Itens - Parceiro de negócios de vendas (tdisa0510m000)

Utilize essa sessão para visualizar, inserir ou manter informações específicas do parceiro de negócios que são relacionadas a um item de venda específico.

Na sessão de detalhes, é possível manter os seguintes dados para a combinação de item e parceiro de negócios:

  • Item geral: dados de parceiro de negócios cliente.
  • Dados de armazenamento.
  • Dados relacionados a entregas excedentes.
  • Parâmetros relacionados à programação de vendas.
  • Parâmetros relacionados à liberação de vendas.
Nota

Se a caixa de seleção Usar contratos para programações estiver desmarcada na sessão Parâmetros de programação de vendas (tdsls0100s500), essa sessão será usada para recuperar os acordos logísticos para programações de vendas. Se a caixa de seleção Usar contratos para programações estiver marcada, os acordos logísticos serão recuperados da sessão Dados logísticos de linha de contrato de venda (tdsls3102m000).

Grupo de itens

Um grupo de itens com características similares. Cada item pertence a um grupo de itens em particular. O grupo de itens é usado em combinação com o tipo de item para configurar os padrões do item.

Item

As matérias-primas, as submontagens, os produtos acabados e as ferramentas que podem ser comprados, armazenados, fabricados e vendidos.

Um item também pode representar um conjunto de itens geridos como um kit ou que existem em diversas variantes de produto.

Também é possível definir itens não físicos, que não são retidos em estoque, mas que podem ser usados para lançar custos ou faturar serviços a clientes. Estes são exemplos de itens não físicos:

  • itens de custo (por exemplo, eletricidade)
  • Itens de serviço
  • subcontratação de serviços
  • itens da lista (menus/opções)
Parceiro de negócios cliente

O parceiro de negócios que pede as mercadorias ou os serviços da sua organização, que detém as configurações que você mantém ou para quem você realiza um projeto. Geralmente, o departamento de compra de um cliente.

O acordo com o parceiro de negócios cliente pode incluir:

  • acordos de preços e descontos padrão
  • padrões da ordem de venda
  • Termos de entrega
  • o parceiro de negócio receptor e faturado relacionado
Parceiro de negócios receptor

O parceiro de negócios ao qual você expede as mercadorias pedidas. Isso normalmente representa um centro de distribuição ou armazém do cliente. A definição inclui o armazém padrão do qual você envia as mercadorias, a transportadora que realiza o transporte e o parceiro de negócios cliente relacionado.

Data de efetividade

O primeiro dia em que um registro ou configuração é válido. A data de efetividade frequentemente inclui a hora de efetividade.

Data de vencimento

A data a partir da qual um registro ou configuração deixa de ser válido. A data de vencimento costuma incluir a hora de vencimento.

Unidade de venda

A unidade pela qual o item é vendido.

Nota

Se existir um fator de conversão para essa unidade, o LN converterá automaticamente a unidade selecionada.

Quantidade mínima da ordem

A quantidade mínima de ordem expressa na unidade de estoque.

Essa é a quantidade padrão para o campo Quantidade solicitada no documento de vendas aplicável. Se essa quantidade for zero, ou se não existir nenhuma combinação para o item e parceiro de negócios cliente, a quantidade da ordem será recuperada da sessão Itens - Vendas (tdisa0501m000). Se você usar quantidades da ordem inferiores à quantidade mínima, uma mensagem de advertência será exibida.

Valor padrão

A Quantidade mínima da ordem especificada na sessão Itens - Vendas (tdisa0501m000).

Autofaturamento

Se esta caixa de controle estiver selecionada,, o autofaturamento será aplicável.

Bloqueado

Se esta caixa de controle estiver selecionada,, o parceiro de negócios cliente será (temporariamente) bloqueado para esse item. Nunca será possível inserir combinações de item - parceiro de negócios bloqueadas em documentos de venda.

Motivo de bloqueio

Use os códigos de motivo para descrever o motivo para bloquear clientes. É possível vincular um código de motivo à combinação item – venda parceiro de negócios.

Permitir nova verificação de estoque para linhas prometidas

Indica se a linha de ordem de venda deve ser levada em conta ao verificar novamente o estoque.

Nota

Essa caixa de seleção será exibida somente se o campo Verificação estendida de estoque estiver definido como Sim na sessão Parâmetros de cotação de venda (tdsls0100s100).

Item aplicável para faturamento retroativo

Se esta caixa de controle estiver selecionada,, o item será aplicável para faturamento retroativo.

