Matrizes de preço de compra (tdpcg0130m020)

Utilize essa sessão para visualizar, inserir e manter matrizes de preços para o tipo de matriz Preço de compra .

Matriz preço

O número da matriz de preço.

Nota
  • As definições de matriz de preço podem ser especificadas na sessão Definições de matriz (tdpcg0110m000).
  • O LN pode pesquisar matrizes de preços somente se você tiver especificado uma prioridade de pesquisa para a definição da matriz na sessão Prioridades de matriz (tdpcg0120m000).
Sequência

O número de sequência da matriz de preço, que é automaticamente aumentado em um cada vez que você especifica a matriz de preço relevante.

Descrição

A descrição da matriz de preço.

Data de efetividade

A primeira data e hora a partir das quais a matriz de preço é válida. A data de efetividade padrão da liberação é igual à data do sistema.

Data de vencimento

A última data em que a matriz de preço é válida. Se esse campo não estiver preenchido, a matriz de desconto será válida infinitamente.

Livro de preços

Uma entidade em que é possível armazenar informações de preço válidas para um determinado período de tempo.

Um livro de preços inclui os seguintes elementos:

  • um cabeçalho de livro de preços, que contém o código, o tipo e o uso do livro de preços
  • uma ou mais linhas de livro de preços que contêm os itens.

Uma programação de desconto de quebra de valor ou quantidade pode ser vinculada a um livro de preços.

Fatorpreço

Um fator de preço é usado para aumentar ou diminuir o preço de base do livro de preços para calcular o preço unitário. O valor especificado para o fator de preço deve ser positivo.

Por exemplo, um fator de preço para um aumento de 10% é 1,10 e para um aumento de 15% é 0,85.

Item

As matérias-primas, as submontagens, os produtos acabados e as ferramentas que podem ser comprados, armazenados, fabricados e vendidos.

Um item também pode representar um conjunto de itens geridos como um kit ou que existem em diversas variantes de produto.

Também é possível definir itens não físicos, que não são retidos em estoque, mas que podem ser usados para lançar custos ou faturar serviços a clientes. Estes são exemplos de itens não físicos:

  • itens de custo (por exemplo, eletricidade)
  • Itens de serviço
  • subcontratação de serviços
  • itens da lista (menus/opções)
Subcontratado

Se esta caixa de controle estiver selecionada, essa tabela de preço será usada para recuperar preços de compra de subcontratação.

Nota

Esse campo ficará disponível somente se a definição da matriz vinculada tiver Subcontratado como um atributo de matriz.

Preço do PN

O parceiro de negócios pai usado para classificar um grupo de fornecedores ou vendedores com os mesmos acordos de preços ou preços.

Tipo de OC

Um código usado para determinar o caráter ou a função de uma ordem e, como consequência, da mensagem.

Exemplos:

  • ordem normal versus ordem de devolução
  • fatura versus nota de crédito.

A classificação que determina quais sessões (em que sequência) fazem parte do procedimento da ordem. Também é possível atribuir uma das seguintes categorias ao tipo de ordem: ordem de custo, ordem de coleta, ordem de devolução e ordem de subcontratação.

Códigos de tipo de ordem são necessários nas mensagens EDI ERP relacionadas a uma única ordem. Mensagens EDI relacionadas a ordens únicas incluem mensagens que processam:

  • ordens (ANSI X12 850, UN/EDIFACT ORDERS)
  • alterações de ordem (ANSI X12 860, UN/EDIFACT ORDCHG)
  • confirmações de ordem (ANSI X12 855 e 865, UN/EDIFACT ORDRSP)
  • faturas (ANSI X12 810, UN/EDIFACT INVOIC).
Mét. de pagam.

A maneira como o pagamento (fatura de compra) ou o débito automático (fatura de venda) ocorre. O método de pagamento define detalhes como o valor máximo, o tipo de data de vencimento, se moedas estrangeiras são permitidas e quais detalhes devem ser impressos no relatório.

Esses detalhes são valores padrão que podem ser alterados na ordem ou fatura conforme necessário.

