Elementos de mapeamento e elementos de reconciliação
Os elementos de reconciliação são semelhantes (mas não iguais) aos elementos de mapeamento. Os elementos de mapeamento representam um nível mais detalhado dos elementos de reconciliação.
Um elemento de mapeamento é uma característica de uma transação logística, em outras palavras, um objeto de negócios que pode ser mapeado para uma dimensão ou conta contábil. Um elemento de reconciliação é uma característica comum das transações de integração (documentos de integração) de um grupo de reconciliação, que pode ser usado para analisar e reconciliar os dados. Em outras palavras, um elemento de reconciliação vincula os elementos de mapeamento correspondentes de vários objetos de negócios.
Por exemplo, todos os elementos de mapeamento a seguir correspondem ao item do elemento de reconciliação:
- ordem de produção/item (código interno 666100000000)
- transação de estoque/item (trânsito) (código interno 312100000000)
- ordem de venda/item (código interno 112100000000).
Os códigos internos dos elementos de mapeamento diferem, mas, fisicamente, o item da ordem de produção, o item de estoque e o item da ordem de venda podem ser o mesmo item. Para todas essas transações, o elemento de reconciliação correspondente é Item (código interno 014000000000).
Se você mapear somente elementos que têm o mesmo elemento de reconciliação correspondente para uma conta contábil específica, o saldo resultante da conta poderá ser zero durante a reconciliação.
Se você mapear elementos que têm elementos de reconciliação correspondentes diferentes para a mesma conta contábil, a reconciliação será mais complexa. Na maioria dos casos, o saldo resultante de uma conta não será zero, mas o saldo de um grupo de contas contábeis para as quais as transações estão mapeadas pode ser zero.
Exemplo de como atribuir elementos de reconciliação
Todas as transações de estoque devem ser lançadas em uma conta de estoque. Todas as transações de estoque pertencem ao grupo de reconciliação Estoque. É possível usar várias contas de estoque que, juntas, refletem o valor total do estoque. Nos detalhes do esquema de mapeamento, é possível mapear transações de estoque específicas para contas de estoque específicas. Por exemplo, é possível mapear transações de estoque de itens ou grupos de itens específicos, ou em armazéns específicos, para contas de estoque separadas.
Para visualizar as transações de reconciliação agregadas por armazém, atribua Armazém como o primeiro elemento de reconciliação para o grupo de reconciliação Estoque.
As outras opções podem incluir as seguintes:
- elemento de reconciliação 2: item ou grupo de itens
- elemento de reconciliação 3: projeto
- elemento de reconciliação 4: componente de custo.
Dessa forma, é possível visualizar os dados de reconciliação por armazém, item, projeto e componente de custo.