Entender o processo de estimativa
Este capítulo apresenta uma visão geral das estimativas para um projeto e os vários processos relacionados.
Estimativas de projeto
A estimativa é uma demonstração do valor provável de custo e vendas para o fornecimento de certos produtos ou serviços. Uma estimativa é criada antes do recebimento de uma ordem. A Estimativa de projeto é utilizada para a preparação de ofertas/cotações para calcular o custeio do projeto, a fim de chegar a uma estimativa.
Tipos de estimativa
O tipo de estimativa é calculado por meio de uma estrutura ascendente ou descendente.
- Descendente: No cálculo do custo ou valor de vendas em uma estrutura descendente, você distribui um valor superior para os elementos de nível inferior.
- Ascendente: Ao calcular o custo ou o valor de vendas em uma estrutura ascendente, insira valores exatos para os elementos de nível mais baixo e os agregue para calcular o valor superior.
Tipos de estimativa principal
O tipo de estimativa dos elementos estruturais do projeto são os tipos de estimativa principal. Caso o tipo de estimativa principal seja ascendente, LN calcula o valor total do tipo de estimativa principal (LET) adicionando todos os valores de linha de estimativa com o mesmo tipo de nível. Se o tipo de estimativa principal referente ao elemento estrutural superior for descendente, o LET total será o valor do elemento estrutural definido como descendente. Os elementos estruturais descendentes são verificados somente para determinar se os valores de estimativa não excedem o valor pai. Entretanto esses elementos não são utilizados ao calcular a estimativa total.
Tipos de orçamento para ativar estimativas
É possível selecionar um dos tipos de orçamento a seguir ao ativar uma estimativa para um orçamento:
- Orçamento descendente.
- Orçamento ascendente (orçamento da atividade).
- Orçamento ascendente (orçamento do elemento).
Versão de estimativa
As versões de estimativa fazem parte de um projeto de estimativa e utilizam elementos estruturais para definir a estrutura de uma estimativa. É possível usar versões para fazer distinção entre várias abordagens ou solicitações internas ou externas para um cálculo de preço.
Estruturas de versão de estimativa
As estruturas de versão de estimativa são utilizadas para ordenar ou classificar a estimativa. Em muitos casos, várias estruturas de versão de estimativa permitem criar diversas classificações dos dados da estimativa. A estrutura da versão de estimativa pode ser uma estrutura de atividade importada, estrutura de elemento, estrutura de componente de custo ou uma extensão atribuída à estrutura. Essas estruturas são importadas de um projeto existente. Também é possível vincular uma estrutura definida pelo usuário a uma versão da estimativa. É opcional usar estruturas na fase de estimativa.
Série de estim.
A série de estimativas é usada para criar um número de projeto exclusivo. As organizações podem ter intervalos de projetos separados para fazer a estimativa dos projetos ou usar a estimativa como uma fase do projeto e incluir a estimativa no projeto usado para a execução. Idealmente, as séries de estimativas são utilizadas para criar um número de projeto.
Proposta
O objetivo do processo de estimativa é preparar uma cotação ou oferta constituída pelas informações de preço de vendas das entregas (elementos estruturais primários).