Termos de entrega

Os acordos com o parceiro de negócios sobre a maneira como as mercadorias são entregues. Informações relevantes são impressas em vários documentos de ordem.

Tipo de produto

Dados de agrupamento de item definidos pelo usuário usados como critério de classificação e seleção. O tipo de produto é feito para classificar itens com características similares para fins de produção.

Linha de produto

Um grupo de produtos fabricados pelo mesmo produtor que são similares, mas diferem em detalhes como tamanho, forma, cor etc. Dados de agrupamento do item definidos pelo usuário, usados principalmente como critério de seleção de item para relatório.

Classe de produto

Dados de agrupamento do item definidos pelo usuário utilizados para distinguir entre diferentes grupos de itens em uma linha de produto. A classe do produto é usada principalmente como critério de seleção para relatório.

Fabricante

Um fornecedor de mercadorias acabadas. Dados de agrupamento do item definidos pelo usuário para classificação e seleção.

Grupo de preços

Um grupo de itens ao qual as mesmas características de preço se aplicam.

Grupo de itens

Um grupo de itens com características similares. Cada item pertence a um grupo de itens em particular. O grupo de itens é usado em combinação com o tipo de item para configurar os padrões do item.

Moeda

Um meio de intercâmbio geralmente aceito, como moedas, notas do tesouro e notas bancárias.

Os seguintes tipos de moeda estão disponíveis no LN:

  • moeda local, que é usada internamente pelas companhias para calcular custos, registrar orçamentos e registrar valores de imposto
  • moeda da transação, que é usada em transações com parceiros de negócios, como ordens e faturas
Área

Uma região usada para agrupar parceiros de negócios, clientes, fornecedores e funcionários em uma base geográfica.

PN fornecedor

O parceiro de negócios de quem você pede mercadorias ou serviços. Em geral, representa um departamento de vendas do fornecedor. A definição inclui o preço padrão e acordos de desconto, padrões de ordem de compra, termos de entrega e o parceiro de negócios faturador e expedidor relacionado.

Parceiro de negócios faturador

O parceiro de negócios que envia faturas à sua organização. Isso normalmente representa o departamento de contas a receber do fornecedor. A definição inclui a moeda padrão e a taxa de câmbio, o método e a frequência de faturamento, informações sobre o limite de crédito da sua organização, os termos e o método de pagamento e o parceiro de negócios credor relacionado.

Departamento de compras

Um departamento na sua organização que é responsável por comprar os materiais e serviços necessários para a sua organização. Você atribui grupos de números ao departamento de compras.

Tipo de fornecedor

Uma maneira de agrupar parceiros de negócios com características similares, por exemplo, membros da UE ou sujeitos a regras de alfândega específicas.

Nota

Um tipo de parceiro de negócios não é o mesmo que a função do parceiro de negócios ou o grupo do parceiro de negócios financeiro.

Determinante

Se esta caixa de controle estiver selecionada, a quantidade e o valor da linha de ordem serão considerados quando o valor total da ordem for calculado. O valor total da ordem determina se um desconto de ordem pode ser aplicado a uma ordem.

Qualificado

Se esta caixa de controle estiver selecionada, e se um desconto de ordem puder ser aplicado a uma ordem, a linha de ordem será qualificada para receber o desconto ao distribuí-lo entre as linhas de uma ordem.

Se esta caixa de controle estiver limpa, a linha de ordem será excluída do recebimento de um desconto de ordem ao distribuí-lo entre as linhas de uma ordem. Outras linhas da mesma ordem ainda podem ser qualificadas para o desconto.

Parar os desc.

Se esta caixa de controle estiver selecionada, e um desconto for localizado, o processo de recuperação de desconto irá parar.

Lista de preços

Lista de preços e descontos padrão para clientes e fornecedores. É possível vincular listas de preços a itens e grupos de itens e a parceiros de negócios fornecedores e clientes.

Origem da ordem

A origem das informações em que uma ordem é baseada, como sessões do LN ou origens definidas pelo usuário, como telefone, correio etc.