Linhas de contrato de venda (tdsls3501m100)
Utilize essa sessão para visualizar as linhas de contrato de venda exibidas com base nas configurações de filtro na sessão Contratos de venda (tdsls8330m000).
Ao clicar duas vezes em uma linha, a sessão de detalhes das Linhas de contrato de venda (tdsls3501m000) é iniciada.
- Dias até o vencimento
-
O número de dias após os quais a linha de contrato de vendas vence.
Nota- Se for exibido um valor negativo nesse campo, a linha do contrato de venda já terá expirado e o número de dias após a data de vencimento será exibido.
- Se o status do contrato de venda for definido como Concluído, nenhum valor será especificado nesse campo.
- Contrato
-
O número do contrato de venda.
- Status do contrato
-
O status do contrato de venda.
O contrato pode ter os seguintes status:
-
Livre
Quando um contrato é criado, o status do contrato é automaticamente definido como Livre. Se um contrato tiver o status Livre, será possível fazer alterações no contrato. -
Ativo
É possível vincular uma ordem/programação/cotação de venda a um contrato com o status Ativo. Se o status for Ativo e a caixa de seleção Sempre permitir manutenção dos contratos na sessão Parâmetros de contrato de venda (tdsls0100s300) estiver desmarcada, não será possível desativar o contrato. -
Concluído
Após um contrato ser finalizado, não é mais possível usá-lo.
É possível atribuir um status a cada contrato com os seguintes comandos:
NotaNa sessão Linhas de contrato de venda (tdsls3501m000), é possível:
- Manter o nível da linha de contrato independentemente do status do cabeçalho.
- Inserir novas linhas de contrato para contratos de venda com o status Livre e Ativo.
-
- Linha
-
O número da linha de contrato de venda.
- Status da linha
-
O status da linha de contrato de venda.
Uma linha de contrato pode ter os seguintes status:
-
Livre
Quando uma linha de contrato é criada, seu status é automaticamente definido como Livre. Será possível realizar alterações na linha de contrato somente se o status for Livre. -
Ativo
É possível vincular uma ordem/programação/cotação de venda a uma linha de contrato com o status Ativo. Se o status for Ativo e a caixa de seleção Sempre permitir manutenção dos contratos na sessão Parâmetros de contrato de venda (tdsls0100s300) estiver desmarcada, não será possível desativar os acordos de contrato. -
Concluído
Após finalizar uma linha de contrato, não será mais possível usá-la.
É possível atribuir um status a cada linha de contrato com os seguintes comandos:
- Ativar
- Desativar
- Finalizar
Nota- Para os contratos de venda com o status Livre ou Ativo na sessão Contratos de venda (tdsls3500m000), será possível inserir novas linhas de contrato.
- É possível realizar a manutenção do status no nível de contrato na sessão Contratos de venda (tdsls3500m000). Nesse caso, todas as linhas do contrato obtêm o mesmo status.
-
- Parceiro de negócios cliente
-
O parceiro de negócios que pede as mercadorias ou os serviços da sua organização, que detém as configurações que você mantém ou para quem você realiza um projeto. Geralmente, o departamento de compra de um cliente.
O acordo com o parceiro de negócios cliente pode incluir:
- acordos de preços e descontos padrão
- padrões da ordem de venda
- Termos de entrega
- o parceiro de negócio receptor e faturado relacionado
- Data de efetividade
-
O primeiro dia em que um registro ou configuração é válido. A data de efetividade frequentemente inclui a hora de efetividade.
NotaUm relacionamento com uma ordem ou programação poderá existir somente se a data de ordem na linha de ordem ou a data inicial na linha de programação estiver dentro do período de efetividade do contrato.
- Data de vencimento
-
O último dia em que um registro é válido. Se você não especificar uma hora de vencimento, a validade vence ao fim da data de vencimento, a 0h.
NotaUm relacionamento com uma ordem ou programação poderá existir somente se a data de ordem na linha de ordem ou a data inicial na linha de programação estiver dentro do período de efetividade do contrato.
- Pt. transfer. título
-
O ponto em que a propriedade legal muda. Neste ponto, o risco passa do vendedor ao comprador.
- Programação
-
Se as entregas de contrato forem definidas através de programações de venda, esse campo exibirá o número da programação de venda vinculada à linha de contrato de venda.
NotaPara cada linha de programação de venda, uma linha de ordem de venda é gerada.
- Conj. de custos adicionais
-
O conjunto de custos adicionais atribuído ao item de linha de contrato.
NotaEsse campo é aplicável somente às programações de venda vinculadas à linha de contrato.
- Classific. imposto
-
Um atributo dos cabeçalhos da ordem e linhas da ordem que pode ser usado para definir exceções tributárias para a transação. O LN recupera a classificação de imposto padrão dos parceiros de negócios faturador e faturado.
