Item - Vendas (tdisa0601m000)
Utilize essa sessão para visualizar, especificar e manter os dados globais de venda do item, o que é necessário para vender o item.
- Os dados de venda do item poderão ser especificados somente se os dados globais do item estiverem definidos na sessão Itens (tcibd0501m000).
- Para visualizar os detalhes do item na sessão Itens - Vendas (tdisa0501m000), clique em Detalhes de vendas do item no menu da sessão atual.
Guias
As linhas nas guias referem-se às seguintes sessões:
Departamentos
Refere-se à sessão Itens - Vendas por departamento (tdisa0181m000). Nesta guia, é possível visualizar, especificar e manter os dados de venda do item para um departamento de vendas.Plantas
Refere-se à sessão Itens - Vendas por planta (tdisa0181m100). Nesta guia, é possível visualizar, especificar e manter os dados de venda do item para uma planta.Item - Parceiro de negócios
Refere-se à sessão Item - Parceiro de negócios de venda (tdisa0610m000). Nesta guia, é possível visualizar, especificar e realizar a manutenção dos parceiros de negócios clientes vinculados ao item.
- As guias Departamentos e Plantas estarão disponíveis somente se você usar multiplanta.
- Se os dados de venda do item não estiverem disponíveis no nível global na sessão atual, não será possível especificar os dados de vendas do item no nível local (por planta e departamento).
- Item
-
As matérias-primas, as submontagens, os produtos acabados e as ferramentas que podem ser comprados, armazenados, fabricados e vendidos.
Um item também pode representar um conjunto de itens geridos como um kit ou que existem em diversas variantes de produto.
Também é possível definir itens não físicos, que não são retidos em estoque, mas que podem ser usados para lançar custos ou faturar serviços a clientes. Estes são exemplos de itens não físicos:
- itens de custo (por exemplo, eletricidade)
- Itens de serviço
- subcontratação de serviços
- itens da lista (menus/opções)
NotaNão será possível especificar um item de lista do tipo Kit se as seguintes condições se aplicarem:
- A caixa de seleção Devolver componentes estiver selecionada.
- O armazém for controlado por WMS e a caixa de seleção Itens de lista/BOM de entrada estiver desmarcada para o armazém na sessão Parâmetros de integração do WMS (whwmd2105m000).
Se o armazém for controlado por WMS e a caixa de seleção Itens de lista/BOM de saída referente ao armazém estiver desmarcada na sessão Parâmetros de integração do WMS (whwmd2105m000), não será possível especificar um item de lista neste campo.
- Tipo de item
-
Uma classificação de itens usada para identificar se o item é, por exemplo, um item genérico, um item de serviço ou um item de equipamento. Dependendo do tipo de item, certas funções irão se aplicar somente a esse item.
Valor padrão
Esse campo usa como valor padrão o campo Tipo de item na sessão Itens (tcibd0501m000).
- Origem de fornecimento real
-
Se a origem de fornecimento for alterada temporariamente na sessão Data de efetividade de origem de fornecimento (tcibd0510m000), esse campo exibirá a origem de fornecimento real.
- Unidade de venda
-
A unidade em que um item é vendido.
Ao especificar um item, a unidade de venda padrão para o item é recuperada. Essa unidade pode ser igual à unidade de estoque. Se a unidade de venda não for igual à unidade de estoque, será possível especificar a unidade de venda na sessão Unidades por conjunto unidades (tcmcs0112m000).
- Política compromisso
-
Especifique se e quando você deseja confirmar automaticamente a quantidade solicitada para o item.
NotaÉ possível alterar a política de compromisso, contanto que não seja feito nenhum comprometimento para o item na sessão Ordens de armazenamento (whinh2100m000).
Valores permitidos
- Não
-
A quantidade solicitada não é comprometida.
- Entrada de linha de ordem
-
A quantidade solicitada é automaticamente comprometida durante a inserção da linha de ordem (de componente).
Os comprometimentos de estoque também podem ser criados manualmente ou em um lote.
- Lote
-
A quantidade solicitada é comprometida usando a sessão Gerar comprometimentos de estoque (whinp2200m000).
Os comprometimentos de estoque também podem ser criados manualmente.
- Manual
-
A quantidade solicitada deve ser comprometida manualmente.
- Qtd. mínima p/ comprometimento
-
A quantidade mínima que deve ser comprometida em caso de alocação parcial.
