Divisões de ordem de produção - visão geral
Com a funcionalidade de divisão, é possível dividir uma ordem de produção. Ao dividir uma ordem de produção em processo, você a divide em várias ordens de produção. É possível selecionar a quantidade de divisão que vai para a nova ordem filha ou dividir itens rejeitados.
Uma divisão pode ser necessária em situações como as seguintes:
- a quantidade total da ordem não pode ser concluída a tempo devido a problemas de capacidade.
- o material disponível é insuficiente para concluir a quantidade total da ordem a tempo.
- parte da quantidade total da ordem é não conforme, adiantada ou atrasada.
-
Depois que uma ordem filha é criada, ela é independente da ordem pai e suas características herdadas podem ser ajustadas manualmente. Ordens filha e ordens pai sempre fazem referência umas às outras. Uma ordem pai pode fazer referência a várias filhas, ao passo que as ordens filha fazem referências somente à ordem pai.
-
Para dividir automaticamente a quantidade rejeitada de uma ordem de produção, é preciso marcar a caixa de seleção Dividir ordem ao relatar quantidade rejeitada na sessão Parâmetros de ordem de produção (tisfc0100s000).
Dividir ordens de produção pode afetar as variações de eficiência de várias maneiras, incluindo:
- A ordem de produção é responsável por uma determinada quantia fixa de perda durante a produção. Se a ordem é dividida em duas ordens de produção distintas, a quantidade de perda pode aumentar porque a nova ordem gerará perda adicional após a conclusão.
- Os tempos de configuração são duplicados quando uma ordem é dividida: as operações ativas também têm um tempo de fila. Por exemplo, se a ordem original tem tempo de configuração de uma hora, após a divisão, tanto a ordem pai como a filha terão esse tempo de configuração, o que aumenta o tempo de configuração total em uma hora. Isso significa que a capacidade necessária após a divisão também aumenta.
Se a caixa de seleção Referência de ordem de produção em submont. em Parâmetros de ordem de produção (tisfc0100s000) estiver marcada, o processo de divisão de ordem será afetado; Veja o exemplo.
-
Dados mestres
Para poder dividir ordens de produção, é preciso marcar a caixa de seleção Permitir divisões de ordem de produção na sessão Parâmetros de ordem de produção (tisfc0100s000).
Com a funcionalidade de divisão de ordem de produção ativada, estas configurações ficam disponíveis na sessão Parâmetros de ordem de produção (tisfc0100s000):
- Imprimir documentos de ordem na divisão da ordem
- Código do motivo para divisão de ordem
- Dividir ordem ao relatar quantidade rejeitada
- Análise de custos de material real para lançam. de transfer.
-
Dividir ordens de produção
É possível dividir as ordens de produção na sessão Dividir ordem de produção (tisfc0208m000), o que pode ser iniciado na sessão Ordens de produção (tisfc0501m000) ou, se a divisão se referir a itens rejeitados, nas sessões Completar operações (tisfc0130m000) e Completar ordens (tisfc0520m000).
Por sua vez, uma ordem filha pode ser dividida. Portanto, uma ordem de produção pode ser pai e filha, ao mesmo tempo. É possível iniciar a sessão Exibição de árvore de divisão de ordem (tisfc0708m000) para visualizar todos os níveis de uma divisão em uma estrutura de navegador gráfico.
As ordens de produção com item final serializado ou de unidade efetiva podem ser divididas pelo número de série ou unidade de efetividade. Ao clicar em Selecionar na Dividir quantidade na sessão Dividir ordem de produção (tisfc0208m000), é iniciada uma destas sessões, onde será possível selecionar o número de série ou a unidade de efetividade que deve ser dividida para uma ordem secundária:
- Selecionar nº de série para dividir (tisfc0208m100)
- Selecionar unidades de efetividade a serem divididas (tisfc0208m200)
Estas condições devem ser atendidas para dividir uma ordem:
- A ordem de produção pode ser dividida somente quando a ordem de produção tem o status Liberado ou Ativo
- Uma divisão é possível somente quando uma quantidade maior ou igual à quantidade de roteiro (unidade) permanece na ordem primária.
- Quando uma ordem é dividida, uma nova ordem de produção ou ordem filha é criada com a quantidade de ordem igual à quantidade da divisão (definida pelo usuário) da ordem de produção original. A ordem filha herda as características da ordem, como data de entrega, planejamento de produção, passos da operação e necessidades de material, da ordem de produção pai.
