Inicialização externa do euro

Há suporte somente para a inicialização de moeda externa do euro. Não é possível converter moedas de transação para moedas que não sejam euros.

A inicialização externa do euro é usada para converter as moedas de transação selecionadas dos contratos de ordem e ordens de serviço para euros. Após a inicialização externa do euro, as transações financeiras que ainda serão realizadas nos contratos e ordens de serviço devem ser concluídas em euros.

A diferença entre a conversão externa no LN e a conversão nos sistemas anteriores do LN é que, no LN, as ordens de compra e venda em aberto não são convertidas; isso ocorre porque, no LN a complexidade dos dados relacionados à ordem a serem convertidos aumentou significativamente e o risco de corrupção de dados em situações específicas é maior do que nos sistemas anteriores. A reconciliação dos dados em geral e dos dados financeiros e de gestão de operações em particular é mais bem controlada no LN do que era anteriormente. Além disso, a necessidade de negócios referente à conversão de ordens em aberto é menos urgente, porque, na maioria dos casos, a vida útil das ordens é limitada. Observe que, depois da inicialização externa, em relação aos parceiros de negócios que mudaram a moeda da EMU para o euro, as novas ordens serão geradas na nova moeda (euro), ou a adotarão como padrão. Os contratos, que geralmente têm uma vida útil mais longa, serão convertidos.

Para usar euros em novas ordens e contratos com os seus parceiros de negócios, é possível alterar a moeda padrão dos parceiros de negócios para euro na mesma inicialização externa do euro. Se os seus parceiros de negócios desejarem usar euros em futuras ordens e contratos existentes, será necessário realizar a inicialização externa do euro para esses parceiros de negócios.

Valores de fatura em aberto

As regras jurídicas e os princípios contábeis não permitem alterar a moeda ou o valor de faturas de compras e vendas registradas. Portanto, o LN não altera os valores das faturas em aberto no Invoicing e no banco de dados de Financials durante a inicialização da moeda externa.

Após a inicialização da moeda externa, é possível usar as funções de conversão externa para lidar com faturas em aberto que estão em moedas da EMU. Consulte "Conversão externa do euro em Financials", mais adiante neste capítulo.

Converter livros de preços e listas de preços

É possível usar livros de preços e listas de preços referentes a vários parceiros de negócios. Quando você tiver executado a inicialização externa do euro para todos os parceiros de negócios que usam uma lista de preços ou um livro de preços, será possível executar a inicialização externa do euro não relacionada a parceiros de negócios para alterar as moedas da lista de preços e dos livros de preços para euro.

Se você não executar a inicialização externa do euro para todos os parceiros de negócios que usarem uma lista ou um livro de preços, será possível copiar a lista e o livro de preços e alterar a moeda da cópia.

Adaptar os arquivos bancários de pagamento

Se a moeda bancária for uma moeda da EMU, os pagamentos poderão ser efetuados na moeda nacional ou em euro. Se você usar um arquivo bancário para relatar pagamentos para o seu banco, será necessário adaptar o arquivo bancário de pagamento para relatar em euros, e não nas moedas da EMU após a inicialização externa do euro.

Realizar a inicialização externa do euro

Você realiza a inicialização do euro da mesma forma descrita para a inicialização da moeda interna em "Processo de inicialização da moeda".

Este capítulo descreve somente as diferenças em relação à inicialização da moeda interna e as informações adicionais que se aplicam somente à inicialização externa do euro.

Pré-requisitos

Para poder realizar a inicialização externa do euro, é necessário realizar estas ações em cada companhia do agrupamento de conversão:

  1. Definir a moeda euro na sessão Moedas (tcmcs0102m000). A caixa de seleção Moeda EMU deve ser desmarcada.
  2. Garantir que a companhia tenha o euro como "Moeda de transição" (no LN FP5) ou "Moeda euro" (em versões anteriores) definida na sessão Companhias (tcemm1170m000).

Tipo de conversão externa

Na sessão Agrupamentos CI (tccri7101s000), é possível selecionar dois tipos de conversão externa:

  • PN externo

    Converte os valores na moeda de transação e nas moedas vinculadas a parceiros de negócios específicos ou a um intervalo de parceiros de negócios. Por exemplo:

    • Contratos em aberto
    • Moedas do parceiro de negócios e valores de crédito assegurados
  • PN não externo

    Converte os valores na moeda de transação e nas moedas não vinculadas a parceiros de negócios; por exemplo, moedas da lista de preços.

Companhias de agrupamento de conversão para conversão externa

O LN gera as mesmas companhias de agrupamento de conversão para a inicialização da moeda interna e a inicialização externa do euro. Não é possível alterar a lista de companhias de agrupamento de conversão que o LN gera. Portanto, é realizada a conversão externa para todas as companhias do agrupamento de conversão.

Moedas de transação do agrupamento de conversão

Quando você cria um agrupamento de conversão para conversão externa, o LN gera a lista de moedas de transação da conversão. Inclui todas as moedas usadas por todas as companhias do agrupamento de conversão.

Na sessão Agrupamentos CI (tccri7501m000), no menu adequado, selecione Especificar moedas de transação para iniciar a sessão Moedas de transação do agrupamento CI (tccri7104m000). É necessário usar essa sessão para indicar se cada moeda deve ser convertida para euro ou não.

Taxas das moedas de transação

Na sessão Taxas CI (tccri7100m000), defina as taxas de câmbio entre as moedas de transação da EMU e o euro da seguinte forma:

  • As taxas fixas entre as moedas da EMU e o euro devem ser usadas.
  • A Moeda-base deve ser o euro.
  • O Fator de taxa deve ser 1.
  • A caixa de seleção Expresso em moeda-base deve ser marcada.

Regras de conversão

Durante a conversão externa, estas regras de conversão estão disponíveis para converter tabelas:

  • Moeda da transação
  • Valor na moeda de transação
  • Taxa/fator da taxa (externo)
  • DLL

Para obter mais informações, consulte "Regras de conversão".