Sistemas monetários
O sistema monetário da companhia determina:
- O número de moedas locais que a companhia usa.
- O método usado para converter valores de moedas de transação para valores nas moedas locais.
Se as companhias formarem uma estrutura de companhia logística, regras especiais se aplicarão às moedas que cada companhia puder usar, dependendo do sistema monetário. O LN oferece suporte a estes sistemas monetários:
-
Padrão (recomendado)
Um sistema monetário em que transações em moeda estrangeira são convertidas diretamente da moeda da transação para a moeda local, sem triangulação por meio da moeda de referência. É possível definir as regras de conversão para as outras moedas de relatório, diretamente da moeda da transação ou da moeda local. O sistema monetário padrão substitui os outros sistemas monetários usados anteriormente no LN. -
Único
A mesma moeda única é usada em todas as companhias financeiras. Essa é a moeda local do lugar, que também é a moeda de referência. -
Dependente
Um sistema monetário em que é possível usar várias moedas locais na mesma companhia logística. Na maioria das entidades, a companhia financeira determina a moeda local que é usada. Todas as transações são registradas em todas as moedas locais. As taxas de câmbio são definidas entre as moedas externas e a moeda de referência e entre a moeda de referência e as outras moedas locais. Primeiro os valores de transação são convertidos para um valor na moeda de referência e, em seguida, o valor na moeda de referência é convertido em valores nas outras moedas locais. -
Independente
Um sistema monetário em que todas as companhias financeiras e companhias logísticas relacionadas entre si no modelo de estrutura empresarial usam as mesmas duas ou três moedas locais. Todas as transações são registradas em todas as moedas locais. As taxas de câmbio são definidas entre as moedas de transação e todas as moedas locais. Os valores de transação são convertidos diretamente da moeda da transação para as moedas locais.
Com exceção do caso em que uma moeda local também é usada como moeda da transação, não são definidas taxas de câmbio entre as moedas locais de um sistema monetário independente. Portanto, as moedas locais são independentes entre si.
O sistema monetário independente destina-se principalmente ao uso em países com inflação alta. O relatório para as autoridades locais pode ser feito na moeda nacional, que pode ser instável. Ao mesmo tempo, a contabilidade da companhia pode ser feita com uma moeda mais estável, como o dólar.
"Cenários de inicialização da moeda" descreve os cenários de CRI que oferecem suporte à conversão de cada tipo de sistema monetário para um dos outros sistemas monetários.