Depreciar registros de ativo
Deprecie ativos por registro quando desejar registrar o custo de um ativo em relação às receitas para um ou mais (mas não todos) registros relacionados do ativo. Ao depreciar ativos por registro, você indica o período e o ano durante os quais o LN deve calcular a depreciação e os registros em que a depreciação deve ocorrer. O LN determina quais dos ativos e registros indicados são elegíveis para depreciação nos períodos selecionados e, em seguida, calcula os valores de depreciação adequados.
O LN calcula a depreciação separadamente para cada um dos registros relacionados do ativo. É possível depreciar um ativo em todos os seus registros de uma vez ou depreciar o ativo em um ou mais de seus registros relacionados.
Também é possível calcular a depreciação para todos os registros relacionados de um ativo de uma vez. Para obter mais informações, consulte o tópico Depreciar ativos.
Um ativo poderá depreciar em um registro somente até seu custo restante ser igual ao seu valor residual ou até sua vida útil restante ser igual a zero. Os ativos com um custo negativo acumulam depreciação negativa e não podem depreciar para além de zero. Quando um ativo atinge esses limites, o ativo e seus registros relacionados param de depreciar.
Não é possível depreciar o registro do ADR para nenhum ativo que seja parte de uma conta vintage/de grupo. Para depreciar o registro do ADR, é necessário usar a sessão Contas vintage/de grupo (tffam7570m000) e depreciar a conta à qual o ativo pertence.
Para cada registro, o LN primeiro determina se é o momento de depreciar. Ele faz isso examinando a frequência de depreciação e a última data depreciada. Se for um período em que o registro do ativo deve depreciar e ainda não tiver ocorrido nenhuma depreciação nesse período, o LN calculará a depreciação. Por exemplo, se a frequência indica que o ativo deveria depreciar em janeiro, fevereiro e março e atualmente está em abril, o LN verifica a data da última depreciação para ver se a depreciação foi executada até março. Se não, ele a executa para todos os períodos que precisam que ela seja executada. Se a contabilidade estiver fechada para qualquer um dos períodos, o LN registra a depreciação como uma grande transação para o período atual. No entanto, se a contabilidade estiver em aberto, será criada uma transação para cada período.
Você não deve depreciar além do final do ano fiscal atual sem antes fechar o último período na sessão Final do período (tffam8205m000).
A depreciação tem os seguintes efeitos no módulo Fixed Assets:
- O LN cria um lançamento usando a depreciação na sessão Registros de ativos (tffam1510m000).
- O status do registro do ativo mudará de Adquirido para Em depreciação, se isso ainda não estiver definido.
- O LN define a Última data de depreciação do registro do ativo como a data em que você depreciou o ativo.
- O acumulado do ano, a Depreciação acumulada e o Valor registro mudam para o ativo, assim como a vida útil restante.