Ordens de venda de fat. retroativo por parceiro de negócios

Esse campo indica quantas ordens de venda devem ser geradas para cada combinação de parceiro de negócios cliente e item durante um processo de faturamento retroativo.

Existem as seguintes opções:

  • Um

    É gerada somente uma ordem de venda com várias linhas.
  • Muitos

    É gerada uma ordem de venda para cada linha de faturamento retroativo aprovada.
Nota

O valor padrão é Um.

Aprovação de cliente

Se esta caixa de controle estiver selecionada,, as mercadorias entregues em uma ordem de venda deverão ser aprovadas para a combinação de item – parceiro de negócios para poder faturar as mercadorias. A propriedade das mercadorias muda do fornecedor para o parceiro de negócios cliente quando as mercadorias entregues são aprovadas.

Se esta caixa de controle estiver limpa,, a ordem de venda será liberada para Faturamento assim que a expedição for confirmada na Armazenamento. A propriedade das mercadorias muda do fornecedor para o parceiro de negócios cliente quando a expedição é confirmada.

Nota

Não é possível definir esse campo se o item for um item de custo, item de serviço, item de subcontratação de itens ou item de equipamento.

Valor padrão

Esse campo usa o valor do campo Aprovação do cliente na sessão Parceiro de negócios receptor (tccom4111s000) como padrão.

Qtd. devolução de rejeitos

Se esta caixa de controle estiver selecionada, uma ordem de devolução de venda deve ser gerada para a quantidade rejeitada das mercadorias entregues.

Nota

Não é possível definir esse campo se o item for um item de custo, item de serviço, item de subcontratação de itens ou item de equipamento.

Valor padrão

Esse campo usa o valor do campo Retornar quantidade rejeitada na sessão Parceiro de negócios receptor (tccom4111s000) como padrão.

Texto de venda (interno)

Se esta caixa de controle estiver selecionada,, haverá um texto interno para a combinação item – parceiro de negócios.

Clique em Editor de texto para criar, copiar, selecionar ou visualizar a descrição.

Texto de venda do item

Se esta caixa de controle estiver selecionada,, haverá um texto para a combinação item - parceiro de negócios.

Clique em Editor de texto para criar, copiar, selecionar ou visualizar o texto.

Cia. logística

O código da companhia logística de origem.

Planta

O código da planta da qual o item de vendas é Expedido. Isso é usado como padrão em uma linha de ordem de venda quando preenchido.

Armazém

O armazém no qual o item de venda é armazenado.

Canais

O canal de armazém da combinação item – parceiro de negócios de venda. Se os armazéns forem organizados por item - parceiro de negócios de venda, todos os itens para esse parceiro de negócios de venda são armazenados no mesmo armazém.

Transportadora/PSL

A companhia responsável pelo transporte de mercadorias para o parceiro de negócios receptor.

Baseado em expedição/recebimento

Especifique a data e hora em que as necessidades de programação de vendas para a combinação de item e parceiro de negócios são baseadas.

Valores permitidos

Com base na expedição

As necessidades (de programação) são baseadas na data e hora em que você coleta as mercadorias no armazém do parceiro de negócios expedidor (compra) ou na data e hora em que as mercadorias devem ser expedidas para o parceiro de negócios receptor (venda). Assim, os cálculos de tempo são baseados na data de expedição planejada.

Com base no recebimento

A necessidade (de programação) é baseada na data e hora em que você deseja que as mercadorias sejam entregues em seu armazém pelo parceiro de negócios (compra) ou na data e hora em que seu parceiro de negócios receptor precisa das mercadorias no armazém (venda). Assim, os cálculos de tempo são baseados na data de entrega planejada.

Definição de embalagem

A definição de embalagem do item ou grupo de itens.

A definição de embalagem é vinculante

Se esta caixa de controle estiver selecionada, a definição de pacote será vinculante para a linha de saída da ordem.

Unidade da quantidade é vinculante

Se esta caixa de controle estiver selecionada,, a unidade especificada no campo Unidade de venda será vinculante para todas as ordens de venda que contenham o item e o parceiro de negócios.

Isso implica que o parceiro de negócios recebe os itens na unidade preferencial.

Exemplo

O parceiro de negócios solicita uma caixa de barras de chocolate. Uma caixa contém 24 barras de chocolate. Se a caixa de seleção Unidade da quantidade é vinculante estiver selecionada para a combinação de item – parceiro de negócios de venda, não será possível fornecer 24 barras de chocolate ao parceiro de negócios. É necessário usar a caixa como uma unidade de venda para esse parceiro de negócios.

