Depreciação acelerada

A depreciação acelerada destina-se a depreciar um ativo em um valor extra em um ano específico. Em alguns países, a depreciação acelerada pode atingir o máximo de 100% do valor de depreciação padrão anual, até o valor do ativo atingir zero. A depreciação acelerada reduz o tempo de depreciação. As transações de depreciação acelerada devem ser lançadas em contas contábeis específicas.

É necessário inserir o valor da depreciação acelerada expresso como uma percentagem da depreciação acumulada. A percentagem não pode exceder 100.

A depreciação acelerada segue as mesmas regras que a depreciação padrão. Se a depreciação padrão for suspensa, a depreciação acelerada também será suspensa. Se o uso real do ativo mudar, é possível reduzir ou suspender a depreciação acelerada de acordo.

Nota

A depreciação acelerada não altera o valor de depreciação regular para os períodos subsequentes.

Realizar a depreciação acelerada

É possível usar a sessão Depreciação acelerada em massa (tffam1208m000) para depreciar um intervalo de registros de ativos em um valor adicional. É possível fazer isso somente uma vez por ano.

Antes de realizar a depreciação acelerada para um período, o ativo deve ter sido depreciado até o início do primeiro período para o qual a depreciação acelerada é realizada e não deve haver depreciação para períodos posteriores.

Para garantir isso, dependendo da última data de depreciação do registro do ativo, o LN realiza a depreciação normal para os períodos anteriores ou recalcula a depreciação conforme necessário para quaisquer períodos posteriores quando você executa a sessão Depreciação acelerada em massa (tffam1208m000).

Se você realizar a depreciação acelerada, o LN calculará e lançará a depreciação acelerada e adicional.

Na sessão Registros de ativos (tffam1510m000) a caixa de seleção Depreciação acelerada indica se você executou a depreciação acelerada no ativo.

Estornar a depreciação acelerada

Se você estornar a depreciação acelerada, o LN estornará a depreciação acelerada, assim como a depreciação regular de quaisquer períodos após a data da transação da depreciação acelerada. Após o estorno, é necessário realizar a depreciação manualmente, começando no ano para o qual você realizou o processo de estorno.

Se você estornar a depreciação acelerada para um intervalo de anos no passado, será necessário realizar manualmente a depreciação regular para os períodos posteriores ao último período para o qual você estornou a depreciação suspensa.

Para as transações de estorno geradas, o LN criará lançamentos somente se houver lançamentos das transações originais, independentemente de você marcar ou desmarcar a caixa de seleção Suprimir lançamento contábil na sessão Depreciação acelerada em massa (tffam1208m000).

Se você estornar toda a depreciação acelerada realizada para o ativo, o LN desmarcará a caixa de seleção Depreciação acelerada na sessão Registros de ativos (tffam1510m000).