Ativar uma estimativa para um orçamento
É possível ativar uma estimativa para um projeto quando:
- O trabalho pode começar.
- A oferta é aceita.
- Itens com lead times longos precisam ser ordenados.
Você ativa uma estimativa para criar linhas de orçamento do projeto a partir da linha de estimativa.
É possível ativar:
- Uma estrutura do projeto completa, com todas as linhas de estimativa, ou uma seleção de linhas de estimativa.
- Parte da estrutura. Se a estrutura selecionada for hierárquica, será necessário especificar um nó. Consequentemente, todos os elementos estruturais e linhas de estimativa vinculados ao elemento estrutural do nó em questão forem ativados. Se a hierarquia não for definida, uma estrutura simples evolui e permite especificar um intervalo de elementos e/ou números em sequência de linhas de estimativa. Todas as linhas de estimativa dentro do intervalo são ativadas.
- Se o elemento estrutural tiver o tipo de estimativa Ascendente e o tipo de atividade for um elemento de WBS ou um pacote de planejamento, o elemento estrutural não poderá ser ativado para um orçamento. A mesma regra se aplica ao tipo de estimativa Descendente caso você use uma estrutura de atividade como estrutura primária.
- Linhas de estimativa que são ativadas. Nesse caso, é necessário excluir a estimativa/linhas de orçamento ativadas anteriormente. Caso contrário, as linhas de orçamento duplicadas serão exibidas.
- Depois que a estimativa é ativada para o orçamento, não há relação entre as linhas de estimativa e as linhas de orçamento.
- Quando você usa o custo indireto/sobretaxas em uma versão da estimativa, é necessário alterar o valor de sobretaxa nas linhas de orçamento para zero ou alterar as linhas de estimativa com custo indireto para custos diretos ao ativar uma estimativa. Caso contrário, a sobretaxa é calculada e adicionada ao custo indireto do projeto real, gerando um orçamento impreciso. Para uma estimativa melhor, use custos diversos para atualizar o orçamento com sobretaxas. Na caixa de grupo Ativar como linhas diversas, marque as caixas de seleção para equilibrar o valor total da estimativa e do orçamento.
Para ativar uma estimativa para um orçamento, é possível usar os tipos de orçamento a seguir:
- Orçamento descendente.
- Orçamento ascendente (orçamento da atividade).
- Orçamento ascendente (orçamento do elemento).
O orçamento descendente ativado e o orçamento ascendente não estão relacionados. Também é possível copiar ou gerar linhas para um orçamento descendente após a ativação.
Se você marcou uma das caixas de seleção de Objeto de custo na sessão Ativar estimativa para o orçamento (tpest2200m000), os valores correspondentes inseridos na caixa de grupo Número sequencial da sessão Parâmetros do projeto (tppdm0100s000) serão usados.
Se o código de controle estiver vinculado a uma linha de estimativa, um novo código de objeto de custo será gerado adicionando um número em sequência ao código de controle.
O comprimento do número sequencial depende do valor que indica o comprimento máximo na sessão Parâmetros do projeto (tppdm0100s000) e o comprimento do código de objeto de custo definido no dicionário de dados. Se o intervalo dos números em sequência já foi utilizado, uma nova série será gerada, começando com ZZZ00001.
Por exemplo, o código de controle 20 aparece duas vezes, e o comprimento da sequência é 2. Consequentemente, os códigos 2001 e 2002 são gerados. Em relação ao código de equipamento, o número máximo de posições é 10. Para atribuir um número sequencial, o código original inserido na sessão Linhas de estimativa (tpest2100m000) deve ter menos de 10 caracteres. LN atribui o próximo número em sequência livre ao código de controle.
Para ativar uma estimativa para um orçamento descendente ou ascendente, consulte:
- Ativar uma estimativa para um orçamento descendente
- Ativar uma estimativa para um orçamento ascendente