Livro de IVA - visão geral
Essa funcionalidade é específica para a Itália.
As leis da Itália exigem que as companhias preparem e enviem um livro de IVA e um relatório da liquidação de IVA.
O livro de IVA é um relatório legal de todas as transações do imposto de valor agregado (IVA) de uma companhia em uma sequência de datas. As transações podem ser agrupadas por artigos de imposto, que geralmente agrupam transações que possuem a mesma percentagem de imposto.
Além do relatório de IVA, ao invés da declaração de IVA, as companhias devem enviar periodicamente um relatório da liquidação de IVA, que mostra o valor de IVA líquido pagável às autoridades fiscais no período do relatório. O valor de IVA liquidado é o resultado do IVA sobre compras menos o IVA sobre vendas. Se o resultado for um valor negativo, o valor deverá ser pago às autoridades fiscais. Se o resultado for um valor positivo, o valor será transferido como um valor de crédito para o próximo período de registro de IVA.
Em uma estrutura multicompanhia, é possível configurar o livro de IVA e gerar os relatórios do livro de IVA para companhias financeiras individuais. O LN calcula e imprime os valores do livro de IVA na moeda local da companhia financeira. Se você imprimiu o livro de IVA para todas as companhias de um grupo de companhias financeiras e todas elas usarem a mesma moeda local, é possível imprimir o livro de IVA consolidado para a companhia do grupo.
Valores do livro de IVA
Os seguintes valores do livro de IVA exigem uma explicação:
-
IVA intercomunitário de compra
Os valores de IVA em compras intracomunitárias devem ser compensados nos relatórios de livros de IVA pela impressão do livro de IVA para compras intercomunitárias duas vezes: como um livro de IVA de compras e como um livro de IVA de vendas. Para garantir que o valor do IVA não seja adicionado a um valor de entrada em aberto e que ele seja automaticamente estornado na conta contábil, use um código de imposto do tipo Transferido para transações de compra intracomunitária.
-
IVA diferido
O IVA diferido é listado separadamente no relatório do livro de IVA. O IVA diferido, também chamado de IVA suspenso, é registrado usando códigos de imposto do tipo Em pagamento.
O valor de IVA das faturas em que o IVA diferido se aplica devem se incluídos no relatório da liquidação de IVA do período do imposto em que o IVA é recolhido ou pago. Entretanto, no relatório do livro de IVA, o IVA diferido deve ser relatado no período do imposto da fatura.
-
IVA não dedutível
O IVA não dedutível é similar ao imposto de compra gasto. Para o IVA não dedutível, marque a caixa de seleção Imposto sobre despesas de compra para o código de imposto na sessão Código do imposto por país (tcmcs0136s000).
Se o livro de IVA estiver vinculado ao tipo de transação das faturas de custo, o lançamento de IVA não dedutível será feito na conta de custo especificada ao invés da conta de imposto padrão. Para obter detalhes, consulte Imposto sobre compra
Se o IVA de uma fatura de compra for parcialmente dedutível, é preciso usar um código de imposto múltiplo para dividir o valor do IVA em uma parte dedutível e em outra não dedutível.
-
Lançamentos intercompanhia
Em uma estrutura multicompanhia, as linhas de fatura de uma fatura de venda podem ser lançadas para uma companhia financeira diferente daquela em que a fatura foi criada. Se as linhas tiverem imposto, a transação de imposto finalizada será lançada na companhia de origem.
Nenhum imposto pode ser registrado para comprovantes de lançamento intercompanhia. Portanto, os lançamentos intercompanhia não terão efeito em verificações de sequência na companhia de destino, pois não há nenhum imposto envolvido. Entretanto, o tipo de transação da companhia de destino das relações intercompanhia não deve ser vinculado a um livro de IVA. Caso contrário, essas transações estarão sujeitas a todas as verificações relacionadas ao livro de IVA e essas verificações podem bloquear transações intercompanhia.
Valores de liquidação de IVA
Os valores do relatório de liquidação de IVAO relatório da liquidação de IVA mostra os seguintes valores:
-
IVA a pagar/recuperar do ano anterior
O valor do IVA acumulado do período anterior. -
IVA a ser liquidado
O valor pagável ou reclamável pelo governo. -
IVA cobrado diferido
A soma de todas as transações bancárias na tabela Análise do imposto (tfglf110) relacionada a faturas de venda e notas de crédito de venda para o período selecionado em que o imposto de valor agregado foi pago. -
IVA pago diferido
A soma de todas as transações bancárias na tabela Análise do imposto (tfglf110) relacionada a faturas de compra e notas de crédito de compra para o período selecionado em que o imposto de valor agregado foi pago. -
Crédito ano anterior usado no período
O valor que pode ser resgatado do governo. -
IVA a pagar/recuperar
O total de IVA a ser liquidado menos o IVA cobrado diferido, mais o IVA pago diferido e menos o valor do Crédito ano anterior usado no período.