Por exemplo, é possível usar a classificação de impostos para:
- indicar que pagamentos a um parceiro de negócios faturador estão sujeitos a impostos e contribuições sociais retidos na fonte
- Agrupar parceiros de negócios que possuem os mesmos aspectos tributários para a sua companhia, por exemplo, subcontratantes ou agentes
- indicar que o imposto deve ser pago em um país que não o de origem do departamento de vendas ou de serviços
Valor padrão
O campo usa o cabeçalho do contrato de venda como padrão.
- Isento
-
Se esta caixa de controle estiver selecionada,, a isenção de impostos se aplicará.
NotaSe o parâmetro Nível de isenção de imposto na sessão Parâmetros de imposto (tctax0100m000) for definido como:
- Limitado e você selecionar essa caixa de seleção manualmente, o Código imposto será assumido como padrão do campo Isento de vendas da sessão Gestão de imposto (tctax0138m000). Se você desmarcar essa caixa de seleção manualmente, o código de imposto não é alterado.
- Estendido e você selecionar essa caixa de seleção manualmente, o Código imposto não será alterado. Se você desmarcar essa caixa de seleção manualmente, os campos Motivo da isenção e Certificado de isenção serão desmarcados e desativados.
- País de imposto
-
O país usado para fins de tributação.
- Item
-
As matérias-primas, as submontagens, os produtos acabados e as ferramentas que podem ser comprados, armazenados, fabricados e vendidos.
Um item também pode representar um conjunto de itens geridos como um kit ou que existem em diversas variantes de produto.
Também é possível definir itens não físicos, que não são retidos em estoque, mas que podem ser usados para lançar custos ou faturar serviços a clientes. Estes são exemplos de itens não físicos:
- itens de custo (por exemplo, eletricidade)
- Itens de serviço
- subcontratação de serviços
- itens da lista (menus/opções)
Nota- É possível definir itens na sessão Itens (tcibd0501m000).
- Não é possível inserir acordos em uma linha de contrato relacionada a um item e a um grupo de preços.
- Número do imposto próprio
-
Um número usado para identificar pessoas jurídicas ou empresas. As autoridades tributárias atribuem os números tributários às empresas registradas. Seus parceiros de negócios devem fornecer o número tributário. Os parceiros de negócios sem um número tributário são considerados pessoas físicas.
- Código imposto
-
O código de imposto aplicável à linha de contrato de venda.
NotaO código de imposto que pode ser inserido nesse campo pode ser somente do tipo IVA.
- País imposto do PN
-
O país em que o parceiro de negócios possui o ID de impostos.
- Número do imposto do PN
-
O ID de impostos do parceiro de negócios.
NotaO ID de impostos do parceiro de negócios tem uma data de efetividade. Para determinar e exibir o ID de impostos correto do parceiro de negócios, o LN usa a data atual.
- Certificado de isenção
-
O certificado de isenção atribuído ao parceiro de negócios pela autoridade fiscal.
Nota- Esse campo será aplicável somente se o parâmetro Nível de isenção de imposto for definido como Estendido na sessão Parâmetros de imposto (tctax0100m000).
- Esse campo usa como padrão o método usado para recuperar detalhes de imposto, definido na caixa de grupo Bibli de impostos de seq de busca da sessão Parâmetros de imposto (tctax0100m000).
- Motivo da isenção
-
O motivo pelo qual o parceiro de negócios cliente é isento de imposto sobre vendas.
Nota- LN imprime os motivos de isenção nas faturas de venda.
- Esse campo será aplicável somente se o parâmetro Nível de isenção de imposto for definido como Estendido na sessão Parâmetros de imposto (tctax0100m000).
- Esse campo usa como padrão o método usado para recuperar detalhes de imposto, definido na caixa de grupo Bibli de impostos de seq de busca da sessão Parâmetros de imposto (tctax0100m000).
- O código de motivo deve ser do tipo Isenção de impostos e ter efetividade na data, conforme avaliação da Data do contrato.
- Texto
-
Se esta caixa de controle estiver selecionada, existirá texto da linha de contrato.
- Qtd. combinada
-
A quantidade que deve ser entregue conforme os acordos do contrato. A quantidade do contrato sempre deve ser maior que zero.
NotaO LN iniciará automaticamente a sessão Dimensões de item (tdsls4811s000) se a unidade de venda for dos seguintes tipos de unidade:
- Comprimento
- Área (m2)
- Volume
Na sessão Dimensões de item (tdsls4811s000), é possível realizar a manutenção das dimensões físicas dos itens para calcular a quantidade.
- Unidade de venda
-
A unidade em que um item é vendido.
- Quant.solicit.
-
Esse campo totaliza as quantidades solicitadas de todas as linhas de ordem/programação de venda vinculadas à linha de contrato, expressa na unidade de estoque.
A quantidade solicitada é aumentada quando uma ordem/programação é vinculada a um contrato.
- Unidade de estoque
-
A unidade de medida em que o estoque de um item é registrado, como peça, quilograma, caixa de 12 ou metro.