- A quantidade total da ordem de produção a partir da qual a divisão da ordem é iniciada, diminui com base na quantidade de divisão da ordem.
- A lista de material (BOM) ou o roteiro é verificado para determinar os materiais estimados ou o planejamento de produção JSC. Os dados são copiados da ordem pai.
- Se a ordem primária contém uma distribuição de custo do projeto, a secundária obtém as linhas de distribuição com as datas da necessidade mais recentes.
- Junto com as características da ordem, a ordem secundária herda o status da ordem e o status da operação da ordem primária.
- Não há restrições ao número de divisões que podem ser aplicadas a uma única ordem de produção, desde que a ordem atenda às condições de divisão.
- As quantidades de ordens já concluídas e entregues a um armazém não podem ser divididas. As quantidades concluídas no nível de ordem ou de operação sempre ficam com a ordem pai na divisão.
-
Divisão de itens rejeitados
Quando as operações ou ordens de relatórios são concluídas, elas podem conter itens rejeitados. Em vez de relatar esses itens como rejeitados nas sessões Completar operações (tisfc0130m000) ou Completar ordens (tisfc0520m000), é possível dividir as partes rejeitadas da ordem. Quando os itens rejeitados são divididos, eles podem ser retrabalhados como uma ordem separada.
Se você iniciar a sessão Dividir ordem de produção (tisfc0208m000) a partir das sessões Completar operações (tisfc0130m000) ou Completar ordens (tisfc0520m000), a Dividir quantidade já conterá como padrão o valor do campo Adicional rejeitada.
A vantagem de dividir os itens rejeitados é que nenhuma quantidade rejeitada será relatada na ordem de produção original no fechamento.
-
Dividir ordens de produção com distribuição de rastreabilidade de projeto
Se uma ordem de produção contém uma distribuição de rastreabilidade de projeto, isso deve ser levado em conta na divisão da ordem. A quantidade dividida é derivada das linhas de distribuição selecionadas de acordo com estes critérios:
- As linhas de distribuição com as mais recentes datas de necessidade são divididas primeiro.
- Se todas as datas da necessidade nas linhas de distribuição forem iguais, a demanda anônima será dividida primeiro. As linhas de distribuição da demanda rastreada por custo do projeto serão divididas se não houver demanda anônima disponível.
- Se existirem somente linhas de distribuição de demanda rastreada por custo do projeto e as datas de necessidade forem iguais, as linhas serão movidas com base na última sequência de linha de distribuição.
Em contraste com a ordem de produção que não contém distribuição rastreada por projeto, a data de entrega planejada é baseada na mais antiga data de necessidade das rastreabilidades do projeto vinculado.
Nota:
- Depois que uma quantidade é dividida de uma ordem de produção com distribuição rastreada por projeto, o LN atualiza o rastreamento de ordem para primária e secundária a fim de adquirir datas de necessidade atualizadas.
- As rastreabilidades de projetos copiadas para a ordem filha são geradas pelo LN. Não é possível ajustá-las manualmente.
-
Recálculo de materiais estimados em divisão de ordem
Uma divisão de ordem exige uma atualização dos materiais estimados na ordem pai, mesmo que as linhas de materiais estimados já estejam congeladas.
Com base nos materiais iniciais da ordem de produção do item fabricado e da quantidade da ordem restante na ordem primária após a divisão, as quantidades de entrada da operação são recalculadas e as quantidades estimadas são atualizadas para cada material necessário. Essa atualização é feita em relação ao preço de valoração inicial, visto que os custos estimados mudam somente com base no ajuste da quantidade estimada.
Se uma ordem de produção rastreada por projeto contém materiais rastreados por custo do projeto, a linha e a distribuição de materiais estimados são atualizadas.
Para uma ordem filha recentemente criada, as linhas de materiais estimados são criadas com base nos materiais estimados da ordem de produção pai, na quantidade da ordem de produção, bem como na quantidade de entrada calculada da operação.
-
Baixas de materiais e ordens de armazém (de produção)
Na divisão de ordem, todas as linhas de materiais na ordem pai são atualizadas. Se necessário, essa atualização, por sua vez, aciona uma atualização das ordens de armazém de produção relacionadas para materiais do tipo Baixa, com base nestas regras:
-
Ordem pai
Todos os materiais baixados em uma ordem de armazém de produção são registrados como a quantidade real enviada para a ordem de produção pai. - Se uma ordem é dividida, mas a quantidade total de um material necessário já foi enviada, é preciso redistribuir manualmente os materiais entre as ordens pai e filha, devolvendo o excesso do pai e baixando-o para a ordem filha.