Se os campos Qtd. mínima p/ comprometimento e Taxa mín. para comprometimento tiverem valores significativos, a quantidade a ser comprometida será verificada em relação aos dois campos. O LN usa o número que for mais alto.
Nota- O valor do campo Qtd. mínima p/ comprometimento é 5.
- O valor do campo Taxa mín. para comprometimento é 10.
Para uma ordem de 100, a quantidade mínima é 5 e a taxa mínima (convertida para uma quantidade) é 10. Isso resulta em um comprometimento mínimo de 10 para uma alocação parcial. Para uma ordem de 20, a quantidade mínima ainda é 5, mas a taxa mínima (convertida para uma quantidade) é 2. Neste caso, a quantidade de comprometimento mínima é de 5 para alocação parcial.
- Unidade de estoque
-
A unidade de estoque na qual os dados de estoque de item são registrados.
- Taxa mín. para comprometimento
-
A taxa mínima que deve ser entregue em caso de alocação parcial.
Se os campos Qtd. mínima p/ comprometimento e Taxa mín. para comprometimento tiverem valores significativos, a quantidade a ser comprometida será verificada em relação aos dois campos. O LN usa o número que for mais alto.
Nota- O valor do campo Qtd. mínima p/ comprometimento é 5.
- O valor do campo Taxa mín. para comprometimento é 10.
Para uma ordem de 100, a quantidade mínima é 5 e a taxa mínima (convertida para uma quantidade) é 10. Isso resulta em um comprometimento mínimo de 10 para uma alocação parcial. Para uma ordem de 20, a quantidade mínima ainda é 5, mas a taxa mínima (convertida para uma quantidade) é 2. Neste caso, a quantidade de comprometimento mínima é de 5 para alocação parcial.
- Quantidade mínima da ordem
-
A quantidade mínima de ordem expressa na unidade de estoque.
Essa é a quantidade padrão para o campo Quantidade solicitada no documento de vendas aplicável. Se você usar quantidades da ordem inferiores ao valor especificado neste campo, uma mensagem de advertência será exibida.
- Registro de conformidade
-
O código de registro de conformidade vinculado ao item.
- Cia. logística
-
Uma companhia do LN usada para transações logísticas, como a produção e o transporte de mercadorias. Todos os dados logísticos relativos às transações são armazenados no banco de dados da companhia.
- Planta
-
A planta padrão que entrega esse item a qualquer parceiro de negócios.
- Liberar entregas p/ armazenam.
-
Se esta caixa de controle estiver selecionada,, a baixa do item é realizada na Armazenamento.
Se esta caixa de controle estiver limpa,, a baixa do item será realizada no módulo Controle de vendas.
Nota- Se o item de venda for um item físico, essa caixa de seleção ficará selecionada e desativada, pois os itens físicos sempre precisam ser liberados para a Armazenamento. Os itens físicos são todos os itens, exceto itens do tipo Custo, Serviço, Equipamento e Serviços subcontratados.
- Se o item de venda for um item de custo, um item de serviço ou um item genérico, essa caixa de seleção ficará ativada. Portanto, é possível decidir por item se ele é liberado para a Armazenamento.
- Se o item de venda for um item de Serviços subcontratados, um item de Equipamento ou um item de lista do tipo menu ou opção, essa caixa de seleção ficará sempre desmarcada e desativada.
- Essa caixa de seleção é usada para determinar se o campo Armazém na sessão Linhas de ordem vendas (tdsls4101m000) pode ser deixado vazio.
- Armazém
-
O armazém no qual o item de venda é armazenado.
- Gestão de componentes
-
Especifique como os componentes são geridos se o item de venda for um componente.
NotaEsse campo poderá ser especificado somente se a caixa de seleção Gestão estendida de kit implement. estiver selecionada na sessão Parâmetros de ordem de vendas (tdsls0100s400) ou Departamentos de venda (tdsls0512m000) e o Tipo de item for Comprado, Fabricado, Produto ou Genérico (com a origem de fornecimento padrão definida como Produção (JSC) na sessão Itens (tcibd0501m000)).
Valores permitidos
- BOM de vendas
-
Os componentes são geridos usando uma BOM de vendas.
- Linhas de componentes
-
Os componentes são geridos usando linhas de componente.
- Restrição de expedição
-
As condições relacionadas à expedição de mercadorias para esse item de vendas.