A unidade de estoque também é usada como unidade de base nas conversões de medida, especialmente para conversões relativas à unidade da ordem e à unidade de preço em uma ordem de compra ou odem de venda. Essas conversões sempre usam a unidade de estoque como unidade de base. Uma unidade de estoque se aplica, portanto, a todos os tipos de item, e também a tipos de item que não podem ser mantidos em estoque.
- Quantidade faturada
-
O número total de itens faturados em ordens/programações de venda relacionadas a um contrato de venda, expresso na unidade de estoque.
Com base na quantidade faturada, na data de efetividade e na data de vencimento, é possível calcular a quantidade final possível na data de vencimento extrapolando dados. Se você executar a sessão Processar ordens de venda entregues (tdsls4223m000)/ Processar programações de venda entregues (tdsls3223m000), a quantidade faturada será elevada para cada linha de ordem/programação relacionada ao contrato.
NotaOs descontos de ordem não são considerados. Somente os valores líquidos de mercadorias são totalizados.
- Duração %
-
O tempo decorrido da linha de contrato de venda, que é apresentado como uma porcentagem da duração total da linha do contrato.
O cálculo de Duração %:
(data atual - data de efetividade)/((data de vencimento - data de efetividade)/100))
- Restante %
-
O desempenho de entrega da linha de contrato de venda, que é apresentado como uma porcentagem da quantidade não utilizada para uma linha de contrato em comparação à quantidade do contrato acordada.
O cálculo de Restante %:
100 - ((100 * (quantidade chamada + quantidade faturada))/quantidade acordada)
- Item do cliente
-
O código de item no sistema de código. LN converte esse código de item no código de item usado em sua própria companhia. Essa conversão permite, por exemplo, usar o código de item do parceiro de negócios fornecedor ou do parceiro de negócios cliente durante a entrada da ordem.
É possível especificar códigos de item do parceiro de negócios na sessão Sis. de cód. de item - Itens (tcibd0104m000).
- Grupo de preços
-
É possível definir um contrato de venda para um ou mais itens ou grupos de preços.
Se esse campo estiver preenchido, o preço e desconto na linha de contrato ou a revisão de preço serão aplicados a todos os itens nesse grupo de preços.
Não é possível inserir acordos em uma linha de contrato relacionada a um item e a um grupo de preços. Para acordos por grupo de preços, as seguintes condições se aplicam:
- Não é possível definir uma programação de entrega.
- Especifique uma quantidade.
- Os campos Preço e Livro de preços não poderão estar vazios quando o contrato for ativado.
- Preencha o campo /.
- Preencha o campo Item e selecione a caixa de seleção Aplicar contrato a todos os itens do grupo de preços.
- Preencha o contrato para todos os itens no grupo de preços.
- Não é possível inserir várias linhas de contrato para o mesmo grupo de preços no mesmo contrato.
- Para cada grupo de preços, é possível concluir somente um contrato normal com um parceiro de negócios por período.
- Departamento de vendas
-
Um departamento identificado no modelo de negócios da companhia para gerenciar as relações de vendas do parceiro de negócios. O departamento de vendas é usado para identificar os locais responsáveis pelas atividades de vendas da organização.
- Revisão item engenharia
-
A revisão do item de engenharia.
- Un. de efetivid.
-
Um número de referência, por exemplo, uma linha de ordem de venda ou uma linha de entrega do projeto, usado para modelar desvios para um item de unidade de efetividade.
Nota- Se a caixa de seleção Gerar unid. efetividade durante entrada de demanda estiver selecionada na sessão Parâmetros da unidade de efetividade (tcuef0100s000) e o item nessa linha de contrato de venda for de unidade de efetividade, o LN inserirá automaticamente uma unidade de efetividade. A unidade gerada é derivada do campo Série padrão da sessão Parâmetros da unidade de efetividade (tcuef0100s000).
- Se a caixa de seleção Gerar unid. efetividade durante entrada de demanda estiver desmarcada na sessão Parâmetros da unidade de efetividade (tcuef0100s000) e o item nessa linha de contrato de venda for de unidade de efetividade, a unidade de efetividade será 0 (zero) como padrão. Clique no botão para criar uma unidade de efetividade. Em seguida, é possível selecionar necessidades para modelar o item de unidade de efetividade.
- Clique em Unidade de efetividade (tcuef0102m000). É possível configurar uma unidade de efetividade na linha de contrato de venda para indicar os materiais opcionais que deverão ser usados. para configurar a unidade de efetividade na sessão
- Ordem cliente
-
O número atribuído à ordem ou ao contrato pelo parceiro de negócios cliente (por exemplo, o número de contrato de compra do parceiro de negócios cliente). O número de ordem do cliente pode ser usado para identificar uma linha de contrato de vendas.
NotaSe a caixa de seleção Usar ord. cliente p/ program. estiver selecionada na sessão Parâmetros de programação de vendas (tdsls0100s500), esse número de ordem de cliente será comparado ao número de ordem de cliente da liberação de venda recebida.
Valor padrão
Esse valor é assumido como padrão do campo Ordem cliente na sessão Contratos de venda (tdsls3500m000).
