Depreciar conta vintage/de grupo (tffam7272m000)
Utilize essa sessão para calcular a depreciação para os ativos selecionados da conta de grupo/vintage em seus registros de grupo do ADR ou MACRS.
Você deprecia uma conta vintage ou de grupo para registrar o custo dos ativos na conta em relação às suas receitas nos períodos específicos. Ao depreciar uma conta vintage ou de grupo, você deprecia o registro do ADR, estabelecido na sessão Parâmetros do FAM (tffam0100s000), referente aos ativos que a conta contém. O LN calcula a depreciação para cada ativo no registro do ADR e, em seguida, adiciona a depreciação do ativo aos totais acumulados e acumulados no ano mantidos para a conta.
Ao depreciar contas de grupo ou vintage, você indica o período e ano pelos quais o LN deve calcular a depreciação. O LN usa as frequências atribuídas à conta vintage ou de grupo para determinar quais contas desse tipo são elegíveis para depreciação no período indicado. Em seguida, o LN usa o método de depreciação da conta para calcular a depreciação.
Se necessário, é possível recalcular a depreciação na sessão Recalcular conta de grupo/vintage (tffam7273m000).
Se algum ativo selecionado contiver uma vida útil em unidades em qualquer um de seus registros, será necessário executar Registrar unidades de ativos utilizadas (tffam1145s000) antes da depreciação. Ao calcular a depreciação, o LN calcula e compara o novo valor com o valor existente. A diferença é registrada como a transação de depreciação daquele período. Não é possível depreciar além do final do ano fiscal atual.
- Período
-
Períodos dividem um ano em intervalos regulares, como semanas, meses ou trimestres, que podem ser usados para fins estatísticos, de contabilidade de horas, planejamento e controle de custos.
Insira o período pelo qual você deseja calcular a depreciação.
É necessário inserir um número inteiro entre 1 e n, onde n é o número de períodos no modelo de calendário.
- Ano
-
Insira o ano pelo qual você deseja calcular a depreciação.
- Suprimir registros de lançamento
-
Se esta caixa de controle estiver selecionada, os lançamentos não são criados no módulo Contabilidade referente a essa transação.
NotaOs registros de impostos federais não enviam entradas para o livro-razão. Já que as contas vintage/de grupo sempre estão associadas a um registro de impostos federais, essa caixa de seleção não é usada.