Roteiro

Os dados de planejamento para o método de fabricação são definidos no Routing. Um roteiro consiste em operações, em que cada uma identifica a última a ser realizada em um centro de trabalho e/ou uma determinada máquina para uma planta específica.

Os roteiros podem ser:

  • Roteiro padrão

    Um roteiro genérico que pode ser anexado a vários itens
  • Específicos de item

    Um roteiro que é aplicado a somente um item
  • Roteiro de rede

    Um roteiro que contém operações ordenadas em sequência e operações paralelas
  • Roteiro dependente da quantidade da ordem

    Um roteiro definido para uma quantidade específica de itens

Use o módulo Routing para registrar roteiros de itens fabricados. É possível definir o seguinte:

  • Centros de trabalho

    Um centro de trabalho é onde as atividades de produção são executadas. Recursos, como pessoas e máquinas, são vinculados a um centro de trabalho. Um centro de trabalho é um grupo de unidades de recurso usado como unidade de planejamento funcional. O código de taxa operacional, que é vinculado ao centro de trabalho, é usado para calcular o custo padrão de um item ou os custos estimados e reais. A capacidade de carga em um centro de trabalho é utilizada no planejamento de produção. Os centros de trabalho podem fazer parte de unidades empresariais utilizadas para fins de modelagem multicompanhia.
  • Máquinas

    Máquinas são vinculadas a centros de trabalho e são utilizadas para planejar operações. A taxa definida para a máquina é usada para calcular os custos reais desta. A capacidade de carga de uma máquina é usada no planejamento da produção. Máquinas são modeladas com números de máquina.
  • Operações de referência

    As operações de referência são classificadas de acordo com a natureza do trabalho realizado e usadas para descrever atividades que ocorrem na produção (JSC). As operações de referência estão vinculadas a códigos de taxa operacional, que são usados para calcular o custo padrão de um item ou os custos estimados e reais. As operações de referência são usadas no planejamento da produção.
  • Operações

    Os dados da operação de itens manufaturados padrão e personalizados são mantidos com as operações. Os dados de operação são armazenados e mantidos para itens padrão e personalizados. Uma série de operações é executada para fabricar um item. A sequência de operações é definida como um roteiro de operações. O rendimento e a perda são definidos por operação.
  • Tempos de normas

    O runtime e a taxa de produção de uma operação são determinados por meio de tabelas de norma. Depois de uma matriz ser definida por duas características físicas, como comprimento e largura, é possível manter um conjunto de tempos de operação padrão para as coordenadas X-Y. Quando as tarefas e os roteiros estão definidos, o runtime e a taxa de produção podem ser calculados usando uma tabela de norma.
  • Habilidades

    Determinadas habilidades podem ser obrigatórias para executar uma operação específica. Para garantir que os funcionários atribuídos a uma operação tenham o conhecimento necessário, as habilidades são vinculadas a funcionários e a operações.