Para usar calendários de pagamento
Como opção, é possível usar calendários de pagamento para determinar as datas de vencimento para faturas de vendas e faturas de compra. No calendário de pagamento, é possível indicar feriados bancários e outros períodos durante os quais sua companhia ou um parceiro de negócios devedor não pode realizar pagamentos.
Se você usar um calendário de pagamento e o dia de vencimento calculado for um dia marcado como Dia indisponível no calendário de pagamento, o LN alterará a data de vencimento para o dia útil anterior ou, em algumas situações, para o dia útil seguinte.
Para determinar se um calendário de pagamento é usado, o LN verifica se o campo Tipo de disponibilidade da sessão Parâmetros ACR (tfacr0100s000) ou Parâmetros ACP (tfacp0100m000) está preenchido.
Para determinar a data de vencimento no calendário de pagamento
Após calcular a data de vencimento como descrito no cálculo da data de vencimento, o LN usará o algoritmo a seguir para determinar o dia do pagamento:
- se não for usado nenhum calendário de pagamento, a data de vencimento real será a data de vencimento calculada.
- se for usado um calendário de pagamento, verifique se a data de vencimento calculada está disponível para pagamentos. Se for esse o caso, a data de vencimento real será a data de vencimento calculada.
- se a data de vencimento calculada não estiver disponível para pagamentos, localize o dia anterior no calendário que está disponível para pagamentos. Se o número de dias entre a data de vencimento calculada e o dia encontrado no calendário estiver dentro da tolerância de data de vencimento dos termos de pagamento, a data de vencimento real será o dia encontrado no calendário.
- se o número de dias entre a data de vencimento calculada e o dia encontrado no calendário exceder a tolerância de data de vencimento dos termos de pagamento, a data de vencimento real será o primeiro dia no calendário que segue a data de vencimento calculada e está disponível para pagamento.