Gerar ordens de montagem

As ordens de montagem são criadas somente se forem cumpridos os seguintes critérios:

  • O Status da montagem, que aparece na sessão Variantes de produto (Montagem) (tiapl3500m000), é Aberto.
  • A caixa de seleção A excluir, nos detalhes da sessão Variantes de produto (Montagem) (tiapl3500m000), está desmarcada.
  • A Data de saída planejada, na sessão Variantes de produto (Montagem) (tiapl3500m000), cai no horizonte firme da ordem de montagem da linha de saída. O horizonte firme da ordem de montagem é definido por linha de montagem, nos detalhes da sessão Linhas de montagem (tiasl1530m000).
  • O Status da estrutura da linha de montagem da linha de montagem de saída, que é exibido na sessão Linhas de montagem (tiasl1530m000), é Atualizado.

    O item tem as seguintes características:

    • O tipo de item é Genérico.
    • O item é Serializado
    • Existem dados de ordem de item
    • O sistema de ordens do item é FAS

Se você selecionar os dados na sessão atual dando zoom nas sessões relacionadas, somente as linhas de montagem, variantes de produtos e itens genéricos que atendem a esses critérios podem ser selecionados. No entanto, o horizonte firme da ordem de montagem e a data offline planejada não influenciam as seleções disponíveis.

A criação de ordens de montagem é um processo complexo, porque muitos dados devem ser combinados. O fluxo desse processo pode ser descrito como segue:

  1. Com base na seleção de variantes do produto na sessão atual, são geradas estruturas de variante de produto. Consulte a ajuda online da sessão Gerar estruturas de variante de produto (tiapl3210m000) para obter uma explicação detalhada desse processo. Note que a estrutura de variante de produto é gerada somente se a caixa de seleção Estrutura da variante de produto externa estiver desmarcada nos detalhes da sessão Parâmetros de planejamento de montagem (tiapl0500m000). Se essa caixa de verificação estiver selecionada, o ERP Enterprise usa a estrutura de variantes de produto atualmente presente.
  2. A estrutura de linha de montagem é inicializada em Controle da montagem. A estrutura de linha deve ser determinada, porque, para cada ordem de montagem de fornecimento, a ordem de montagem pai deve ser conhecida.
  3. A estrutura de linha é pesquisada, começando no fim da linha de saída até o início da linha de montagem de fornecimento. Ao navegar na estrutura de linha, os seguintes dados são registrados. Primeiro, se subitens genéricos são montados em outra companhia e, segundo, as peças de montagem e as operações relacionadas a um módulo de engenharia. A primeira ação é usada para determinar quais ordens de montagem devem ser geradas. Cada companhia exige sua própria ordem de montagem. A segunda ação é usada para coletar informações para a criação de variantes de estação de linha (LSVs). Essas informações são obtidas das operações e peças de montagem aplainadas, e são avaliadas com base nas datas de efetividade e unidades. Os materiais e as operações necessários são armazenados por estação de linha.
  4. As LSVs são determinadas e/ou criadas no Controle de montagem. LSVs armazenam as peças de montagem e operações necessárias para uma ordem de montagem específica por estação de linha. LSVs podem ser reutilizados, o que significa que o LSV também pode ser utilizado para outras ordens de montagem, se essas ordens exigirem as mesmas peças de montagem e operações na estação de linha envolvida. Dessa forma, os LSVs reduzem os dados desnecessários e melhoram a performance.
  5. As ordens de montagem são criadas, iniciando pela linha de saída. Para cada estação de linha uma LSO é criada, com base na LSV apropriada.
  6. O Status de montagem, que aparece na sessão Variantes de produto (Montagem) (tiapl3500m000), é definido como Planejado. Se a criação das ordens de montagem não tiver sucesso completo, o Status de montagem continuará como Aberto, e as linhas de montagem para as quais não foram criadas ordens de montagem serão consideradas na próxima execução da sessão atual.

Após as ordens de montagem serem criadas, é criado um relatório de conclusão.

Se ocorreram erros, o botão Mensagens é ativado. Clique nele para exibir as mensagens de erro.

Clique em Criar tarefa para adicionar a sessão atual a uma tarefa para executar a sessão no modo de lote.