Conversão externa do euro em Finanças
As regras jurídicas e os princípios contábeis geralmente não permitem alterar a moeda da fatura ou o valor de faturas de compras e vendas registradas. Portanto, o LN não altera os valores de transação de faturas em aberto no banco de dados de Financials durante a inicialização externa do euro.
Se a moeda da fatura for uma moeda da EMU, isso gerará um problema, já que as moedas da EMU deixarão de existir depois da transição. Consequentemente, não é possível gerar avisos de pagamento, faturas de juros, previsões de caixa etc. na moeda da fatura.
A conversão externa do euro converte valores de fatura em aberto em moedas da EMU para euros antes da geração de pagamentos, faturas de juros e previsão de caixa e antes de exibir ou imprimir os valores. A conversão externa do euro não altera os valores originais e as moedas que estão armazenados no banco de dados; eles permanecem nas moedas da EMU.
As empresas fora da União Europeia com parceiros de negócios que usam moedas da EMU também devem usar a conversão externa do euro para lidar com valores de fatura em aberto em moedas da EMU depois da transição.
A conversão externa do euro oferece suporte para todos os tipos de sistemas multimoeda, incluindo o novo sistema monetário padrão, e pode ser usada em companhias compatíveis com o euro e incompatíveis com o euro.
As funções da conversão externa do euro
A conversão externa do euro pode ser usada com estes valores de transação:
- Itens em aberto no Accounts Receivable
- Itens em aberto no Accounts Payable
- Pagamentos e recebimentos antecipados em Cash Management
As ordens não provisionadas são pagamentos que não têm faturas vinculadas. É possível modificar ordens não provisionadas e criar esse tipo de ordem com a moeda euro quando necessário. Portanto, a conversão externa do euro não se aplica a valores de ordens não provisionadas.
Para o sistema monetário padrão, ainda não há suporte para a conversão externa do euro em Financials.
Pré-requisitos
O LN pode realizar a conversão externa do euro dos valores de fatura em aberto caso estas condições sejam atendidas:
- A caixa de seleção "Moeda da EMU" está marcada para a moeda da transação (a moeda da fatura) na sessão Moedas (tcmcs0102m000).
- O euro está definido na sessão Moedas (tcmcs0102m000).
- A moeda euro está definida como a "Moeda da transição" (LN FP5) ou "Moeda euro" (em versões anteriores) definida na sessão Companhias (tcemm1170m000).
- As taxas de câmbio entre a moeda euro e as moedas locais da companhia são definidas na sessão Taxas monetárias (tcmcs0108m000).
- O determinador de taxa que se aplica ao valor da fatura não é do tipo Fixo.
Se o determinador de taxa que se aplica ao valor da fatura for do tipo Fixo, os valores da fatura não serão convertidos, já que a taxa fixa pode ser diferente das taxas derivadas das taxas fixas entre a moeda da EMU e o euro.
Registro do valor e registro da taxa no banco de dados
Em relação ao processo de conversão externa, tenha em mente o seguinte:
-
Registro do valor no LN
Os valores de transação são calculados e armazenados no banco de dados:
- Na moeda da transação
- Em cada uma das moedas locais (observe que, no sistema monetário padrão, os valores nas moedas locais de relatório são armazenados somente na contabilidade e nos registros auxiliares)
- A taxa de câmbio e o fator da taxa usados para converter o valor da transação para o valor em moeda local, bem como a data de efetividade da taxa, geralmente são armazenados com o valor, na mesma tabela.