- Após a divisão, é verificada a quantidade total real baixada para as operações. Se a quantidade real baixada para uma operação é menor do que a quantidade de material atualizada e necessária para a operação, as ordens de baixa de armazém são atualizadas para refletir a quantidade de material ainda a ser baixado para a operação na ordem pai.
- Se a quantidade real total de material baixado para uma operação é maior do que a quantidade atualizada e necessária para a operação, quaisquer solicitações pendentes desse material devem ser removidas manualmente.
-
Ordem filha
Se, no momento da divisão, a quantidade total de materiais necessários já tiver sido baixada para a operação na ordem pai e não existirem mais ordens de armazém não preenchidas, não será preciso criar nenhuma ordem de armazém no nível da ordem filha para a mesma operação. Uma parte dos custos reais de materiais (com base no rateio da quantidade dividida da ordem) será adquirida pela ordem pai. - Se somente uma parte dos materiais necessários tinha sido enviada para uma operação na divisão da ordem, são criadas ordens de armazém para a quantidade de materiais a serem baixados para a operação no nível da ordem filha.
Note: Se, no nível de operação, a quantidade do item fabricado for completamente entregue, o LN cria uma ordem de armazém para material se forem cumpridas estas duas condições:
- No momento da divisão, a quantidade real de material baixado com relação à ordem pai é menor do que a quantidade necessária
- Estão presentes ordens de armazém pendentes para baixa da quantidade restante
- Se ambas as condições forem atendidas, no nível da ordem filha será criada uma ordem de armazém que contém uma quantidade a ser baixada igual à quantidade pendente que deveria ser baixada no nível da ordem pai.
Quando o status da operação muda para Completada, uma parte dos custos de materiais reais é obtida da ordem primária. A parte exata dos custos de materiais a serem transferidos é determinada com base no valor do campo Análise de custos de material real para lançam. de transfer. na sessão Parâmetros de ordem de produção (tisfc0100s000), que é aplicado às operações concluídas.
Os materiais baixados só podem ser devolvidos a partir da ordem de produção que contém a baixa real de armazém do material. Mesmo que os materiais tenham sido baixados para a ordem de produção pai e que, na divisão da ordem, os custos reais de materiais tenham sido transferidos para uma ordem de produção filha, a devolução pode ser executada somente a partir da ordem de produção pai, visto que as linhas da ordem de armazém foram vinculadas ao pai.
-
-
Dividir ordens de produção com várias submontagens subcontratadas
As ordens de produção com operações subcontratadas podem ser divididas somente se a operação subcontratada ainda não estiver ativa ou se a operação necessária para a produção tiver sido concluída. Caso a subcontratação com fluxo de material seja usada, os subconjuntos devolvidos também devem ser processados e concluídos.
Se a caixa de seleção Referência de ordem de produção em submont. na sessão Parâmetros de ordem de produção (tisfc0100s000) estiver marcada, é necessário baixar todas as submontagens para que a ordem possa ser dividida, pois as submontagens podem ser baixadas somente para a ordem a que estão vinculadas.
Exemplo
Na situação a seguir, haverá erros:
- Uma ordem de produção tem duas operações subsequentes subcontratadas para diferentes subcontratantes. A primeira operação foi concluída e a submontagem foi recebida.
- Se a caixa de seleção Referência de ordem de produção em submont. estiver marcada, a submontagem recebida terá uma referência de ordem de produção.
- Você decide dividir o restante da ordem de produção, incluindo a segunda operação subcontratada.
Uma submontagem devolvida do subcontratado pode ser baixada somente para uma operação na mesma ordem de produção da qual foi expedida. Se a ordem de produção foi dividida, a submontagem devolvida não pode ser baixada para a ordem de produção secundária, já que a ordem secundária tem um número de ordem de produção diferente do número de devolução da submontagem.
As linhas de fornecimento de material só podem ser tratadas, e a submontagem transferida e baixada para o armazém de chão de fábrica vinculado à operação de recebimento se uma ordem de compra de subcontratação tiver o status Ativo.
Nota: Uma ordem de produção com uma ordem de compra de subcontratação com o status Ativo não pode ser dividida.
Divisão da ordem de produção com etiqueta ao lado da linha
Se a etiqueta ao lado da linha estiver ativada para a produção ou selecionada para divisão, as unidades de gestão geradas para a ordem de produção permanecerão com a ordem primária em uma divisão. É preciso gerar novas unidades disponíveis para a ordem secundária.