Unidade é vinculante para planejamento

Se esta caixa de controle estiver selecionada,, os resultados de disponível para venda (ATP) serão expressos na unidade da ordem de venda. Se for gerada uma programação de entrega, a unidade na linha da ordem não será alterada.

Se esta caixa de controle estiver limpa,, os resultados de ATP serão expressos na unidade do estoque. Se for gerada uma programação de entrega, a unidade de medida na linha da ordem será atualizada para a unidade de estoque.

Exemplo

Uma ordem de venda está disponível com uma quantidade da ordem de venda expressa em caixas. A unidade de estoque é peças. Se a caixa de seleção Unidade é vinculante para planejamento estiver selecionada, após uma verificação de disponibilidade ser executada e aceita na sessão Visão geral de CTP (apto para promessa) (cprrp4899m000), a linha da ordem será dividida em subentregas com quantidades ainda expressas em caixas.

Prazo de validade [períodos]

O período durante o qual o item deve pelo menos ser vendável ou utilizável para o parceiro de negócios cliente após o recebimento.

O prazo de validade será usado para calcular a data de validade mínima necessária para itens UEPS/ PEPS perecíveis.

Nota
  • Quando o item é enviado para o parceiro de negócios cliente, a política de saída UEPS/PEPS padrão é anulada.
  • A data de validade é chamada de Data de estoque na sessão Estoque em ponto de estoque (whinr1540m000).

Exemplo

O Prazo de validade [períodos] é definido como 4 dias. Se a data de recebimento planejado para o item for segunda-feira, dia primeiro, a data de validade será sexta-feira, dia cinco. Isso significa que o item é vendável/utilizável até pelo menos sexta-feira, dia cinco.

O aconselhamento de saída considera esse Prazo de validade [períodos] e somente aconselha itens para os quais a data de validade seja de no máximo 4 dias após a data de recebimento planejado.

Período de prazo de validade

A unidade de tempo em que o prazo de validade é expresso.

Cia. logística

O código da companhia logística receptora.

Planta

O código da planta à qual o item de vendas é Expedido.

Armazém receptor

O armazém para o qual o item é enviado.

Devem-se ser fornecidos materiais do fabricante para o subcontratante, esse armazém representa o armazém do subcontratante. Assim, esse é um armazém administrativo para o fabricante.

Nota

Esse campo é usado somente para a subcontratação de itens.

Valor padrão

Esse armazém é assumido como valor padrão para o Armazém receptor na linha da ordem de venda se o seguinte se aplicar:

  • Uma linha da ordem de venda de subcontratação é gerada com o campo Pagamento definido com o Nenhum pagamento ou Pagar na utilização.
  • Uma linha da ordem de venda é inserida manualmente, para a qual o campo Pagamento é definido como Nenhum pagamento ou Pagar na utilização.

Registro de conformidade

O código de registro de conformidade vinculado a essa combinação de item e parceiro de negócios.

Sujeito à conformidade comercial

Se esta caixa de controle estiver selecionada,, a conformidade comercial global se aplicará ao parceiro de negócios de vendas e ao item.

Nota

Esse campo estará disponível somente se a caixa de seleção Export. estiver selecionada na sessão Parâmetros de gestão de comércio (tcgtc0100m000).

Imprimir item de segurança crítico

Se esta caixa de controle estiver selecionada,, um indicador deverá ser impresso na etiqueta de expedição do item de segurança crítica.

Essa caixa de seleção ficará disponível somente se a caixa de seleção Item de segurança crítica estiver selecionada para o item na sessão Itens (tcibd0501m000).

Gerar ordens de frete de vendas

Se esta caixa de controle estiver selecionada,, as ordens de frete deverão ser geradas para ordens de venda que contenham essa combinação de item – parceiro de negócios de venda.

Nota

Não é possível selecionar essa caixa de seleção se o item for um item de custo, item de serviço ou um item de lista.

Valor padrão

O valor dessa caixa de seleção é assumido como valor padrão para a caixa de seleção Gerar ordens de frete de vendas nas sessões Linhas de ordem vendas (tdsls4101m000) e Linhas de entrega planejada de ordem de venda (tdsls4101m100), mas pode ser sobrescrito nessas sessões.