- Referência contrato do cliente
-
O identificador do modelo, da parte ou do ano do item com o parceiro de negócios cliente. Essa referência é usada para identificar uma linha de contrato de vendas.
NotaSerá possível especificar um valor nesse campo somente se a caixa de seleção Usar Ref. de contrato do cliente para programações estiver marcada na sessão Parâmetros de programação de vendas (tdsls0100s500). Essa referência de contrato do cliente é comparada à referência de contrato do cliente da liberação de vendas.
Valor padrão
O valor na sessão Contratos de venda (tdsls3500m000).
- Ação no desvio ordem de cliente vazia
-
A ação que deve ser iniciada quando a ordem de cliente em uma liberação de vendas de entrada não for especificada e se desviar da Ordem cliente especificada na sessão atual.
Valores permitidos
- Bloquear
-
A liberação de vendas não pode ser convertida para uma programação de vendas. É necessário atualizar o número de ordem do cliente na liberação de vendas ou criar uma nova linha de contrato para a ordem do cliente que está vinculada à liberação de vendas.
- Continuar com liberação de vendas
-
A Ordem cliente da liberação de venda é usada na programação de vendas, em vez de na ordem do cliente da linha de contrato de vendas.
- Continuar com contrato de vendas
-
A Ordem cliente da linha do contrato de vendas é usada na programação de vendas, em vez de na ordem do cliente da liberação de vendas.
Valor padrão
Esse valor é assumido como padrão do campo Ação no desvio ordem de cliente vazia na sessão Contratos de venda (tdsls3500m000).
- Ação no desvio ordem de cliente
-
A ação que deve ser iniciada quando a ordem de cliente em uma liberação de vendas de entrada for especificada e se desviar da Ordem cliente na sessão atual.
Valores permitidos
- Bloquear
-
A liberação de vendas não pode ser convertida para uma programação de vendas. É necessário atualizar o número de ordem do cliente na liberação de vendas ou criar uma nova linha de contrato para a ordem do cliente que está vinculada à liberação de vendas.
- Continuar com liberação de vendas
-
A Ordem cliente da liberação de venda é usada na programação de vendas, em vez de na ordem do cliente da linha de contrato de vendas.
- Continuar com contrato de vendas
-
A Ordem cliente da linha do contrato de vendas é usada na programação de vendas, em vez de na ordem do cliente da liberação de vendas.
Valor padrão
Esse valor é assumido como padrão do campo Ação no desvio ordem de cliente na sessão Contratos de venda (tdsls3500m000).
- Sis. de cód. de item
-
Uma maneira externa e alternativa de codificar itens. Sistemas de codificação podem ser sistemas padrão gerais (como EAN) ou sistemas dependentes de um parceiro de negócios específico.
NotaAo usar um código de item alternativo, especifique também um sistema de código de item na sessão Sistemas de codificação de itens (tcibd0106m000).
Não é possível inserir acordos em uma linha de contrato relacionada a um item e a um grupo de preços.
- Armazém
-
O código do armazém em que os itens devem ser entregues.
NotaEsse campo será ativado se a Planta for especificada.
- Aplicar contrato a todos os itens do grupo de preços
-
Se essa caixa de seleção estiver selecionada, o contrato de venda será aplicado a todos os itens do grupo de preços exibido no campo Grupo de preços.
NotaSe você registrar contratos para um grupo de preços, o seguinte se aplica:
- Os campos Item e Descrição devem ser preenchidos com um dos itens do grupo de preços.
- Preencha o campo Unidade de venda.
- É possível deixar o campo / vazio.
- Não é possível registrar mais de uma linha de contrato para o mesmo grupo de preços em um único contrato.
- É possível ter somente um contrato normal com um parceiro de negócios para cada grupo de preços em um período específico.
- Preço
-
O preço de contrato do item de linha.
Se o preço depender da quantidade vendida por vez ou da data de venda, registre o preço em uma escala graduada usando a sessão Linhas do livro de preços (tdpcg0131m000).
Nota- Não é possível definir um registro de preço para um item genérico.
- Para evitar erros, nenhum preço padrão é oferecido.
- Se o item no contrato for uma unidade de efetividade, os preços de upgrade serão incluídos no preço. É possível definir um upgrade de preço para uma necessidade específica na sessão Necessidades (tcuef0106m000). É possível visualizar os preços de upgrade para uma unidade de efetividade específica na sessão Unidade de efetividade (tcuef0102m000).
- Se a caixa de seleção Permitir preço zero estiver selecionada na sessão Parâmetros de contrato de venda (tdsls0100s300), será possível especificar o preço zero (0) nesse campo.
- Se a caixa de seleção Preço de material em vendas estiver selecionada na sessão Parâmetros de preço de materiais (tcmpr0100m000), esse preço poderá incluir preços de base de material.
- Unidade de preço de venda
-
A unidade de preço de venda.
- Preço
-
O preço do item de linha de contrato de venda.
O preço será recuperado do campo Preço, Livro preços ou Preço de revisão ativo.
