Fatoração sem recurso
Enviar faturas para o fator
Se as faturas são fatoradas sem recurso, o LN fechará as faturas originais e criará uma nova entrada em aberto para o fator ao enviar as faturas para o fator. O tipo de documento da nova fatura em aberto é Fatura de venda, uma vez que a transação de fatoração envolve uma venda de contas a receber para o fator.
O valor lançado é o valor líquido a receber do fator, que é o valor da fatura menos quaisquer deduções que se aplicam ao parceiro de negócios faturado, menos quaisquer notas de crédito existentes para o valor do parceiro de negócios faturado. Para essa entrada, a comissão de fatoração não é tratada como uma dedução.
O LN cria as seguintes entradas:
- Débito: Conta de controle de fator
- Débito: Desconto
- Débito: Sobretaxas de pagamento em atraso
- Crédito: Conta de controle de cliente
Se o imposto se aplicar aos pagamentos da fatura original, os valores de imposto também serão lançados quando a fatura original for fechada.
O LN cria as seguintes entradas:
- Débito: Imposto provisional sobre conta de pagamentos
- Crédito: conta de imposto de vendas.
Cancelar fatoração da fatura
Se o cliente não pagar ou se houver outros motivos, será possível optar pelo cancelamento da fatoração da fatura e reembolsar quaisquer adiantamentos recebidos para o fator.
Se as faturas foram fatoradas sem recurso, os documentos poderão ter a fatoração cancelada se nenhum valor tiver sido recebido do fator para eles. Nesse caso, as faturas originais são reabertas e os descontos e outras deduções que foram lançados no momento do envio são estornados. A fatura criada para o fator é fechada.
Os lançamentos são:
- Débito: conta de controle de cliente
- Crédito: conta de controle de fator
- Crédito: desconto/sobretaxas por pagamento atrasado.