Contas contábeis separadas para parcelas antecipadas
É possível usar contas contábeis separadas somente para parcelas antecipadas faturadas e pagas para distinguir as parcelas antecipadas faturadas e as pagas para ordens de vendas e faturas de projeto. Não é possível configurar parcelas antecipadas para faturas de serviço.
É possível processar faturas de parcela antecipada em avisos de remessa. No entanto, se você usar contas de controle separadas para faturas adiantadas pagas e não pagas, os pagamentos maiores e os pagamentos menores não serão permitidos, pois o LN não pode criar notas de débito ou aceitar notas de crédito para pagamentos menores ou criar pagamentos adiantados ou não alocados para pagamentos maiores.
Se você usar contas contábeis separadas para faturas adiantadas pagas e não pagas, não será necessário processar as transações de recebimento antes do lançamento das transações de integração relacionadas às faturas de parcela antecipada. É possível especificar se em tal situação o LN avisa o usuário ou bloqueia o processo. Para processos automáticos, o LN não pode avisar o usuário e o processo é bloqueado. Para obter mais informações, consulte Taxas bancárias negociadas e padrão - configuração.
Para esses processos, o LN não oferece suporte a contas contábeis separadas para parcelas antecipadas faturadas e pagas:
- Fatoração
- nota promissória a receber (TNR)
- aplicação de caixa.
A configuração do parâmetro Conta separada para parcelas pagas adiantadamente na sessão Parâmetros da companhia financeira (tfgld0503m000) para usar uma conta de controle separada para faturas adiantadas deve ser a mesma no momento da criação de faturas de parcela antecipada e da criação da fatura de venda para a ordem de venda relacionada ou a fatura do projeto. Caso contrário, as contas de integração para parcelas antecipadas faturadas e parcelas antecipadas pagas não se equilibram e é necessário criar lançamentos contábeis manuais para corrigir a situação.