- Moeda
-
A moeda em que os valores do contrato de venda são expressos.
- Unidade de preço
-
A unidade à qual o preço (de vendas/compra) se aplica.
- Preço de material
-
O preço do material total do item de linha de contrato de venda.
NotaDado que uma linha de contrato não pode ter sobretaxas de preço de material, este campo mostra o preço de base de material total.
- Data do contrato
-
A data em que o contrato é inserido no sistema.
Valor padrão
O LN recupera a data de contrato padrão na sessão Contratos de venda (tdsls3500m000).
NotaUm contrato pode consistir em várias linhas de contrato com a mesma duração. No entanto, a hora em que o acordo é concluído com o cliente pode ser diferente.
- Ação sobre a data de vencimento excedente
-
Selecione a ação a ser realizada quando a data de vencimento da linha do contrato é excedida.
Nota- Se a caixa de seleção Usar contratos para programações estiver selecionada na sessão Parâmetros de programação de vendas (tdsls0100s500), ao vincular uma linha de contrato a uma programação de venda, o LN verificará se a data de geração do cabeçalho da programação não excede a data de vencimento da linha de contrato. Essa verificação também será executada se as linhas de programação forem adicionadas.
- Se a caixa de seleção Usar contratos para programações estiver desmarcada, ao vincular uma linha de contrato a uma linha de programação de venda, o LN verificará se a data inicial da linha de programação não excede a data de vencimento na linha de contrato.
- Ao vincular uma linha de contrato a uma linha de ordem de venda, o LN verificará se a data da linha de ordem, determinada pelo campo Tipo de data de preço de venda da sessão Parâmetros de preço (tdpcg0100m000), não excede a data de vencimento da linha de contrato.
Valor padrão
Esse campo usa o valor do campo Ação sobre a data de vencimento excedente na sessão Parâmetros de contrato de venda (tdsls0100s300) como padrão.
Valores permitidos
- Ignorar contrato
-
A linha de contrato não está vinculada à linha de ordem de vendas ou à programação de vendas. Na linha do contrato, é possível definir tolerâncias pelas quais a data de vencimento ou a quantidade máxima pode ser excedida antes de o contrato ser ignorado.
- Adotar contrato
-
A linha de contrato está vinculada à linha de ordem de vendas ou à programação de vendas, independentemente de exceder a validade do contrato.
- Interativo
-
Quando a linha de ordem de venda é criada, o LN pergunta se você deseja vincular a linha de contrato à linha de ordem de vendas. Para programações de vendas, essa opção não é aplicável e funciona como a opção Ignorar contrato sem usar tolerâncias.
- Tolerância de data de vencimento
-
O período, expresso em dias, em que a data de vencimento pode ser excedida, após o qual não será mais possível vincular ordens e programações de venda à linha de contrato. Se as datas estiverem dentro dessa margem de tolerância, você receberá uma notificação sobre o vencimento da linha de contrato.
NotaSerá possível preencher esse campo somente se o campo Ação sobre a data de vencimento excedente estiver definido como Ignorar contrato
- Descrição padrão
-
Se esta caixa de controle estiver selecionada, o texto dependente do item e o texto da linha de contrato serão impressos na confirmação de contrato.
Se esta caixa de controle estiver limpa, somente o texto da linha de contrato será impresso na confirmação do contrato.
Nota- É possível vincular informações específicas de linha de contrato a uma linha de contrato clicando no botão de texto.
- Se o campo Grupo de preços estiver preenchido, não será possível acessar o campo Descrição padrão.
- Preços de contrato em uso
-
Se esta caixa de controle estiver selecionada, os preços e os descontos serão recuperados na revisão de preço de contrato de venda vinculada à sessão Preços de contrato de venda (tdsls3103m000).
Se esta caixa de controle estiver limpa, os preços e os descontos serão recuperados na sessão Linhas de contrato de venda (tdsls3501m000).
NotaNo menu apropriado, clique em Preços de contrato de venda para especificar as revisões de preço da linha de contrato na sessão Preços de contrato de venda (tdsls3103m000).
- Preço de revisão ativo
-
O preço é recuperado na revisão de preço de contrato de venda ativa para a linha de contrato.
Nota- Será possível exibir um preço nesse campo somente se a caixa de seleção Preços de contrato em uso estiver selecionada na sessão atual.
- Se a caixa de seleção Preço de material em vendas estiver selecionada na sessão Parâmetros de preço de materiais (tcmpr0100m000), esse preço poderá incluir preços de base de material.
- Unidade de preço de revisão ativo
-
A unidade à qual o preço (de vendas/compra) se aplica.
- Livro de preços
-
Uma entidade em que é possível armazenar informações de preço válidas para um determinado período de tempo.
Um livro de preços inclui os seguintes elementos:
- um cabeçalho de livro de preços, que contém o código, o tipo e o uso do livro de preços
- uma ou mais linhas de livro de preços que contêm os itens.
Uma programação de desconto de quebra de valor ou quantidade pode ser vinculada a um livro de preços.