Valores permitidos
- Nenhum
-
Não há restrição de expedição. O LN gere as ordens com base no estoque disponível. Estoque suficiente resulta em uma expedição completa. O estoque insuficiente resulta em uma ordem de reposição.
- Expedir ordem completa
-
O total das ordens deve ser expedido em uma única expedição. Assim, o LN não permite entregas parciais. A falta de estoque resulta no adiamento da expedição da ordem.
- Expedir conjunto completo
-
Todas as linhas de ordem com os seguintes critérios de entrega comuns devem ser expedidas em uma expedição única:
- Data de entrega.
- Transportadora.
- Armazém.
- parceiro de negócios receptor
- endereço do receptor
O LN atribui o mesmo número do conjunto a essas linhas. Outras linhas de ordem podem ser expedidas separadamente.
- Expedir linha completa
-
Cada linha de ordem deve ser entregue como um todo. O LN atribui um número do conjunto único a cada linha de ordem. A falta de estoque resulta no adiamento da expedição da linha de ordem.
- Expedir e cancelar linha
-
o estoque disponível é expedido se houver estoque suficiente, isso resulta em uma expedição completa. A falta de estoque não tem como resultado uma ordem de reposição e sim o cancelamento de uma ordem para a quantidade restante. O LN insere um motivo de cancelamento predefinido à linha da ordem. O motivo do cancelamento é definido no campo Motivo de cancelamento predefinido para "Expedir e cancelar linha" da sessão Parâmetros de ordem de vendas (tdsls0100s400).
- Expedir kit completo
-
Um item principal deve ser entregue como um todo. O LN atribui um número do conjunto exclusivo às linhas de componente que constituem um item principal que devem ser expedidas em um conjunto. A falta de estoque resulta em uma ordem de reposição para o item principal, que também deve ser entregue como um todo.
- Não aplicável
-
Não há nenhuma restrição de expedição definida nesse nível.
- Acessórios permitidos
-
Se esta caixa de controle estiver selecionada,, os acessórios serão definidos para esse item.
- Devolver componentes
-
Se esta caixa de controle estiver selecionada,, os componentes de um kit poderão ser devolvidos separadamente.
NotaEssa caixa de seleção usada somente se a ordem for uma ordem de devolução.
- Texto
-
Se esta caixa de controle estiver selecionada,, o texto de venda do item existe.
Selecione
para criar, copiar, selecionar ou visualizar o texto. - Alteração líquida
-
Se esta caixa de controle estiver selecionada, o Infor LN indicará que há uma alteração líquida na demanda, na ordem de fornecimento ou no nível de estoque.
NotaEssa caixa de seleção será exibida somente se a caixa de seleção Verificação estendida de estoque estiver selecionada na sessão Parâmetros de cotação de venda (tdsls0100s100).
- Data da alteração líquida
-
A data de alteração líquida quando são feitas modificações no estoque do item
- Moeda de vendas
-
A moeda em que o Preço de venda, o Preço de material e o Preço venda varejo sugerido são expressos para o item.
Nota- Esse campo será ativado somente se o campo Tipo de item for definido com um valor diferente de Equipamento e Serviço subcontratado.
- O Infor LN obtém esse valor padrão da sessão Padrões de venda de item (tdisa0102s000). Se um valor não for definido nessa sessão, o Infor LN assumirá como padrão esse valor da sessão Companhias (tcemm1170m000), com base na Cia. logística especificada.
- Se um item de montagem for especificado, não será possível modificar esse valor.
- Unidade de preço de venda
-
A unidade de preço em que o preço de venda é baseado.
- Preço de venda
-
O preço de venda do item, expresso na moeda de referência.
NotaPara itens com o conteúdo do material do item, esse preço pode incluir o preço de base de material total para o item.
- Moeda
-
A moeda em que os saldos das entidades compartilhados por todas as companhias de um grupo de companhias financeiras são expressos. Por exemplo, o LN usa a moeda de referência para saldos do parceiro de negócios.
Nota- A moeda de referência é a moeda base comum das companhias em uma estrutura de multicompanhia.
- Para sistemas monetários que não o padrão, a moeda de referência é uma moeda base da companhia para todos os cálculos com moedas.
- Preço de material
-
O preço de base de material total para o item, expresso na moeda de referência.
