Configuração de dados mestres
O processo de configuração de dados mestres para a funcionalidade Controladoria no Infor ERP LN.
As informações incluídas neste tópico cobrem a configuração completa de dados mestres para a funcionalidade Controladoria. No entanto, é possível executar o procedimento com base em suas necessidades, como Orçamento estático, Orçamento flexível, Alocação de custo e Controle de custos.
- Definir os parâmetros:
- Sistema de orçamentos financeiros
- Contabilidade de custos
- Companhia financeira
- Cálculo de custo padrão
- Item - Custo
- Controle de funcionários
Para configurar os dados mestres para Controladoria, execute estes passos:
-
Acesse a sessão Parâmetros de orçamento financeiro (tffbs0500m000) e especifique estas informações:
- Hierarquia
- A hierarquia padrão que é usada no planejamento de custo do Sistema de orçamentos financeiros e na análise da Contabilidade de custos.
- Moeda local para Controladoria
- A moeda local a ser usada como padrão. No Sistema de orçamentos financeiros/Contabilidade de custos, os dados são armazenados em uma moeda local.
- Reação à alteração dos orçamentos de desempenho
- A opção para indicar o impacto da alteração nos dados de desempenho. Possíveis valores:
- Alterar taxas: a alteração de desempenho calcula somente uma nova taxa.
- Alterar valores variáveis: a alteração de desempenho atualiza primeiro os custos variáveis antes de calcular uma nova taxa
- .Nota.
Se um orçamento já tiver sido criado e os dados de desempenho do orçamento forem modificados, a taxa será recalculada automaticamente.
- Usar taxas efetivas
- Marque essa caixa de seleção para definir taxas efetivas do orçamento flexível. Uma taxa efetiva é uma taxa de comparação para expressar o preço esperado de seus investimentos ou ganho com investimentos alternativos.
- Reconstruir automaticamente o subnível de orçamentos estáticos
- Marque essa caixa de seleção se for necessário calcular imediatamente as contas contábeis primárias e as dimensões primárias quando o orçamento for criado.
-
Acesse a sessão Parâmetros de contabilidade de custos (tfcat0500m000) e especifique estas informações:
- Sistema de contabilidade de custos
- O sistema de contabilidade usado para determinar a taxa de custo para cobrar o centro de custo ou o objeto de custo e para calcular desvios.
- Contabilidade de custos totais: Com o custo total, também conhecido como "custeio de absorção", todos os custos gerais diretos, fixos e variáveis são atribuídos ao produto (final). Os custos fixos são debitados quando as mercadorias ou serviços são vendidos. Com esse método, as seguintes variações podem ser determinadas usando o processo de controle flexível:
- Volume de custos gerais fixos (ou variação de ocupação)
- Variação de eficiência (ou variação de consumo)
- Variação de preço político (ou sobrecobertura/subcobertura)
- Contabilidade de custos variáveis: no método de definição de custos variáveis, os custos gerais de fabricação fixos são cobrados no período em que incorrem. Com esse método, as seguintes variações podem ser determinadas usando o processo de controle flexível:
- Variação de eficiência (ou variação de consumo)
- Variação de preço político (ou sobrecobertura/subcobertura)
- Contabilidade de custos totais: Com o custo total, também conhecido como "custeio de absorção", todos os custos gerais diretos, fixos e variáveis são atribuídos ao produto (final). Os custos fixos são debitados quando as mercadorias ou serviços são vendidos. Com esse método, as seguintes variações podem ser determinadas usando o processo de controle flexível:
- Conta de contrapartida para lançamentos de custos no GLD
- Use essa conta de contrapartida na contabilidade como a conta de crédito para custos reais. Esses lançamentos de crédito são ignorados quando você importa custos do Contabilidade (GLD). Exemplo:
Uma companhia tem a política de alocar periodicamente os custos adicionais do departamento de vendas para os principais centros de custo, para garantir que os custos de venda inesperados sejam incluídos no cálculo das taxas e sobretaxas. Esses custos, no entanto, não devem ser incluídos no Contabilidade. Portanto, no final do mês, é criada uma transação de lançamento:
D) despesas de alocação provisionais: € 5.000,00
Departamento de vendas
CR) despesas de alocação provisionais: € 5.000,00
Departamento de vendas
Para o Contabilidade, essa transação não tem impacto nos saldos (neutra). No entanto, a conta contábil usada também é definida como Conta de contrapartida para lançamentos de custo no GLD nos parâmetros de contabilidade de custos, para a alocação de custos, e a transação de débito é importada (não a transação de crédito). Portanto, essa conta contábil é usada para o processo de alocação de custo do departamento de vendas.
- Tipo de transação para resultados operacionais
- O tipo de transação no qual os resultados operacionais são lançados.
- Tipo de transação para resultados da alocação
- Os custos reais alocados são lançados usando esse tipo de transação seguindo a sessão Integrar e/ou lançar resultados de alocação de custos (tfcat4211m000).
- Tipo de dimensão para atividades
- Esse tipo de dimensão é usado para armazenar todas as atividades usadas no definição de custo baseada em atividade.
-
Acesse a sessão Parâmetros da companhia financeira (tfgld0503m000) e especifique estas informações:
- Orçamento real
- Selecione um orçamento que possa ser usado como o orçamento padrão quando você comparar os dados reais e os números orçados no Contabilidade. Além disso, o orçamento real é usado como o padrão em várias sessões da funcionalidade Sistema de orçamentos financeiros (FBS) e Contabilidade de custos (CAT). Todos os desvios entre os dados reais e orçados são calculados automaticamente para esse orçamento.
-
Acesse a sessão Parâmetros de cálculo de custo padrão (ticpr0100m000) e especifique estas informações:
- Código de cálculo de custo padrão
- O código de cálculo de preço usado para determinar o preço de custo padrão. Outros códigos de cálculo de preço são usados para fins de simulação.
- Tipo de taxas operacionais
- Esse parâmetro indica o tipo de taxa operacional que determina o cálculo do custo padrão.
- Incluir custos fixos no preço de valoração
- Se essa caixa de seleção estiver marcada, as sobretaxas fixas e as taxas operacionais serão incluídas no preço de valoração. Também é possível usar esse parâmetro para determinar os custos reais da ordem de produção. Esse parâmetro é importante para itens padrão em todos os métodos de avaliação.Nota
As sobretaxas e taxas de operações podem ser definidas como custo variável ou fixo.
-
Acesse a sessão Dados de custo do item (ticpr0107m000) e especifique estas informações:
- Esquema
- É possível definir o esquema de componente de custo que especifica a discriminação de custos do item no nível necessário de detalhes.
- Sobretaxas por item
- Se essa caixa de seleção estiver marcada, será possível definir sobretaxas para o item.
- Sobretaxas por armazém
- Se essa caixa de seleção estiver marcada, será possível definir sobretaxas de armazém para o item.
-
Acesse a sessão Parâmetros de ordem de produção (tisfc0500m000) e especifique estas informações:
- Processar horas usando
- Defina a taxa a ser usada no registro de horas. Escolha Taxas operacionais estimadas ou Taxas de mão de obra reais.