Ordens de montagem
As ordens de montagem são criadas para variantes de produto cuja data de saída planejada cai no horizonte firme da ordem de montagem da linha de saída. As ordens de montagem são criadas pelo Assembly Planning, mas armazenadas e executadas no Assembly Control.
Em uma situação de multicompanhia, as ordens de montagem são criadas para cada companhia. As ordens de montagem podem ser criadas somente para linhas de montagem realizadas, ou seja, as linhas devem estar liberadas para uso no processo de produção.
Status de ordem de montagem
Uma ordem de montagem pode ter um dos seguintes status:
- Criado
- Sequenciado
- Em curso
- Produção concluída
- Completada
- Fechado
- Cancelado
Progresso da ordem de montagem
- Uma ordem de montagem recebe o status Criado quando é inicialmente gerada pela sessão Gerar ordens de montagem (tiapl3201m000). Quando isso acontece, são geradas ordens de estação de linha, variantes de estação de linha e configurações intercambiáveis. As ordens de estação de linha são geradas para a linha principal e para as linhas de fornecimento da mesma companhia. É preciso que a estrutura da linha de montagem (segmentos e estações de linha) já esteja definida.
- A ordem de montagem é Sequenciado conforme descrito no tópico do manual online do Sequenciamento de linha e tipos de regra no Controle de montagem. Quando a ordem é sequenciada, é possível iniciá-la no menu adequado da sessão Pulmão - Ordens de montagem (tiasl6520m000). É possível providenciar uma solicitação de outra estação de linha para uma ordem ser iniciada, usando a sessão Solicitar início - Ordem de montagem na estação de linha (tiasc4200m000) (ou, como parte de workflows, na sessão Definição de acionador de processo (tiasl8100m000)).
- Quando a primeira ordem de estação de linha é relatada como concluída, o status da ordem de montagem muda para Em curso. É possível relatar uma ordem da estação de linha como concluída com a sessão Estação de linha - Ordens de montagem (tiasl6510m000) ou Completar ordem de linha de estação usando código de barras (tiasc2211m000). Se as ordens de estação de linha forem relatadas como concluídas em uma sequência diferente da planejada, o LN reprogramará as ordens automaticamente.
Antes de poder executar a ordem de montagem, é preciso alocar peças de montagem. Consulte a Ajuda da sessão Criar alocação de peças da montagem (tiasc7240m000) para obter mais detalhes.
É possível trocar ordens depois de terem sido iniciadas, desde que ainda tenham configurações intercambiáveis. Use a sessão Configurações de câmbio (tiasl4240m000).
Produção concluída: Se a ordem é relatada como concluída, o LN define a ordem de montagem com o status Produção concluída.
Completada: Assim que a Gestão de armazém termina o procedimento de entrada para itens produzidos que devem ser entregues no estoque, o status da ordem de montagem muda para Completada. Quando as ordens de estação da linha são relatadas como concluídas, é possível fazer um backflushing de montagem de horas e materiais.
Fechado: É possível fechar ordens de montagem com a sessão Fechar ordens de montagem (tiasc7210m000) (em Linha de montagem - Mix de linha (tiasc2501m000), no menu adequado). Ao fechar uma ordem de montagem, o LN cria as transações financeiras para essa ordem. Se isso for impossível, o LN produzirá mensagens de erro. Os registros de transferência WIP são feitos no departamento de cálculo da ordem de montagem.
Itens serializados no controle de montagem
A estrutura integrada das linhas de montagem é gerada após a confirmação da sequência de linha. Se estiverem sendo usados itens serializados (ou seja, a caixa de seleção Serializado está marcada na sessão Itens (tcibd0501m000)), os números de série (por exemplo, o VIN de um carro) são gerados nesse estágio.
As seguintes ações executadas em ordens de montagem afetam o status da estrutura integrada (ou seja, os números de série) dos itens serializados da ordem de montagem:
- Confirmar sequência de linha
- Relatar ordem de montagem como concluída
- Fechar ordem de montagem
- Reabrir ordem de montagem
- Desfazer ordem de estação de linha concluída.