Lançamentos de CPV e receita para projetos PCS em um ambiente multicompanhia
Caso trabalhe em um projeto PCS em um ambiente multicompanhia em que departamentos de vendas, departamentos de serviço e armazéns pertencem a diversas companhias financeiras, poderá escolher onde devem ser lançadas as transações financeiras para CPV e receitas relacionados a PCS:
-
Na companhia financeira do departamento de vendas, departamento de serviço e/ou armazém
É possível optar por usar o projeto PCS para monitorar os custos e para fins de rastreamento, enquanto o CPV e as receitas relacionados a PCS são lançados nas companhias financeiras do departamento de serviço, departamento de vendas e/ou armazém. Em seguida, é preciso desmarcar a caixa de seleção CDV e receitas restringidos à companhia financeira do Projeto PCS na sessão Parâmetros de controle de projeto (tipcs0100m000). -
Na companhia financeira do projeto PCS
É possível optar por lançar todos os CPV e as receitas relacionados a PCS na companhia financeira do departamento de cálculo do projeto PCS. Assim, os departamentos financeiros das ordens de venda, ordens de serviço e ordens de armazém devem estar na mesma companhia financeira que o departamento de cálculo de PCS. Será necessário marcar a caixa de seleção CDV e receitas restringidos à companhia financeira do Projeto PCS na sessão Parâmetros de controle de projeto (tipcs0100m000) se quiser lançar o CPV e as receitas relacionados a PCS na companhia financeira do departamento de cálculo do projeto PCS.
Se o CPV e as receitas relacionados a PCS forem lançados no departamento de vendas, departamento de serviço ou armazém em vez de lançar no departamento de cálculo do projeto PCS, o que significa que a caixa de seleção CDV e receitas restringidos à companhia financeira do Projeto PCS da sessão Parâmetros de controle de projeto (tipcs0100m000) está desmarcada, será preciso fazer o seguinte:
-
Distribuição de CPV
O CPV geral é distribuído entre vários departamentos, em vez de somente no departamento de cálculo do projeto PCS. É preciso usar o campo Distribuição de COGS baseada em na sessão Parâmetros de controle de projeto (tipcs0100m000) para escolher se deseja inserir a distribuição de CPV manualmente ou se prefere que o LN calcule a distribuição de CPV com base na receita da ordem de venda, ordem de serviço e/ou ordem de armazém. Use a sessão Distribuição de CDV de projeto (tipcs3110m000) para visualizar e manter a distribuição de CPV.
Observação: Os resultados gerais do PCS são sempre lançados no departamento de cálculo do PCS, porque supõe-se que eles sempre estejam relacionados a esse departamento.
-
Reconhecimento de receita
Se você calcular o CPV e as receitas temporários para um projeto PCS e este tiver ordens de venda, de serviço e de armazém vinculadas a várias companhias financeiras, o CPV e as receitas calculados serão distribuídos entre os vários departamentos. É possível visualizar o CPV e as receitas distribuídos por departamento na sessão Custo de venda e receitas por projeto e ordem (tipcs3192m000).
Observação: Se o CPV e as receitas de um projeto PCS forem restritos à companhia financeira desse projeto, o que significa que a caixa de seleção CDV e receitas restringidos à companhia financeira do Projeto PCS da sessão Parâmetros de controle de projeto (tipcs0100m000) está marcada, o CPV e as receitas provisionais serão lançados no departamento de cálculo do PCS. O CPV e as receitas “reais”, porém, são lançados nos departamentos de venda, departamentos de serviço e armazéns.
-
Faturas internas
Se as transações financeiras forem lançadas na companhia financeira de um departamento de venda, departamento de serviço e/ou armazém, também será possível enviar uma fatura adicional para CPV geral a partir do projeto PCS para o departamento de venda, departamento de serviço ou armazém. Para essa finalidade, é preciso definir um relacionamento de comércio intercompanhia entre o projeto PCS e o departamento de vendas, departamento de serviço ou armazém na sessão Relações de comércio intercompanhia 360 (tcitr2300m000).
Em Invoicing (SLI) e Accounts Payable (ACP), o CPV geral na fatura interna é indicado por um item de custo. É preciso definir um item de custo padrão na sessão Parâmetros de controle de projeto (tipcs0100m000). Além disso, o número de ordem do projeto PCS é especificado na fatura interna. Ele é gerado com base no grupo de número e no número de série definidos em Parâmetros de controle de projeto (tipcs0100m000) da guia Configurações para CDV.
Observação: Faturas internas são opcionais. É possível lançar transações financeiras na companhia financeira correta sem fatura interna.