle estiver selecionada, as vendas brutas e líquidas totais serão calculadas.

Se você clicar em Agregar totais, o valor da linha será incluído no custo total e no custo no destino. A exibição da caixa de seleção Incluirnas vendas é baseada na configuração na sessão Utilitários de linhas de estimativa (tpest2201m000). Se o logon que você estiver utilizando não tiver opções de estimativa por usuário, a caixa de seleção Incluirnas vendas será marcada automaticamente para cada nova linha de estimativa. Essa caixa de seleção pode ser desmarcada com um status definido pelo usuário.

Custo e vendas
Taxas de custo
Data do custo incorrido

A data esperada em que os custos da linha de estimativa ocorrerão. Essa data é utilizada para determinar o custo/preço de compra efetivo, o fator da taxa efetivo e o fluxo de caixa do projeto no momento da liberação dos custos.

Se a estrutura primária for Atividade ou Elemento, a data inicial da atividade/elemento será a data padrão. No caso de outro tipo de estrutura de versão de estimativa, a data inicial do projeto será a data padrão. Se a programação da atividade for alterada, você poderá atualizar a data do custo incorrido.

Cód. taxa mão de obra

O código da taxa de mão de obra determina tanto o custo quanto o preço de venda, além de ser mantido na sessão Códs. taxa mão de obra (tcppl0190m000). Se o método de fixação de preços de venda for Margem, o preço de venda da taxa de mão de obra poderá ser ignorado.

Origem do custo de unidade

O LN padroniza o valor nesse campo, pois estão disponíveis várias fontes que ajudam a estimar o preço de venda para a linha de estimativa.

Valores permitidos

Manual

O preço para uma linha de estimativa é inserido manualmente.

Excel

O preço para uma linha de estimativa é calculado no Excel no nível de campo.

Livro de preço

Válido para um item, equipamento do tipo de custo e subcontratação; o preço é calculado a partir dos livros de preços (matriz de preço e sequência de pesquisa) ou do contrato de compra.

Configurador

O preço do item configurador é especificado. A variante de produto de item genérico na linha de estimativa é utilizada.

Objeto de custo
  • Custo de unidade ou preço de compra.
  • Preço de compra dos dados de compra do item.
  • Custo de unidade dos dados de custo do item.
  • Preço do contrato de compra do projeto.
  • Custo de unidade da taxa salarial, conforme definido na sessão Taxas mão de obra (tcppl0191m000).
Taxa de mão de obra

Essa taxa é baseada nas taxas de mão de obra definidas na sessão Taxas mão de obra (tcppl0191m000) ou na sessão Taxas de mão de obra específicas (tcppl0192m000).

SC

O preço para a estimativa é calculado a partir da SC criada utilizando a opção Criar solicitação de cotação na sessão Linhas de estimativa (tpest2100m000). O Infor LN define o valor como SC quando você clica no botão Atualizar preço.

Taxa

A taxa de custo entre a moeda da versão da estimativa e a moeda local do projeto.

Fatorda taxa

O fator da taxa da taxa de câmbio da versão de estimativa.

Valores de custo
Valor da sobretaxa

É possível inserir uma sobretaxa em uma linha ou inserir uma linha de estimativa separada do tipo de custo Custos diversos, por exemplo, para despesas de viagem.

Valor do custo no destino

O valor do custo no destino para a linha de estimativa.

Valor de custoestimado

Esse valor é o custo total da estimativa, incluindo sobretaxas. O custo no destino é realizado sempre que você modifica o valor do custo ou as sobretaxas.

valor no destino = valor do custo + sobretaxas (custos adicionais)
Preços
Método de fixação de preços

O método de preço para a linha de estimativa.

Valores permitidos

Margem

Adicionar uma margem ao custo com base em multiplicadores de custo. A margem pode ser uma margem de lucro, imposto, taxa de gestão ou outro fator específico da companhia.

valor de vendas brutas = valor do custo no destino + contingência + escalação + margem

Nota: um valor ou percentual de margem é exibido somente para fins de informação.

Fixação de preço alvo

Em muitos casos, o preço almejado para a estimativa é fixo. Nesses casos, o preço de venda, por exemplo, é determinado por uma lista de preços.

valor de vendas brutas = quantidade * preço bruto de venda
Nota

Por padrão, o método de fixação de preços é obtido da sessão Perfil do usuário (tppdm0101s000).

