Manter elementos de mapeamento

Use a sessão Elementos de pagamento/recebimento (tfcmg0123m000) para manter os elementos de mapeamento que são usados para derivar os valores de elementos XML quando o arquivo XML da SEPA é gerado.

Após a inicialização de um layout, todos os elementos de dados definidos no conjunto de dados mínimo que são obrigatórios de acordo com os manuais de regras do EPC são incluídos nas etiquetas XML padrão. Por padrão, muitas dessas etiquetas foram mapeadas para elementos de dados predefinidos; outras etiquetas são geradas.

Para exibir ou manter os detalhes de mapeamento, selecione a linha da etiqueta XML na sessão Layouts de pagamento/recebimento em XML (tfcmg0524m000) e use o menu adequado para iniciar a sessão de detalhes Elementos de pagamento/recebimento (tfcmg0123m000).

Se, na sessão de detalhes, Mapa para elemento de pagamento estiver selecionado, será possível iniciar a sessão Elementos de pagamento/recebimento (tfcmg0123m000) no menu adequado para verificar a lista de elementos de pagamento/recebimento disponível.

Um elemento de pagamento refere-se às informações que estão disponíveis no LN que podem ser atribuídas a um pagamento; por exemplo, lote de pagamento, parceiro de negócios credor ou o IBAN da conta bancária do parceiro de negócios. No LN, isso pode ser uma das opções a seguir:

  1. Campo de tabela, como Lote de pagamento (tfcmg103.btno).
  2. Variável, como o campo Sufixo (Norma 68 ou 34-1) na sessão Processar pagamentos (tfcmg1240m000).

As descrições do elemento de pagamento serão geradas no runtime no idioma do usuário, se estiver disponível; caso contrário, elas são geradas em inglês.

A sintaxe da descrição é: Nome da tabela/nome do campo 1/nome do campo 2...

Exemplo

Pagamentos criados/parceiro de negócios credor/código de endereço/nome

  • Na guia Linhas de layout de pagamento/recebimento em XML (tfcmg0125m000), selecione a etiqueta XML e clique em Elementos de pagamento/recebimento no menu adequado.
  • A sessão Elementos de pagamento/recebimento (tfcmg0123m000) é exibida. Nesse caso, somente os elementos usados são mostrados.
  • Por exemplo, o IBAN está mapeado para o elemento 011003000000 – Pagamentos compostos/banco devedor/IBAN.
Campo Descrição
Elemento O código de elemento
Descrição Descrição do elemento de pagamento no idioma do usuário, se estiver disponível. Caso contrário, ela estará em inglês. As descrições são baseadas nas descrições de campo das quais os elementos são derivados. A sintaxe é tabela/campo 1/campo 2...
Recebimento/ pagamento Indica se o método de pagamento se refere a um pagamento ou a um recebimento.
Tipo de dados
  • Atributo
  • Booleano
  • Data
  • Número decimal
  • Cadeia
  • Data UTC
Mapa para elemento de pagamento

Se essa caixa de seleção estiver selecionada, o elemento será usado no mapeamento, mas somente se o comando Processar na sessão Elementos de pagamento/recebimento (tfcmg0123m000) tiver sido executado.

Por padrão, somente elementos mapeados são mostrados. Para alterar o mapeamento, ou marque ou desmarque a caixa de seleção Mapa para elemento de pagamento.

Os elementos de mapeamento de pagamento/recebimento são, por sua vez mapeados para tabelas no LN, que é predefinido e não pode ser alterado.

O mapeamento para um elemento de pagamento/recebimento é mostrado como um caminho separado pelo separador definido no cabeçalho do layout. Portanto, neste exemplo, o código IBAN é recuperado primeiro por meio dos pagamentos compostos, depois pelo banco e, por fim, por meio do número do IBAN (tabela tfcmg001.iban).

Para exibir todos os elementos de mapeamento disponíveis para a linha de layout selecionada, clique em Somente elementos usados no menu adequado.

  • Para definir outros mapeamentos, marque ou desmarque a caixa de seleção Mapa para elemento de pagamento.
  • Após alterar um mapeamento, clique em Processar no menu adequado para atualizar o mapeamento.
  • Após concluir as alterações no layout e nos mapeamentos, clique em Ativar no menu adequado da sessão Layouts de pagamento/recebimento em XML (tfcmg0524m000).
  • Se ocorrer um erro, um relatório será impresso e a ativação será interrompida.

Além de verificar a exatidão das linhas de layout, o processo de ativação gera uma sequência interna (sistema) chamada sequência de ordenação. Essa sequência determina a ordem em que o arquivo de pagamento final é gerado.