Criar operações

Iniciar Fabricação > Planejamento de montagem > Engenharia > Operações (tiapl1500m000). Utilize essa sessão para definir as operações utilizadas para montar o item na linha. Se as operações não forem definidas no LN, mas entregues por uma origem externa, não será possível alterá-las, somente exibi-las.

A sessão estará ativada para entrada de dados pela sessão Detalhes da operação (tiapl1100s000) se as seguintes condições se aplicarem:

  • Sua companhia atual estiver definida como companhia mestre na sessão Parâmetros de planejamento de montagem (tiapl0100s000).

  • A caixa de seleção Peças e operações de montagem externa estiver desmarcada ou a caixa de seleção Modo de teste estiver marcada na sessão Parâmetros de planejamento de montagem (tiapl0100s000).

Vincular operações a estações de linha

Iniciar Fabricação > Planejamento de montagem > Engenharia > Operações (tiapl1500m000).

As operações são um de uma série de passos de um roteiro que são executados sucessivamente para produzir um item. As operações são atribuídas a estações de linha.

Utilize essa sessão para especificar as estações da linha onde as operações são executadas, juntamente com a data de efetividade, localização e ocupação de mão de obra das operações.

Para vincular operações a estações de linha, execute os seguintes passos:

  1. Selecione a primeira operação definida. Clique em Atribuições da operação no menu adequado. A sessão Atribuições da operação (tiapl1510m000) será iniciada.

  2. Vincule a operação à estação de linha. Defina a data de efetividade e a data de vencimento. Defina a Sequência de execução, a Ocup. mão de obra e a Ocupação máquina usadas quando o parâmetro Processamento de transação for Baseada em ordem ao calcular as horas de mão de obra/máquina durante backflushing.

Nota

Se as atribuições de operação de ordem de montagem forem alteradas, será preciso executar a sessão Atualizar e congelar ordens de montagem (tiapl3203m000) para processar as alterações.

O propósito de uma atribuição de montagem é equilibrar os recursos ao longo das estações de linha de maneira a otimizar a performance da linha. As atribuições são usadas para definir características de processo, como tempo de ciclo, ocupação da mão de obra e ocupação da máquina. Várias características do processo podem ser definidas usando atribuições. Características de processo aplicáveis a toda a linha de montagem são definidas na atribuição de nível de linha. Características do processo aplicadas ao nível de estação da linha são definidas para outras atribuições, que são definidas por estação da linha e vinculadas às atribuições no nível de linha. Quando a atribuição de nível de linha está ativa, todas as atribuições de estações de linha vinculadas a ela estão em vigor.