Esse preço de base de material total é recuperado da seguinte forma:
- O conteúdo de material de item é recuperado da sessão Conteúdo de material de item (tcmpr0120m000) para a data atual.
- Para cada material, o preço base é recuperado da sessão Materiais (tcmpr0110m000).
- Um preço de material é calculado usando a unidade e quantidade do conteúdo, o fator de quantidade, o fator de quantidade faturável e o preço base por material.
- Os preços de material são convertidos para a moeda de referência e são somados em um preço de base de material total.
Nota- Esse campo é visível somente se a caixa de seleção Preço de material estiver selecionada na sessão Comps. software implementados (tccom0500m000) e a caixa de seleção Preço de material em vendas estiver selecionada na sessão Parâmetros de preço de materiais (tcmpr0100m000).
- Esse campo é aplicável para itens Comprado, Fabricado ou Produto.
- Esse campo é usado somente para fins de informações.
- Grupo de preços de venda
-
Um grupo de itens com acordos de preço e desconto correspondentes.
É possível especificar grupos de preços na sessão Grupos de preços (tcmcs0124m000).
- Grupo estatístico de vendas
-
Classifique o item em um grupo de estatísticas para fazer relatórios estatísticos.
Nota- É possível usar o campo Grupo estatístico de vendas como um critério de seleção em várias sessões do módulo Estatística.
- É possível especificar grupos de estatísticas na sessão Grupos estatísticos (tcmcs0144m000).
- Data da última transação preço vendas
-
A última data na qual o preço de venda do item foi alterado.
- Preço venda varejo sugerido
-
O preço de venda que os fornecedores recomendam e que os revendedores cobram dos seus clientes.
- Margem superior
-
A margem superior é a percentagem que o preço de venda real pode exceder o preço-alvo.
- Margem inferior
-
A margem inferior é a percentagem que o preço de venda real pode ser menor que o preço-alvo. Se essa percentagem for negativa, o item somente pode ser vendido por um preço maior que o preço-alvo. Isso acontece quando o preço-alvo é o custo padrão.
- Grupo de comissão de vendas
-
Um conjunto de itens agrupados e, então, vinculados a um acordo.
- Grupo de abatimentos de vendas
-
Um conjunto de itens agrupados e, então, vinculados a um acordo.
- Código imposto
-
Um código que identifica a taxa tributária e determina como o LN calcula e registra valores do imposto.
NotaEsse código de imposto é usado se um item for inserido em:
- Uma cotação de venda.
- Um contrato de venda.
- Uma ordem de venda.
- Permitir entregas excedentes
-
Se esta caixa de controle estiver selecionada,, a Armazenamento poderá expedir uma entrega excedente para o item.
- Tipo de tolerância
-
Se a tolerância para uma entrega excedente é expressa como uma porcentagem ou uma quantidade.
As opções são:
-
Percentagem
A tolerância é representada como uma percentagem da quantidade solicitada. -
Quantidade
A tolerância é uma quantidade fixa. -
Não
Nenhum tipo de tolerância é aplicável, pois a caixa de seleção Permitir entregas excedentes está desmarcada.
-
- Ação
-
A maneira como o LN deve gerir a linha de saída da ordem se uma expedição não atender as tolerâncias de quantidade.
As opções são:
-
Avisar
Se a tolerância máxima for excedida, uma mensagem de advertência será exibida na Armazenamento. -
Bloquear
Se a tolerância máxima for excedida, o LN bloqueará a expedição em Armazenamento. -
Não
O LN não realiza nenhuma ação.
-
- Tolerância máxima
-
A quantidade ou porcentagem em que a quantidade solicitada pode exceder a quantidade solicitada.
- Entrega direta de quantidade
-
A quantidade da ordem da qual uma entrega direta é preferencial.
Se a quantidade da ordem na linha de ordem de venda, linha de entrega ou linha de cotação de venda for igual ou maior que a quantidade especificada nesse campo, o LN configurará automaticamente o campo Tipo de entr. como Entrega direta na sessão Linhas de ordem vendas (tdsls4101m000) e na sessão Linhas de entrega planejada de ordem de venda (tdsls4101m100) ou selecionará a caixa de seleção Entrega direta na sessão Linhas de cotação de venda (tdsls1501m000).
- PN fornecedor
-
O parceiro de negócios fornecedor para entregas diretas.
- Parceiro de negócios expedidor
-
O parceiro de negócios expedidor para entregas diretas.