Parâmetros da estrutura de linha de montagem

Ao configurar parâmetros, é possível adaptar o funcionamento do módulo às necessidades específicas da companhia.

Componentes de software implementados

Certifique-se de que os parâmetros desejados estejam ativados. Por exemplo, é possível selecionar as seguintes caixas de seleção:

  • Termos e condições

    Esse módulo é opcional. Para usar termos e condições, é preciso marcar essa caixa de seleção.
  • Controle de montagem (ASC)

    O módulo Assembly Planning é usado para planejar a montagem de variantes de produto e gerar ordens de montagem no Assembly Control.
  • Configurador de produto (PCF): Esse módulo é opcional. Para usar o configurador de produto, é preciso selecionar essa caixa de seleção.

Parâmetros de controle de montagem

Iniciar Fabricação > Parâmetros de fabricação > Parâmetros de controle de montagem (tiasc0100m000). Use essa sessão para definir parâmetros para o Controle de montagem.

Nota

Alterar parâmetros nessa sessão pode ter efeitos generalizados no módulo de Controle de montagem.

Grupos de números e séries. É preciso definir o grupo de número e série dos seguintes elementos utilizados no Assembly Control:

  • Ordens
  • Ordens de estação de linha agrupadas
  • Variantes da estação de linha
  • Nº de referência

Os quatro grupos de número e série devem ser diferentes uns dos outros. É preciso selecionar um grupo de número dedicado à produção na sessão Grupos de números (tcmcs0151m000).

Parâmetros gerais Especifique os parâmetros desejados. Por exemplo, o parâmetro Processamento de transação é usado para fazer o seguinte:

  • Processar e armazenar transações financeiras.
  • Alocar peças de montagem.
  • Executar backflushing em necessidades de horas e materiais.

É possível definir o valor do campo Processamento de transação para o seguinte:

  • Baseada em estação de linha

    Selecione esse parâmetro para ambientes de alto volume. Os dados das ordens de estação de linha serão adicionados juntos, para cada estação de linha, para formarem uma ordem de estação de linha agrupada (CLSO) para cada dia. O processamento é realizado em um nível agregado (estação de linha). Você receberá resultados da produção para cada período em que usar o processamento de transação com base em estação da linha.

    É possível usar essa configuração quando ocorrer o seguinte:

    • Não é necessário rastrear de volta até a ordem de montagem original
    • Os custos são lançados na linha de montagem
    • Os resultados são calculados por período, por linha de montagem
  • Baseada em ordem

    Selecione isso para ambientes de baixo volume. Calcular para cada ordem de montagem fornece informações mais detalhadas e cria mais dados, o que pode resultar em problemas de performance se você tem muitas ordens de montagem. Uma CLSO é criada para cada ordem de montagem, a cada dia. O processamento é realizado para cada ordem de montagem individual. Você receberá resultados de produção para cada ordem quando usar o processamento de transações baseadas em ordem.

Definição de período

Iniciar Fabricação > Controle de montagem > Gestão de aplicativos > Períodos (tiasl1501m000).

Um período é uma unidade de tempo utilizada para planejamento e backflushing. Alocação e backflushing são executados por estação de linha por período ao usar o processamento de transação baseado em estação de linha, o que significa que todas as ordens de estação de linha em um período são combinadas. Portanto, o número de transações é reduzido em comparação com o processamento de transação baseada em ordem. O desempenho é melhorado ainda mais se grandes períodos forem usados porque isso reduz o número de transações.

  1. Clique em Definição de período no menu adequado. A sessão Definição de período (tiasl1100m000) é iniciada e nela é possível definir os períodos com base em suas necessidades.
  2. Clique em Gerar períodos no menu adequado da sessão Definição de período (tiasl1100m000).
  3. Verifique a sessão Períodos (tiasl1501m000) para ver se os períodos foram gerados com êxito.

Programações de segmento

Iniciar Fabricação > Controle de montagem > Gestão de aplicativos > Programação de segmentos (tiapl4500m000). Use essa sessão para calcular e exibir programações de segmento.

As programações de segmento indicam quando as peças de montagem necessárias para o trabalho em determinado segmento de linha devem ser entregues ao armazém de chão de fábrica. Para cada segmento em uma linha, é definido um intervalo de períodos offline. Para cada período, é programada a data em que as peças de montagem são necessárias. Portanto, cada variante de produto cuja data de saída solicitada caia dentro de um desses períodos exige suas peças de montagem para o segmento em questão nessa data. A vantagem dessas programações é que as necessidades de peças de montagem podem ser determinadas a partir da programação, se somente a data de saída solicitada da variante do produto e do segmento das peças de montagem é conhecida.

As programações de segmento são usadas para um planejamento preliminar das necessidades de peças de montagem, especialmente no futuro mais distante, ou seja, o período após o horizonte firme de alocação, mas antes do horizonte firme de demanda. As programações cobrem todo o período do horizonte firme de demanda, incluindo o horizonte firme de alocação. As programações de segmento aparecem na sessão Programação de segmentos (tiapl4500m000).