NotaA caixa de seleção Usado para contratos deve ser marcada para o livro de preços na sessão Livros de preços (tdpcg0111m000).
- Alterações presentes de preço de faturamento retroativo
-
Se esta caixa de controle estiver selecionada, existirá uma linha de alteração de preço que não foi processada pelo processo de faturamento retroativo.
NotaAs informações sobre preço de material não são consideradas para o faturamento retroativo.
- Percentagem de desconto
-
A percentagem de desconto única do item. Essa percentagem de desconto única é aplicada ao valor total.
Para inserir mais níveis de percentagens de desconto, é possível ampliar o zoom na sessão Descontos de linha (tdpcg0200m200). O valor inserido no campo Número níveis desconto da sessão Parâmetros de preço (tdpcg0100m000) determina se, na sessão Descontos de linha (tdpcg0200m200), será possível definir um máximo de cinco níveis de desconto.
NotaSerá possível inserir uma percentagem de desconto somente se o campo Valor desconto e o campo Programação de desconto estiverem vazios.
- Valor desconto
-
O valor do desconto único do item. Esse valor do desconto único é aplicado ao valor total.
Para inserir mais níveis de valores do desconto, é possível ampliar o zoom na sessão Descontos de linha (tdpcg0200m200). O valor inserido no campo Número níveis desconto da sessão Parâmetros de preço (tdpcg0100m000) determina se, na sessão Descontos de linha (tdpcg0200m200), será possível definir um máximo de cinco níveis de desconto.
NotaSerá possível inserir um valor do desconto somente se os campos Percentagem de desconto e Programação de desconto estiverem vazios.
- Descontomultinível
-
Se esta caixa de controle estiver selecionada, um desconto multinível será aplicado à linha de contrato de venda.
- Programação de desconto
-
A programação de desconto vinculada à linha de contrato de venda.
Se você vincular uma programação de desconto a uma linha de contrato de venda, as seguintes condições serão obrigatórias:
- A programação de desconto deve ser Usado para contratos de venda.
- A data de efetividade da linha de programação de desconto, exibida no campo Data de efetividade da sessão Programações de desconto (tdpcg0121m000), deve ser igual ou anterior à Data de efetividade na sessão Linhas de contrato de venda (tdsls3501m000).
- A data de vencimento da programação de desconto, exibida no campo Data de vencimento da sessão Programações de desconto (tdpcg0121m000), deve ser igual ou posterior à Data de vencimento na sessão Linhas de contrato de venda (tdsls3501m000).
Para vincular mais programações de desconto ao contrato, amplie o zoom na sessão Programações de descontos de linha (tdpcg0521m100). Dependendo do valor inserido no campo Número níveis desconto da sessão Parâmetros de preço (tdpcg0100m000), será possível definir um máximo de cinco programações de desconto na sessão Programações de descontos de linha (tdpcg0521m100).
NotaSe um valor tiver sido especificado nos campos Percentagem de desconto ou Valor desconto, não será possível inserir uma programação de desconto.
Especifique as programações de desconto na sessão Progr desconto (tdpcg0612m000).
- Código de desconto
-
Um método para indicar o motivo pelo qual um desconto é concedido. Por exemplo, é possível conceder um desconto porque o cliente fez ordens em grande quantidade. Se você conceder um desconto ou adicionar uma sobretaxa a uma fatura de venda, pode inserir um código de desconto para indicar o motivo.
Sobretaxas e descontos podem ser o resultado do seguinte:
- descontos padrão
- Sobretaxas
- comissões a pagar
- abatimentos a pagar
- Porcentagem total de desconto
-
A percentagem de desconto que resulta do desconto de linha de contrato. O valor total do desconto é expresso como uma percentagem do valor do contrato (bruto).
A Percentagem de desconto é calculada da seguinte forma:
Valor desconto / (quantidade combinada * preço) * 100%
- Valor total do desconto
-
O valor do desconto resultante do desconto da linha da ordem. Esse valor é calculado da seguinte maneira:
Valor do desconto da linha de ordem = quantidade * preço * desconto da linha de ordem/100
O resultado do cálculo é arredondado. O valor do desconto da linha de ordem é sempre apresentado na moeda da ordem/cotação.
NotaO desconto da linha (de contrato) de ordem usado nessa fórmula é o total do nível de descontos inserido na sessão Descontos de linha (tdpcg0200m200).
- Valor total
-
O valor líquido de linha de contrato, calculado com base na quantidade combinada.
Isso é calculado da seguinte maneira:
Qtd. combinada * Preço - Valor desconto
- Determinante
-
Se esta caixa de controle estiver selecionada, a linha de contrato selecionada será considerada ao calcular o valor de contrato total para aplicar o desconto total aos contratos.
- Qualificado
-
Se esta caixa de controle estiver selecionada, a percentagem de desconto calculada será aplicada à linha de contrato selecionada.
