Detalhes do grupo de reconciliação
É possível exibir e preencher os detalhes dos grupos de reconciliação gerados com os detalhes necessários para a reconciliação e a análise financeira em sua organização na sessão Grupos de reconciliação (tcfin0120m000).
É possível inserir os seguintes dados:
-
Elemento de reconciliação
Para cada grupo de reconciliação, é possível selecionar até cinco elementos de reconciliação usando os elementos disponíveis para o grupo de reconciliação. Por motivos de desempenho, certifique-se de que o elemento mais específico tenha o número 1 e o menos específico tenha o número mais alto.
Como os dados de reconciliação são registrados independentemente das transações de integração, os elementos de reconciliação não precisam corresponder aos elementos de mapeamento usados para os tipos de documento de integração do grupo de reconciliação.
-
Descrição descrição
Durante o processo de reconciliação, na maioria das sessões, os dados são exibidos e processados por grupo de reconciliação. Por exemplo, na sessão Gestão de operações - reconciliação financeira (tfgld4595m000).
Um grupo de reconciliação é composto por uma área e uma subárea de reconciliação. Para a área de reconciliação que contém várias subáreas, a descrição gerada da área de reconciliação não é suficiente para identificar o grupo de reconciliação. Para esses grupos, pode ser conveniente inserir uma descrição adicional da subárea. Como uma subárea poder conter vários tipos de documento de integração, não é possível gerar uma descrição.
Por exemplo, a área de reconciliação Estoque possui somente uma subárea; portanto, Estoque identifica suficientemente o grupo de reconciliação. No entanto, a área de reconciliação Provisão da fatura possui 14 subáreas, e talvez seja conveniente inserir descrições para essas subáreas.
Para localizar a descrição da subárea, no menu adequado da sessão Grupos de reconciliação (tcfin0120m000), clique em Tipos de documento de integração por grupo de reconciliação. A sessão Tipos docs. integração por grupo de reconciliação (tcfin0115m000) é iniciada com a lista dos tipos de documento de integração, que indicam os tipos de transação que pertencem à subárea. É possível usar uma dessas descrições como a descrição da subárea.
Exemplo
- A subárea de reconciliação Provisão da fatura 12 contém os tipos de documento de integração Recebimento de armazém/recebimento faturado e Recebimento de armazém/variação de expedição faturada. Portanto, é possível inserir Recebimento por armazém na descrição.
- A subárea de reconciliação Provisão da fatura 13 contém somente o tipo de documento de integração Ordem de serviço/faturamento triangular, que pode ser usado na descrição.
-
Gravar dados de reconciliação
Se essa caixa de seleção estiver marcada, o LN registrará os dados de reconciliação para as transações dos tipos de documento de integração que pertencem ao grupo de reconciliação.
Observação Por padrão, a caixa de seleção está marcada para a maioria das contas finais.
Por padrão, a caixa de seleção é marcada. Por motivos de desempenho, é possível optar por desmarcar a caixa de seleção se você não usar o grupo de reconciliação para relatórios. Por exemplo, o registro de dados de reconciliação para os grupos de reconciliação de contas provisionais como provisão da fatura, WIP e estoque normalmente é muito mais importante do que o registro de dados para as contas finais de lucros e perdas.
Não será possível alterar a marcação dessa caixa de seleção se houver transações não lançadas nos dados de reconciliação do grupo de reconciliação em qualquer companhia financeira da estrutura de várias companhias.
-
Registrar todos os elementos de reconciliação
Se essa caixa de seleção estiver marcada, o LN registrará os valores de todos os elementos de reconciliação disponíveis para o grupo de reconciliação.
Se a caixa de seleção Registrar todos os elementos de reconciliação estiver desmarcada, o LN registrará somente os valores dos elementos de reconciliação atribuídos ao grupo de reconciliação.
Por padrão, a caixa de seleção é marcada. Se após um tempo você estiver convencido de que a configuração do grupo de reconciliação está correta e que atende às suas necessidades de reconciliação, desmarque a caixa de seleção para melhorar o desempenho.
-
Base para aceitação final
Para cada grupo de reconciliação, o LN gera a Base para aceitação final. Isso indica o nível mais específico de detalhes em que é possível reconciliar e aceitar as transações.
Por exemplo, se a Base para aceitação final for ID do objeto de negócios, que representa o número da ordem de compra, não será possível reconciliar e aceitar as transações de reconciliação para cada linha da ordem de compra.
Esse campo pode ter os valores a seguir:
-
ID do objeto de negócios
É possível reconciliar e aceitar as transações por ID do objeto de negócio ou em um nível menos específico. -
Obsoleto
É possível reconciliar e aceitar as transações por ID do objeto de negócio mais a posição de ordenação (por exemplo, o número da linha da ordem) ou em um nível menos específico. -
ID objeto negócios + Referência de saldo
É possível reconciliar e aceitar as transações por ID do objeto de negócio mais a referência do objeto de negócio ou em um nível menos específico. -
Link de ref. entre objetos de negócios
É possível reconciliar e aceitar as transações de diferentes grupos de reconciliação por vínculo de referência. -
Não aplicável
Não é possível reconciliar e aceitar transações por ID do objeto de negócio ou vínculo de referência. É possível reconciliar e aceitar as transações por elemento de reconciliação ou em um nível menos específico.Esse valor se aplica a grupos de reconciliação das seguintes áreas de reconciliação:
- Estoque
- Estoque consignado/de propr. do cliente
- WIP de Linha de montagem
-
-
Registrar variações cambiais
Indica para todos os grupos de reconciliação se e de que forma as variações cambiais são registradas. Esse campo pode ter os valores a seguir:
-
Automaticamente
É necessário definir um mapeamento para o tipo de documento de integração Variação cambial no esquema de mapeamento de integração. -
Manualmente
O tipo de documento de integração Variação cambial é usado somente para registrar os dados de reconciliação. Não são geradas transações de variação cambial. Antes da reconciliação, é possível executar as várias sessões de variações cambiais para eliminar as variações cambiais das contas de integração. Para obter detalhes, consulte Contas de variações cambiais. -
Não
Não são registradas variações cambiais. Não é gerado nenhum tipo de documento de integração de Variação cambial.
-
-
Tipos de documento de integração especiais
Para cada grupo de reconciliação, além dos tipos de documento de integração que representam as transações da Gestão de operações, são gerados todos ou alguns dos tipos de documento de integração a seguir:
- Variação cambial
- Diferenças de arredondamento
- Correção
- Saldo de abertura
-
Bloquear exclusão de
Indica como os objetos de negócio são arquivados e/ou excluídos na Gestão de operações.
-
Objetos de neg. de trans. finalmente não aceitas
Se você marcar essa caixa de seleção, não poderá arquivar e/ou excluir objetos de negócio em Gestão de operações antes da aceitação final dos dados de reconciliação do grupo de reconciliação na sessão Dados de reconciliação finalmente aceitos (tfgld4295m100). Se você usar os dados de reconciliação somente para relatório, será possível desmarcar essa caixa de seleção. -
Transações finalmente aceitas de objetos de neg. não excluídos
Se você marcar essa caixa de seleção, não será possível arquivar e/ou excluir os dados de reconciliação se os objetos de negócio ainda existirem na Gestão de operações, ou seja, se o objeto de negócio não tiver sido arquivado ou excluído. Se necessário, por exemplo, para projetos que durarem mais que um ano fiscal, é possível desmarcar essa caixa de seleção.
Para obter detalhes, consulte Arquivar e excluir os dados de reconciliação.
-