Discriminação de custo no Planejamento empresarial e em Fabricação

Em Manufacturing, o custo de um projeto é absorvido por uma conta de projeto. Com discriminação de custo, é possível modelar contas de projeto dedicadas para itens e operações específicos. É possível definir discriminação de custo no nível mais baixo, como o código do item ou roteiro e operação, ou em um nível genérico, como grupo de item, conjunto, tipo de operação ou centro de trabalho.

É possível especificar discriminação de custo para recursos de produção e materiais na sessão Discriminações de custos (tppdm3600m000). Quando é criada uma ordem de produção, o Enterprise Planning pesquisa discriminação de custo que podem ser aplicadas à nova ordem de produção.

Discriminação de custo na lista de material

Discriminação de custo substituem uma distribuição de rastreamento de projeto de ordens de fornecimento reais e movem os custos relacionados para diferentes níveis WBS no mesmo projeto.

A discriminação de custo são usadas para atribuir e rastrear custos no Project. Em uma lista de material multinível, as discriminações de custo podem ser somadas em diferentes níveis. Essas discriminações de custo são indicadas por códigos de rastreamento de projeto de nível inferior para os componentes, que são diferentes do rastreamento de projeto do item pai. Os custos são movidos do rastreamento de projeto principal para rastreamentos que coletam tipos específicos de custos, como mão de obra, material, subcontratação ou custos de máquina. Na BOM, é possível aplicar divisões de custo a roteiros, operações, centros de trabalho ou tipos de custo. Várias divisões de custo podem ser aplicadas a uma BOM ao mesmo tempo.

Discriminações de custo para itens não rastreados

Se a caixa de seleção Discriminação de custo estiver selecionada na sessão Comps. software implementados (tccom0100s000), antes de poder aplicar discriminação de custo aos itens, estes deverão ter uma distribuição de rastreamento de projeto vinculada.

É possível aplicar discriminação de custo a itens não rastreados. Se o item não for rastreado, a caixa de seleção Herdar rastreamento de projetona sessão Itens (tcibd0501m000) determinará como uma distribuição de rastreamento de projeto é vinculada a esses itens. Se essa caixa de seleção estiver selecionada, o item será tratado como rastreado e terá uma distribuição de rastreamento gerada. Se essa caixa de seleção estiver desmarcada, e nenhuma divisão de custo for encontrada para o item não rastreado durante a criação em, por exemplo, materiais estimados, os rastreamento do projeto do cabeçalho da ordem serão copiados para a distribuição de rastreamento do projeto do item não rastreado.

Esta tabela mostra as ações após as quais ocorre uma pesquisa de divisão de custo ou o rastreamento de projeto do cabeçalho da ordem é copiado:

Status de JSC Tipo de custo Ação
Planejado Operações Adicionar uma nova operação ou copiar uma existente.
Alterar o centro de trabalho em uma operação (não de subcontratação) no caso de quebra de máquina ou falta de recursos.
Alterar um centro de trabalho do tipo Subcontratação no caso de quebra de máquina ou falta de recursos.
Alterar o centro de trabalho do tipo Subcontratação para De propriedade da companhia.
Material Acrescentar um material.
Alterar o material de um item para outro.
Liberado Operações Acrescentar uma operação ou copiar uma existente.
Alterar o centro de trabalho do tipo Subcontratação para De propriedade da companhia.
Material Acrescentar um material.
Alterar um material.
Nota

Se uma operação com o status Planejado for excluída, todos os rastreamentos de projeto serão removidos.