- Calcular preço com cumulativo
-
Se esta caixa de controle estiver selecionada, o LN recuperará o preço e os descontos do livro de preços e das programações de desconto com base nas quantidades cumulativas totais das ordens de venda e programações de venda vinculadas.
O preço de venda/desconto recuperado do livro de preços de contrato de venda/programação de desconto é baseado no seguinte cálculo:
Quantidade solicitada do contrato + quantidade da ordem de venda/linha de programação (convertida na unidade da quantidade combinada da linha de contrato)
NotaEsse recurso será aplicado somente se um livro de preços/programação de desconto estiver vinculado ao contrato.
Exemplo
O livro de preços de contrato de venda inserido na linha de contrato de venda é definido dessa forma:
Quebra (máximo) Unidade da quantidade Preço 10. peças 30 20 peças 20 30 peças 10. As seguintes linhas de ordem de venda são criadas:
Linha de ordem Quantidade da ordem Quantidade solicitada do contrato (antes de salvar a linha de ordem) Quantidade para determinar o preço Preço (do livro de preços) 1 5 0 5 30 2 10. 5 5 + 10 20 3 10. 15 15 + 10 10. - Redet. o preço e os descontos na expedição
-
Se esta caixa de controle estiver selecionada, e uma programação de venda estiver vinculada a essa linha de contrato, os preços e/ou descontos da linha de programação de venda serão recalculados durante a expedição. Portanto, o valor entregue das mercadorias expedidas reflete as informações reais de preço do contrato.
Quando os preços e descontos são determinados novamente, depende do valor do campo Pagamento da linha de programação de venda.
-
Pagar no recebimento
Os preços e descontos são recalculados quando uma expedição é feita para a linha de ordem de armazém planejada de uma programação de venda. A nova determinação de preço e desconto é baseada na quantidade entregue, unidade de estoque e data de entrega real. -
Pagar na utilização
Os preços e descontos são recalculados quando um consumo é processado para a linha de ordem de armazém planejada de uma programação de venda. A nova determinação de preço e desconto é baseada na quantidade consumida, unidade de estoque e data de consumo.
Se esta caixa de controle estiver limpa, e uma programação de venda estiver vinculada a essa linha de contrato, não será possível determinar novamente o preço e os descontos após a aprovação da programação de venda e a criação das ordens de armazém planejadas.
Nota- Será possível marcar essa caixa de seleção somente se a caixa de seleção Usar contratos para programações também estiver selecionada na sessão Parâmetros de programação de vendas (tdsls0100s500).
- Para visualizar o preço e desconto recalculados das mercadorias expedidas, no menu adequado das sessões Linhas de entrega real de programação de vendas (tdsls3140m100) e Linhas de fatura de programação de venda (tdsls3140m200), clique em , o que inicia a sessão Preço e descontos (tdpcg1600m000).
-
- Qtd. mínima
-
A quantidade de contrato mínima que você deseja vender, expressa na unidade de venda.
Normalmente, a quantidade vendida ao parceiro de negócios é diferente da quantidade de contrato. Assim, é possível registrar a quantidade mínima a ser vendida no contrato. Use a sessão Avaliar contratos de venda (tdsls3420m000) para calcular a diferença entre as quantidades solicitadas e a quantidade de contrato mínima.
- Quantidade máx.
-
A quantidade de contrato máxima que você deseja vender, expressa na unidade de venda.
Normalmente, a quantidade vendida ao parceiro de negócios é diferente da quantidade de contrato. Portanto, é possível registrar a quantidade máxima a ser vendida no contrato. Use a sessão Avaliar contratos de venda (tdsls3420m000) para calcular a diferença entre as quantidades solicitadas e a quantidade de contrato máxima.
NotaQuando a quantidade máxima é atingida, no campo Ação sobre quantidade máxima excedente da sessão atual, será possível definir a ação a ser realizada.
- Ação sobre quantidade máxima excedente
-
É possível selecionar a ação a ser realizada quando a quantidade de contrato máxima é excedida.
Nota- Se a caixa de seleção Usar contratos para programações estiver selecionada nessa sessão Parâmetros de programação de vendas (tdsls0100s500), ao vincular uma linha de contrato a uma programação de venda, o LN verificará se a quantidade solicitada na linha de contrato não excede a quantidade máxima do contrato. Essa verificação também será executada se as linhas de programação forem adicionadas.
- Se a caixa de seleção Usar contratos para programações estiver desmarcada, ao vincular uma linha de contrato a uma linha de programação de venda, o LN verificará se a quantidade solicitada da linha de programação não excede a quantidade máxima na linha do contrato.
- Ao vincular uma linha de contrato a uma linha de ordem de venda, o LN verifica se a quantidade solicitada na linha de contrato não excede a quantidade máxima do contrato.
Valor padrão
Esse campo usa o valor do campo Ação sobre quantidade máxima excedente na sessão Parâmetros de contrato de venda (tdsls0100s300) como padrão.
