Relatório de progresso de fabricação repetitiva

Os relatórios de progresso na fabricação repetitiva são feitos usando estas sessões:

  • Lista de trabalhos (tirpt4602m000)
  • Relatar turno (tirpt4636m200)

Relatório de lista de trabalho

Os relatórios da sessão Lista de trabalhos (tirpt4602m000) são gerados durante um turno em "tempo real". É possível configurar a sessão Lista de trabalhos (tirpt4602m000) para acomodar seus procedimentos preferenciais usando a sessão Configurações de lista de trabalhos (tirpt0141m000). É possível definir parâmetros para conclusão de linha de programação, relatórios de quantidade e processamento de rejeição.

Depois de especificar a célula de trabalho, o turno atual será selecionado e as linhas de programação de produção para esse período de tempo serão exibidas. Você pode visualizar o status, a data de vencimento, as datas inicial e final e as quantidades de itens para cada linha.

É possível manter as quantidades concluídas e rejeitadas na parte de Relatório/Progresso/Estoque da sessão Lista de trabalhos (tirpt4602m000) informando as quantidades adicionais concluídas na linha de programação selecionada. Cada vez que uma quantidade é relatada como concluída em uma linha de programação, os registros do turno são atualizados automaticamente no documento de custo da célula de trabalho.

Durante um turno, as horas reais da célula de trabalho são calculadas pelo LN com base no status da célula de trabalho. As horas de mão de obra são baseadas nas quantidades relatadas como concluídas, em combinação com os recursos de mão de obra e o tempo TAKT definidos no modelo de produção. Depois de lançar todas as quantidades, será possível relatar uma linha de programação como concluída.

Relatório de turno em Repetitive Manufacturing

A sessão Relatar turno (tirpt4636m200) é usada para gerenciar e informar os resultados finais no encerramento de cada turno.

Nessa sessão, é possível alterar os lançamentos preliminares na sessão Lista de trabalhos (tirpt4602m000). Se todos os dados estiverem corretos, você pode concluir o turno e atualizar o documento de custo relacionado.

Para relatar um turno como concluído, especifique uma célula de trabalho e selecione o turno aplicável. Quando o turno é selecionado, uma visão geral das horas de célula de trabalho estimadas, horas de mão de obra e quantidades é exibida com base nas linhas de programação de produção planejadas para o turno, juntamente com as quantidades e horas já lançadas.

Os tempos de configuração, execução e inatividade podem ser relatados usando as opções disponíveis na sessão Lista de trabalhos (tirpt4602m000) ou calculados com base nas quantidades relatadas. O tempo registrado pode ser inferior ao tempo disponível para o turno. Isso pode ocorrer devido a discrepâncias de registro e pode ser corrigido pelo supervisor de turno antes que o turno seja relatado como concluído, após o registro dos tempos de configuração e de inatividade da célula de trabalho.

Após a correção, se as horas ainda forem inferiores ao tempo de turno, as horas disponíveis restantes serão registradas como tempo de espera. As horas de mão de obra são lançadas da mesma forma, mas a exceção é que o tempo de espera de horas de mão de obra deve ser inserido manualmente pelo supervisor de turno.

Quando um turno é fechado, os documentos de custo relacionados à célula de trabalho também podem ser fechados.

Nota
  • Um turno pode conter vários lançamentos, por exemplo, se ocorrer backflushing para cada quantidade de transporte, a quantidade completada será lançada cada vez que a quantidade de transporte for atingida.
  • As horas são lançadas como mão de obra genérica para a célula de trabalho, não para cada funcionário.
  • Se forem utilizadas quantidades adicionais de material, será preciso lançar manualmente as quantidades no ponto de uso vinculado ao material no documento de custo da célula de trabalho.

Relatório do documento de custo da célula de trabalho

Um documento de custo de célula de trabalho armazena os resultados cumulativos de uma célula de trabalho específica durante um período de tempo. Estas ações resultam em lançamentos:

  • Relato de quantidades do item final concluídas
  • Relato de quantidades do item final rejeitadas
  • Relato de horas de mão de obra e horas de máquina
  • Backflushing de materiais
  • Relato de materiais adicionais diretamente no documento de custo de célula de trabalho.

Depois que o período especificado no documento de custo tiver passado, o documento poderá ser fechado. É possível usar a sessão Fechar documento de custo (tirpt7201m100) para selecionar os documentos de custo que você deseja relatar como fechado.

Relatório de progresso de estação de trabalho

Quando detalhes adicionais são necessários no relatório de progresso, é possível implementar o relatório para cada estação de trabalho. Será possível relatar as quantidades concluídas e rejeitadas para cada estação de trabalho se os seguintes parâmetros forem selecionados:

  • A caixa de seleção Relatório sobre estações de trabalho na sessão Parâmetros de fabricação repetitiva (tirpt0100m000) deve estar marcada.
  • A caixa de seleção Relatório sobre estações de trabalho marcada na sessão Modelo de produção (tirpt2100m100) está marcada.

Se os parâmetros anteriores estiverem selecionados para o modelo de produção, estas opções estarão disponíveis:

  • Estação de trabalho é ponto de contagem

    Se a caixa de seleção Est. trab. é ponto contagem estiver marcada na sessão Estações de trabalho de linha de programação (tirpt4111m000) durante a programação, as quantidades de produtos concluídos e rejeitados serão relatadas com base nas linhas de programação ativas da estação de trabalho selecionada. O relato das quantidades rejeitadas em um ponto de contagem gera uma atualização da linha de programação da célula de trabalho.

  • Estação de trabalho é ponto de inspeção

    Cada ponto de inspeção inclui uma programação de inspeção definida com base no protocolo de inspeção especificado. Há duas opções de inspeções de qualidade para a fabricação repetitiva:

    • Um protocolo básico de inspeção em processo

      O protocolo de inspeção em processo é semelhante à funcionalidade de variáveis de processo no Job Shop Control. É possível configurar inspeções especificando variáveis de processo na sessão Variáveis do processo (tirpt4112m000) e visualizar os resultados na sessão Resultados da inspeção (tirpt4112m100).
    • Um protocolo de inspeção de item usando o módulo de gestão da qualidade

      Gestão da qualidade
Nota

O layout da célula de trabalho deve acomodar a geração de relatórios de cada estação de trabalho.