Usar os métodos de depreciação

O LN fornece métodos de depreciação que definem tipos de depreciação. Aplique esses métodos aos registros de ativo ao configurar categorias na sessão Categoria (tffam2100s000). Não é possível modificar os métodos fornecidos pelo LN, mas é possível criar métodos para depreciar ativos para os quais os métodos existentes não são adequados. Se executar a depreciação para ativos com um método criado por você, o LN usa as percentagens no método para calcular a depreciação.

O LN determina qual fórmula de depreciação usar com base no método atribuído a cada um dos registros relacionados de um ativo. Os seguintes métodos estão disponíveis:

Método linear

Usa a fórmula linear para depreciar um ativo em seus registros relacionados. Você especifica um valor para depreciar ao longo da vida útil do ativo. Para obter mais informações sobre a fórmula linear, consulte Para calcular a depreciação da vida útil restante.

Nota

Alguns métodos de saldo decrescente e MACRS mudam para o método linear em algum momento durante a vida útil do ativo. Para obter uma lista desses métodos, consulte Para calcular a depreciação de saldo decrescente com troca para linear.

Alguns métodos de saldo decrescente mudam para o linear em algum momento durante a vida útil do ativo. Para obter uma lista desses métodos, consulte Para calcular a depreciação de saldo decrescente com troca para linear.

Vários métodos de soma dos dígitos dos anos mudam para o método linear em algum momento durante a vida útil do ativo. Para obter uma lista desses métodos, consulte Para calcular a soma dos dígitos dos anos com troca para a depreciação linear.

Método de saldo decrescente

Esse método usa a fórmula de saldo decrescente para depreciar um ativo em seus registros relacionados. Ao longo da vida útil do ativo, o valor de depreciação diminuirá. Para obter mais informações sobre a fórmula de saldo decrescente, consulte Calcular a depreciação de saldo decrescente.

Nota

Alguns métodos de saldo decrescente mudam para o linear em algum momento durante a vida útil do ativo. Para obter uma lista desses métodos, consulte Para calcular a soma dos dígitos dos anos com troca para a depreciação linear.

Vários métodos de soma dos dígitos dos anos mudam para o método linear em algum momento durante a vida útil do ativo. Para obter uma lista desses métodos, consulte Para calcular a soma dos dígitos dos anos com troca para a depreciação linear.

Exemplo

Método de saldo decrescente com uma troca para linear

Esse método usa a fórmula de saldo decrescente com uma troca para a fórmula linear para depreciar um ativo em seus registros relacionados. O ativo depreciará em seus registros relacionados com o método de saldo decrescente até o ponto em que é mais vantajoso depreciar o ativo usando o método linear. Nesse ponto,

o LN troca automaticamente a forma de depreciação para linear. Para obter mais informações sobre a fórmula de saldo decrescente, consulte Para calcular a soma dos dígitos dos anos com troca para a depreciação linear.

Nota

Vários métodos de soma dos dígitos dos anos mudam para o método linear em algum momento durante a vida útil do ativo. Para obter uma lista desses métodos, consulte Para calcular a soma dos dígitos dos anos com troca para a depreciação linear.

Método de soma dos dígitos dos anos

Existem vários métodos de depreciação que utilizam a fórmula de soma dos dígitos dos anos. É possível atribuir um desses métodos a qualquer um dos registros relacionados de um ativo. Para obter mais informações sobre a fórmula de soma dos dígitos dos anos, consulte Para calcular a depreciação da soma dos dígitos dos anos.

Nota

Vários métodos de soma dos dígitos dos anos mudam para o método linear em algum momento durante a vida útil do ativo. Para obter uma lista desses métodos, consulte Para calcular a soma dos dígitos dos anos com troca para a depreciação linear.

Método de soma dos dígitos dos anos com uma troca para linear

Existem vários métodos de depreciação que utilizam a fórmula de soma dos dígitos dos anos. É possível atribuir um desses métodos a qualquer um dos registros relacionados de um ativo. Para obter mais informações sobre a fórmula de soma dos dígitos dos anos, consulte Para calcular a soma dos dígitos dos anos com troca para a depreciação linear.

Método de unidades de produção

Existe somente um método que usa a fórmula de unidades de produção. Para usar as unidades de produção como seu cálculo de depreciação, é necessário atribuir o método de UOP a um ou mais registros relacionados de um ativo. Para obter mais informações sobre os cálculos de depreciação para unidades de produção, consulte Para calcular a depreciação por unidades de produção.

Método de valor fixo

A depreciação é um valor anual fixo que você atribui. O ativo deprecia em seus registros relacionados por esse valor até o final da vida útil do ativo ou até o valor residual do ativo ser atingido.

Método de anuidade

O valor da depreciação é um valor fixo por período, mas aumenta progressivamente para a anuidade. A anuidade é composta pelos juros e depreciação.

O LN não processa os valores de juros nem calcula os juros sobre o valor restante. Para obter mais informações sobre os cálculos de anuidade, consulte Calcular a depreciação de anuidade.

Método de depreciação do primeiro período

A depreciação de um ativo em seus registros relacionados ocorre inteiramente no primeiro período.

Método de depreciação orientada por NBV

O valor do ativo é calculado subtraindo a depreciação acumulada do custo atual. O valor líquido contábil é o valor do ativo armazenado nos registros relacionados do ativo. Quando você calcula ou atualiza a depreciação ou corrige o custo ou a depreciação acumulada, o valor para cada registro relacionado do ativo muda. Se o tipo de registro de impostos federais for usado, o valor da seção 179 também será subtraído do cálculo acima. Para obter mais informações sobre o cálculo da depreciação orientada por NBV, consulte Depreciação orientada por valor líquido contábil (NBV).

Método personalizado

Esse método é um método de depreciação definível livremente com base em percentagens, mensalmente ou anualmente, para abordar os requisitos específicos do usuário.

Nenhum método

Não há nenhum método de depreciação definido. É possível usar esse método quando um ativo não pode ser depreciado, por exemplo: imóveis.

Depreciação com base no fator garantido

O método de depreciação Depreciação com base no fator garantido é introduzido para gerenciar as regulamentações jurídicas para depreciação de ativos no Japão.

O método de depreciação Depreciação com base no fator garantido será semelhante ao método de saldo decrescente até o valor do registro do ativo se igualar ao Valor garantido.

Quando o valor do registro do ativo deprecia até um valor inferior ao Valor garantido, a depreciação é calculada em um dos seguintes métodos:

  • O método linear usa o número de anos especificado no campo Nº de anos além do fator garantido.
  • Usando o valor de percentagem especificado no campo Revi dep além do fator garantido em vez do valor definido no campo Percentagem do saldo decrescente.

Valor garantido

O Valor garantido é definido na sessão Registros de ativos (tffam1510m000).

O valor garantido é calculado da seguinte maneira:

Valor garantido = Custo original da percentagem do Ativo* Fator garantido.

Quando você atribui o método de depreciação Depreciação com base no fator garantido a um registro de ativo na sessão Método de depreciação (tffam7110s000), o campo Valor garantido é habilitado na sessão Registros de ativos (tffam1510m000).

O Fator garantido é especificado na sessão Método de depreciação (tffam7110s000).

O Valor garantido não muda para uma ajuste de custo do registro de ativos. O valor é fixo e é calculado durante a capitalização do ativo. Quando um ativo é transferido parcialmente, o valor garantido proporcional ao custo original do ativo também é transferido.