- Quantidade máx. de tolerância
-
A quantidade, expressa na unidade de venda, em que a quantidade de contrato máxima pode ser excedida, após a qual não será mais possível vincular ordens e programações de venda à linha de contrato. Se as quantidades estiverem dentro dessa margem de tolerância, você receberá uma notificação sobre o vencimento da linha de contrato.
NotaSerá possível preencher esse campo somente se o campo Ação sobre quantidade máxima excedente estiver definido como Ignorar contrato.
- Quantidade máx. de tolerância
-
A quantidade, expressa na unidade de estoque, em que a quantidade de contrato máxima pode ser excedida, após a qual não será mais possível vincular ordens e programações de venda à linha de contrato. Se uma quantidade máxima de tolerância for aplicável, você receberá uma notificação sobre o vencimento da linha de contrato.
NotaSerá possível preencher esse campo somente se o campo Ação sobre quantidade máxima excedente estiver definido como Ignorar contrato.
- Avaliação [s/n/repetir]
-
Especifique se o contrato deve ser (re)avaliado.
- Quantidade vinculante
-
Esse campo indica se a quantidade de contrato combinada é vinculante.
Se esta caixa de controle estiver selecionada, a sessão Avaliar contratos de venda (tdsls3420m000) imprimirá todas as diferenças entre:
- A quantidade solicitada e a quantidade máxima de contrato.
- A quantidade solicitada e a quantidade mínima de contrato.
Se esta caixa de controle estiver limpa, a sessão Avaliar contratos de venda (tdsls3420m000) imprimirá as diferenças somente se as quantidades de contrato mínima ou máxima forem excedidas. Os limites superior e inferior desse intervalo são percentagens da quantidade combinada.
- Quantidade mínima da ordem
-
A quantidade mínima de ordem expressa na unidade de estoque.
Esse campo é usado somente para fins de informações.
Valor padrão
A Quantidade mínima da ordem especificada na sessão Itens - Parceiro de negócios de vendas (tdisa0510m000). Se essa quantidade for zero, ou se não existir nenhuma combinação para o item e parceiro de negócios cliente, na sessão Itens - Parceiro de negócios de vendas (tdisa0510m000), a quantidade da ordem será recuperada da sessão Itens - Vendas (tdisa0501m000).
- Quantidade mínima da ordem
-
A quantidade de ordem mínima, expressa na unidade de venda.
Esse campo é usado somente para fins de informações.
- Valor solicitado
-
O total dos valores solicitados de todas as linhas de ordem/programação de venda vinculadas à linha de contrato.
É possível calcular o valor final possível na data de vencimento extrapolando dados com base no valor solicitado, na data de efetividade e na data de vencimento. O LN eleva o valor solicitado quando uma linha de ordem/programação de venda é vinculada a uma linha de contrato.
O LN atualiza esse valor (cumulativo):
- Durante a entrada de linhas de ordem de venda, quando uma ordem de venda é vinculada a um contrato.
- Durante a aprovação de uma linha de programação, quando uma programação de venda é vinculada a um contrato.
- Valor faturado
-
O total dos valores faturados em linhas de ordem/programação de venda vinculadas ao contrato de venda.
Nota- É possível calcular o valor faturado possível na data de vencimento extrapolando dados com base no valor faturado, na data de efetividade e na data de vencimento.
- O valor faturado é atualizado pela sessão Processar ordens de venda entregues (tdsls4223m000)/ Processar programações de venda entregues (tdsls3223m000).
- Parceiro de negócios receptor
-
O parceiro de negócios ao qual você expede as mercadorias pedidas. Isso normalmente representa um centro de distribuição ou armazém do cliente. A definição inclui o armazém padrão do qual você envia as mercadorias, a transportadora que realiza o transporte e o parceiro de negócios cliente relacionado.
- Endereço do receptor
-
Um conjunto completo de detalhes relacionados ao endereço, incluindo endereço postal, acesso a números de telefone, fax, telex, endereços de e-mail e da Internet, identificação para fins tributários e informações de roteiro.
- Contato do receptor
-
A pessoa com quem você discute transações de negócio. Por exemplo, você endereça perguntas, cotações e chamados de acompanhamento, mala-direta e presentes promocionais ao contato. Os dados do contato incluem nome, número de telefone, endereço de e-mail e outros detalhes.
- Armazém receptor
-
O armazém ao qual os itens são expedidos.
NotaEsse campo será ativado se a Planta receptora estiver especificada.
- Consignatário intermediário
-
Um centro de distribuição onde mercadorias enviadas pelo fornecedor são consolidadas e, geralmente, reembaladas antes de serem expedidas para o destino final do cliente. Um consignatário intermediário é de propriedade do cliente ou de uma transportadora que atua em nome do cliente.
- Endereço de consignatário intermediário
-
O endereço do consignatário intermediário.
- Ponto de entrega
-
O ponto de entrega do parceiro de negócios no qual os itens deverão ser entregues.
- Condições de entrega
-
Os acordos com o parceiro de negócios sobre a maneira como as mercadorias são entregues. Informações relevantes são impressas em vários documentos de ordem.