Planejamento de rede
Mantenha os seguintes dados a fim de realizar um planejamento de rede:
- Dados gerais do projeto
- Atividades por projeto
- Relações de atividade
- Códigos de tabela de carga de capacidade
- Tabelas de carga de capacidade
Um planejamento de rede é composto por todas as atividades necessárias para executar um projeto (mas não um orçamento). Uma atividade pode representar uma ou mais operações. Cada atividade tem um lead time específico. As relações dentro da rede indicam quais atividades dependem umas das outras. Analise a rede para saber a duração total do projeto. O método usado é o de Precedência.
As vantagens de um planejamento de rede são as seguintes:
- O planejamento de projeto é independente da estrutura do projeto como registrado no LN
- Um planejamento de rede pode ser gerado quando a estrutura do projeto é apenas parcialmente definida
- O planejamento de rede oferece recursos ideais para monitorar o andamento do projeto. Se as atividades estiverem atrasadas, a influência sobre a data final do projeto pode ser diretamente calculada e as medidas adequadas tomadas a fim de compensar o atraso.
Ao configurar um planejamento de rede, a ordem da sequência em que as operações e atividades devem ser realizadas é um aspecto importante. As atividades podem se relacionar a outras atividades. Podem ser executadas consecutivamente ou se sobrepor.
Dependendo do método de planejamento registrado na sessão Projetos (tipcs2101m000), é possível planejar para frente (com base na data inicial) ou para trás (com base na data final).
As relações entre as atividades determinam se existe flutuação no planejamento. A flutuação livre é o número de dias em que é possível atrasar uma atividade sem afetar a próxima. A flutuação total é o número de dias em que é possível atrasar uma atividade sem afetar a data inicial ou final do projeto.
A capacidade necessária para a atividade pode ser distribuída ao longo da duração dela em termos de percentagem da capacidade total por meio da tabela de carga de capacidade.
É possível indicar na tabela se as operações personalizadas devem ser automaticamente vinculadas a atividades quando isso ainda não tiver sido feito. Se a operação personalizada não puder ser vinculada a uma atividade, isso será relatado pelo LN.
O tempo de configuração, o tempo de ciclo, a ocupação de mão de obra para configuração, a ocupação de mão de obra para produção e a ocupação da máquina são registrados por operação por meio da sessão Operações de roteiro (tirou1102m000).
Os exemplos a seguir mostram como as necessidades de capacidade de uma atividade de projeto são planejadas:
Exemplo 1: Exemplo 1: A atividade ainda não foi iniciada exemplo 2: Exemplo 2: Atividade já iniciada