Margem e provisões
Valor de margem

Um valor percentual que é adicionado ao valor do custo no destino para atingir um valor de venda.

valor de vendas brutas = valor do custo no destino + contingência + escalação + margem
Valor da contingência

Insira um valor da contingência como uma reserva para riscos que podem ocorrer, como ações preventivas ou danos de risco de reparo.

Valor doaumento

Uma reserva para um ajuste de preço que pode ocorrer durante o ciclo de vida do projeto. Por exemplo, um aumento no preço da matéria-prima do fornecedor ou um aumento na remuneração coletiva.

Taxas venda
Data de venda prevista

A data de venda prevista da linha de estimativa. Essa data é necessária para determinar o fluxo de caixa do projeto naquela data e para obter o fator da taxa efetivo e o preço de venda efetivo.

Se a estrutura primária for Atividade ou Elemento, a data final da atividade/elemento será a data padrão. No caso de outro tipo de estrutura de versão de estimativa, a data final do projeto será a data padrão. Se a programação da atividade for alterada, você poderá atualizar a data de venda prevista.

Preço bruto de venda

O código do preço de venda.

O preço de venda é determinado pelo método de fixação de preços:

  • Se o Método de fixação de preços for definido como Fixação de preço alvo, será possível inserir o preço manualmente.
  • Se o Método de fixação de preços for definido como Margem, o preço será calculado com a fórmula:

    preço bruto de venda = valor de vendas brutas/quantidade bruta

    onde:

    quantidade bruta = quantidade * (1 + fator perda/100) * fator de ajuste
Origem do preço de venda

O LN padroniza o valor nesse campo, pois estão disponíveis várias fontes que ajudam a estimar o preço de venda para a linha de estimativa. Portanto, é importante que o usuário identifique a origem da estimativa.

Valores permitidos

Manual

O preço para uma linha de estimativa é inserido manualmente.

Excel

O preço para uma linha de estimativa é calculado no Excel no nível de campo.

Livro de preço

Válido para um item, equipamento do tipo de custo e subcontratação; o preço é calculado a partir dos livros de preços (matriz de preço e sequência de pesquisa) ou do contrato de compra.

Configurador

O preço do item configurador é especificado. A variante de produto de item genérico na linha de estimativa é utilizada.

Objeto de custo
  • Custo de unidade ou preço de compra.
  • Preço de compra dos dados de compra do item.
  • Custo de unidade dos dados de custo do item.
  • Preço do contrato de compra do projeto.
  • Custo de unidade da taxa salarial, conforme definido na sessão Taxas mão de obra (tcppl0191m000).
Taxa de mão de obra

Essa taxa é baseada nas taxas de mão de obra definidas na sessão Taxas mão de obra (tcppl0191m000) ou na sessão Taxas de mão de obra específicas (tcppl0192m000).

SC

O preço para a estimativa é calculado a partir da SC criada utilizando a opção Criar solicitação de cotação na sessão Linhas de estimativa (tpest2100m000). O Infor LN define o valor como SC quando você clica no botão Atualizar preço.

Taxa

A taxa de venda entre a moeda da versão de estimativa e a moeda local.

Fatorda taxa

O fator da taxa da taxa de câmbio da versão de estimativa.

Preço líquido de venda

O preço líquido de venda do item.

preço líquido de venda = valor líquido de venda/quantidade
Valores venda
Valor desconto

O valor do desconto total.

Estrutura
Estrutura
Estrutura 1–7

O elemento estrutural.

A estrutura primária é inserida na sessão Versões de estimativa (tpest1100m000). Na sessão Trocar estruturas na versão (tpest1202m000), é possível trocar a primeira posição de estrutura adicional por outra estrutura adicional predefinida que também esteja vinculada a essa versão de estimativa.

Classificar elemento da estrutura

A estrutura adicional que é definida como estrutura de classificação. É possível utilizar o código de Classificar elemento da estrutura para ordenar as linhas de estimativa.

Texto
Texto

Se esta caixa de controle estiver selecionada, um texto estará presente.

Rastreamento
Criado por

O usuário que criou os dados.

Nome do usuário

O nome do usuário que criou os dados.

Data de criação

A data em que os dados são criados.

Última modificação por

O usuário que modificou os dados.

Nome

O nome do usuário que modificou os dados.

Última modificação em

A data em que os dados são modificados.

Motivo da última alteração

O código de motivo.

Descrição

A descrição ou o nome do código.