Fatura de frete

Se esta caixa de controle estiver selecionada,, os custos de frete deverão ser faturados para o parceiro de negócios faturado.

Permitir entregas excedentes

Se esta caixa de controle estiver selecionada,, a Armazenamento poderá expedir uma entrega excedente para a combinação de item e parceiro de negócios.

No caso de entrega direta, quando a Armazenamento não está envolvida, os parâmetros de entrega excedente nessa sessão são usados somente para fins de informação. Se o parceiro de negócios cliente não aceitar a entrega excedente, as mercadorias poderão ser devolvidas para o fornecedor por meio de uma ordem de devolução.

Tipo de tolerância

Esse campo indica se a tolerância para uma entrega excedente é expressa como uma porcentagem ou uma quantidade.

Existem as seguintes opções:

  • Percentagem

    A tolerância é representada como uma percentagem da quantidade da ordem.
  • Quantidade

    A tolerância é uma quantidade fixa.
  • Não

    Nenhum tipo de tolerância é aplicável, pois a caixa de seleção Permitir entregas excedentes está desmarcada.
Ação

A maneira como o LN deve gerir a linha de saída da ordem se uma expedição não atender as tolerâncias de quantidade.

Existem as seguintes opções:

  • Avisar

    Se a tolerância máxima for excedida, o LN fornecerá uma mensagem de advertência à Armazenamento.
  • Bloquear

    Se a tolerância máxima for excedida, o LN bloqueará a expedição em Armazenamento.
  • Não

    O LN não realiza nenhuma ação.
Tolerância máxima

A quantidade ou porcentagem em que a quantidade solicitada pode exceder a quantidade solicitada.

Horizonte firme da transação

Juntamente com a Mensagem EDI conforme especificado nesta sessão e o Tipo de programação conforme especificado na sessão Programações de vendas (tdsls3111m000), o horizonte firme da transação determina o tipo de necessidade da linha da programação de vendas.

Aspectos de desempenho

A configuração desse campo pode afetar o desempenho do sistema e do crescimento do banco de dados. Para mais informações, consulte o Horizonte firme da transação.

Aumento de período de congelamento

O número de dias, calculado da data atual, para os quais não se pode mais aumentar a quantidades de itens necessários.

Período congelado (-)

O número de dias, calculado da data atual, para os quais não se pode mais reduzir a quantidades de itens necessários.

Estimativa linear

Se esta caixa de controle estiver selecionada,, o LN fará uma estimativa linear para determinar a nova quantidade prevista para uma programação de vendas do tipo Liberação de material, se essa programação de vendas tiver sido precedida por uma programação de vendas do tipo Programação de expedição ou do tipo Programação de sequência de expedição.

Se esta caixa de controle estiver limpa,, o LN assumirá a demanda não consumida como a nova previsão para uma programação de vendas do tipo Liberação de material, se essa programação de vendas tiver sido precedida por uma programação de vendas do tipo Programação de expedição ou do tipo Programação de sequência de expedição.

Demanda acumulada na data inicial do período

Se esta caixa de controle estiver selecionada,, o Planejamento empresarial preencherá o primeiro dia da data inicial de liberação de material com a quantidade total.

Se esta caixa de controle estiver limpa,, o Planejamento empresarial distribuirá a quantidade total da liberação do material pelo um número de dias entre a data inicial e a data final da liberação do material.

Mensagem EDI

Determina o tipo de programação de vendas que pode ser recebida para a combinação de item e parceiro de negócios.

  • Liberação de material

    A programação de vendas consiste somente em uma Liberação de material. A expedição será realizada com base nas necessidades Firme ou Imediata na liberação de material.
  • Programação de expedição

    A programação de vendas consiste em uma Liberação de material seguida por uma Programação de expedição. A expedição é realizada com base nas necessidades Firme e Imediata na programação de expedição. A liberação de material somente envia dados de previsão
  • Programação de sequência de expedição

    A programação de vendas consiste em uma Liberação de material seguida por uma Programação de sequência de expedição. A expedição é realizada com base nas necessidades Firme e Imediata na programação de sequência de expedição. A liberação de material somente envia dados de previsão
  • Apenas programação de expedição

    A programação de vendas consiste somente em uma Programação de expedição. A expedição é realizada com base nas necessidades Firme e Imediata na programação de expedição. Nenhum dado de previsão é enviado ao fornecedor.

Modelo de CUM utilizado

Use esse campo para indicar qual modelo cumulativo (CUM) é usado.