-
Registro da taxa de câmbio/fator da taxa no LN
Dependendo do sistema monetário, as taxas de câmbio e os fatores da taxa correspondentes listados abaixo são definidos na sessão Taxas monetárias (tcmcs0108m000).As taxas de câmbio entre as moedas que não são locais não estão disponíveis:
-
Sistema multimoeda padrão
As taxas de câmbio entre as moedas de transação e cada uma das moedas locais, incluindo a moeda de referência, bem como as taxas de câmbio entre as moedas locais e as moedas locais de relatório. -
Sistema monetário único
As taxas de câmbio entre as moedas de transação e a moeda de referência. -
Sistema multimoeda dependente
As taxas de câmbio entre as moedas de transação e a moeda de referência. As taxas de câmbio entre a moeda de referência e as outras moedas locais. -
Sistema multimoeda independente
As taxas de câmbio entre as moedas de transação e cada uma das moedas locais, incluindo a moeda de referência.
-
Entrada da conversão externa do euro
Para converter valores de transação em moedas da EMU para euros, a conversão externa do euro usa estes dados de entrada:
- Moeda da transação da EMU
- Valor da transação expresso na moeda de referência
- data da taxa
- Determinador de taxa
- tipo de taxa de câmbio
Processo de conversão
Durante o processo de conversão externo, o LN realiza estas ações:
-
Conversão de moeda
Na sessão ou no documento adequado, substituir o código e a descrição da moeda da EMU pelo código e descrição do euro. -
Conversão do valor
Recalcular o valor da fatura em euros. O método de cálculo depende do sistema monetário da companhia. Consulte "Conversão do valor". -
Determinação da taxa e do fator da taxa
Determinação da taxa de câmbio e do fator da taxa usados para converter o novo valor da fatura, em euros, para as moedas locais. O modo de determinar a taxa e o fator da taxa depende do sistema monetário da companhia.
Conversão do valor
A conversão externa do euro não altera os dados originais das faturas em aberto armazenados no banco de dados.
Os valores são convertidos da seguinte forma:
-
Sistema de moeda única compatível com o euro e sistema multimoeda dependente
A moeda de referência é o euro. O valor convertido é o valor da transação na moeda de referência. -
Uma das moedas locais é o euro
O valor convertido é o valor da transação na moeda local, que é o euro. -
Sistemas incompatíveis com o euro
A taxa de câmbio entre a moeda da EMU e o euro não está disponível porque o euro não é uma das moedas locais.O valor da fatura na moeda de referência é convertido para euro, por estes motivos:
- Em sistemas de moeda única e multimoeda dependente, a moeda de referência deve ser usada.
- Em sistemas multimoeda independentes, a moeda de referência provavelmente é a moeda mais estável.
Determinação de fator da taxa/taxa
Depois de converter o valor da fatura para euro, as taxas e os fatores de taxa entre o euro e as moedas locais são determinados.
Se a moeda de referência não for o euro, depois de converter o valor, o LN calculará a taxa entre o valor da transação em euros e o valor da transação na moeda de referência, em vez de usar a taxa da tabela Taxas de câmbio (tcmcs008). Isso é feito para evitar a reavaliação do valor da transação.
Dependendo da marcação da caixa de seleção Expresso em moeda-base referente à moeda euro na sessão Moedas (tcmcs0102m000), o LN divide o valor em euros pelo valor na moeda de referência ou vice-versa.
A taxa e o fator da taxa são determinados da seguinte forma:
-
Sistema de moeda única ou multimoeda dependente
-
A moeda de referência é o euro
O LN define a taxa de câmbio como 1,0 e o fator da taxa como 1. As taxas entre a moeda de referência e as outras moedas locais não são afetadas.
-
A moeda de referência não é o euro
A taxa entre o euro e a moeda de referência é calculada.
-
-
Sistema multimoeda independente
-
Uma das moedas locais é o euro
O LN define a taxa de câmbio como 1,0 e o fator da taxa como 1. As taxas entre o euro e as outras moedas locais são obtidas na tabela Taxas de câmbio (tcmcs008).
-
Nenhuma das moedas locais é o euro
A taxa entre o euro e a moeda de referência é calculada. As taxas entre o euro e as outras moedas locais são obtidas na tabela Taxas de câmbio (tcmcs008).
-