Custo padrão

Cada item no LN deve ter um custo padrão para que seja possível gerar ordens para o item.

O custo padrão do item é configurado por companhia logística ou por unidade empresarial se a funcionalidade Custo padrão por unidade empresarial estiver ativa. O custo padrão serve como base para o preço de valoração do item e pode ser calculado várias vezes por dia e armazenado com o item.

O custo padrão é calculado no módulo Standard Cost Calculation (CPR). Se quiser examinar o efeito das alterações do item no LN, você também poderá simular os custos para um item.

Para calcular o custo padrão de um item, são necessárias informações que afetam os custos, como os materiais usados no item (derivados da lista de materiais - BOM), as horas gastas para produzir o item (derivadas do roteiro) e as sobretaxas aplicáveis (derivadas dos dados mestres).

Nota
  • Se a funcionalidade Custo padrão por unidade empresarial estiver ativa, o custo padrão será calculado por combinação de item e unidade empresarial.
  • Para itens de serviço e custo, o custo padrão é sempre definido no nível Companhia.

  • Se você marcou a caixa de seleção Base de custos padrão para uma combinação específica de item e unidade empresarial na sessão Item - Custo (ticpr0107m000), os dados de custo do item selecionado serão usados como a base de custo padrão do item.

    Se a caixa de seleção Custo padrão por unidade empresarial obrigatória na sessão Parâmetros de cálculo de custo padrão (ticpr0100m000) estiver desmarcada e nenhum dado de custo do item estiver disponível para uma combinação específica de item e unidade empresarial, serão usados os dados de custo base dos custos padrão.

  • PBOM

    A lista de material de produção (PBOM) é usada no cálculo de custo para determinar os materiais necessários na produção de um item. A PBOM de um item fornece informações sobre:

    • Os materiais que compõem o item.
    • A quantidade de materiais usados no item.
    • O descarte e o rendimento dos materiais.

    A lista de materiais de produção é vinculada ao item no nível da companhia e é copiada para a planta com o item. Nota: a origem dos materiais pode variar por planta, dependendo do agrupamento de planejamento vinculado ao item. Consequentemente, o custo dos materiais também pode variar.

  • Roteiro

    O roteiro é usado no cálculo de custo para determinar o número de horas de mão de obra e de horas de máquina necessárias para produzir um item em uma planta específica. O roteiro do item fornece informações sobre:

    • Quais operações são realizadas para produzir o item.
    • O tempo de configuração e o tempo de ciclo das operações.
    • O descarte e o rendimento das operações.
  • Sobretaxas

    As sobretaxas são estimativas para cobrir os custos indiretos durante a produção, por exemplo, os custos de entrada de ordem, os custos de inspeções ou os custos de depreciação de máquinas e edifícios. As sobretaxas podem ser definidas para itens ou armazéns. Para obter mais informações, consulte Sobretaxas.

    No LN, um código de cálculo do custo padrão armazena os dados de custo padrão usados para calcular o custo. O código de cálculo de custo padrão especificado na sessão Parâmetros de cálculo de custo padrão (ticpr0100m000) armazena dados para calcular o custo padrão. Outros códigos de cálculo de custo armazenam os dados para fins de simulação.

Custo padrão com comércio intercompanhia

Se o estoque for transferido entre armazéns vinculados a diferentes unidades empresariais, o valor poderá ser adicionado ao custo padrão do item transferido.

O valor agregado depende das relações de comércio intercompanhia entre unidades empresariais e a sobretaxa do armazém de recebimento.

Se a Origem de custo para o item especificado na sessão Item - Custo (ticpr0107m100) for Transfer. de comércio intercompanhia ou Compra intercompanhia, você deverá especificar a Unidade empresarial de fornecimento da qual a transferência acontece.

Para obter mais informações, consulte Comércio intercompanhia - introdução