O modelo CUM usado determina a quantidade cumulativa:

  • Seus parceiros de negócios fornecem a você.
  • Na qual a quantidade de ajuste é baseada.
  • Que é usada para redefinir os cumulativos e autorizações.

Valores permitidos

  • Com base na ordem

    O CUM anterior necessário é usado.
  • Com base no recebimento

    O CUM recebido é usado.
  • Não aplicável

    Aplica-se no caso de a Mensagem EDI estar definida como Programação de sequência de expedição.

Programação referenciada

Se esta caixa de controle estiver selecionada,, será possível receber programações de venda referenciadas somente para a combinação de item e parceiro de negócios.

A mensagem EDI determina se é possível receber programações de venda referenciadas para uma combinação específica de item e parceiro de negócios.

  • Liberação de material

    Se a mensagem EDI for Liberação de material, não é possível selecionar a caixa de seleção atual.
  • Programação de expedição

    Se a mensagem EDI for Programação de expedição, é possível selecionar a caixa de seleção atual. A caixa de seleção atual é demarcada por padrão.
  • Programação de sequência de expedição

    Se a mensagem EDI for Programação de sequência de expedição, a caixa de seleção atual fica sempre selecionada e desativada.
  • Apenas programação de expedição

    Se a mensagem EDI for Apenas programação de expedição, é possível selecionar a caixa de seleção atual. A caixa de seleção atual é selecionada por padrão.

Aprovar programações de vendas com referência automaticamente

Se esta caixa de controle estiver selecionada,, as linhas de programação de vendas recebidas para a combinação de item e parceiro de negócios serão aprovadas automaticamente.

É possível aplicar a aprovação automática somente para programações de vendas referenciadas. Assim, é possível selecionar a caixa de seleção atual somente se a caixa de seleção Programação referenciada também estiver selecionada.

Considerar data planejada/real de entrega durante a reconciliação

Se esta caixa de controle estiver selecionada,, a data de entrega planejada/real será considerada ao reconciliar as programações de vendas. O LN calcula os cumulativos expedidos com base na data de entrega planejada/real.

Nesse caso, o cálculo dos cumulativos expedidos é o seguinte:

A quantidade expedida total para a programação de vendas - as quantidades que são expedidas, mas ainda não foram recebidas. 

Com esse cálculo, é possível evitar disputas resultantes de expedições que são recebidas em uma ordem diferente da em que foram expedidas. Essas disputas são chamadas de disputas de sequência.

Assim, o campo Data de entrega é preenchido nas sessões CUM expedido (tdsls3532m000) e Reconciliação da programação de vendas (tdsls3131m000). Esse campo é preenchido com:

  • A data de recebimento calculada quando a expedição é confirmada.
  • A data de recebimento real quando a expedição é recebida pelo parceiro de negócios cliente.

Se esta caixa de controle estiver limpa,, a data de expedição será usada ao reconciliar as programações de vendas. Os cumulativos expedidos que são comunicados quando a expedição é confirmada são inseridos no LN. Se a quantidade expedida for diferente da quantidade recebida, sempre será gerada uma disputa. O LN não considera recebimentos fora da sequência.

Período FAB

O período de tempo, expresso em dias, durante os quais você está autorizado a fabricar os itens necessários em uma programação de vendas. O período FAB é calculado a partir da última data de liberação da programação de vendas.

Nota

O período FAB é usado principalmente como uma referência, pois você obtém as autorizações do seu parceiro de negócios.

O LN usa o período FAB somente para restabelecer autorizações FAB caso o método de autorização usado especificado no campo Autorizações a serem da sessão atual seja Redefinir.

Período RAW

O período de tempo, expresso em dias, durante os quais você está autorizado a comprar ou produzir as matérias primas necessárias para produzir os itens necessários em uma programação de vendas. O período RAW é calculado a partir da última data de liberação da programação de venda.

Nota

O período RAW é usado principalmente como uma referência, pois você obtém as autorizações do seu parceiro de negócios.

O LN usa o período RAW somente para restabelecer autorizações RAW caso o método de autorização usado especificado no campo Autorizações a serem da sessão atual seja Redefinir.

Autorizações a serem

O método que é usado para restabelecer as autorizações RAW e FAB.

Valores permitidos

Transportado

As autorizações FAB mais altas e as autorizações RAW mais altas são reduzidas pela quantidade de redefinição.

Redefinir

As autorizações FAB e RAW mais altas são equalizadas para os valores da autorização FAB e autorização RAW.