Requisito - Unidades de efetividade (tcuef0107m000)

Utilize essa sessão para vincular necessidades a uma unidade de efetividade para configurá-la.

Exemplo

Uma necessidade com o nome GER representa as características de segurança para o mercado alemão. As características de segurança são refletidas em ajustes de BOMs, roteiros e assim por diante, indicados por exceções, que são vinculadas a necessidade GER. Ao vincular a necessidade GER a uma unidade de efetividade, as características de segurança alemãs se aplicam à unidade de efetividade. Se as características alemãs de segurança mudarem, será necessário alterar somente a exceção adequada vinculada à necessidade GER, após o que a alteração se aplica a todas as unidades de efetividade com a necessidade GER.

No menu Visualizar, é possível selecionar como exibir a sessão:

  • Unidade de efetividade por necessidade
  • Necessidades por unidade de efetividade

Ao clicar em Novo na barra de ferramentas ou no menu Arquivo para definir um novo requisito para uma unidade de efetividade, selecione um requisito em uma das seguintes sessões:

  • A sessão Necessidades (tcuef0106m000), em que é possível selecionar uma necessidade de todas as necessidades existentes.
  • A sessão Item - necessidades (tcuef0108m000), em que é possível selecionar uma das necessidades que estão vinculadas ao item da unidade de efetividade.

Importar necessidades

Para importar as necessidades padrão definidas para um item específico na sessão Item - necessidades (tcuef0108m000), clique em (Re-)importar necessidades no menu adequado.

Observe que é possível definir necessidades padrão com indicadores exclusivos e categorias idênticas na sessão Item - necessidades (tcuef0108m000) e também é possível importá-los nessa sessão. Não é possível salvá-los nessa sessão. Todas as necessidades que são selecionadas para uma unidade de efetividade específica devem ter uma combinação única de indicador exclusivo e categoria.

Nota

Essa sessão pode ser parte da sessão Unidade de efetividade (tcuef0102m000). Na guia Necessidade dessa sessão, é possível visualizar, manter e selecionar necessidades para uma unidade de efetividade específica.

Unidade de efetividade

Um número de referência, por exemplo, uma linha de ordem de venda ou uma linha de entrega do projeto, usado para modelar desvios para um item de unidade de efetividade.

Item final

Um item que está pronto para ser entregue a um armazém. Um item final é produzido no fim de um roteiro oscilante (coprodutos e subprodutos) ou um roteiro principal.

Cód. série de efetividade

Um intervalo de números de sequência que está vinculado a um item final e representa uma ou mais unidades de efetividade. Uma série de efetividade consiste em um código de série de unidade, um número de sequência de origem e um número de sequência de destino. Uma série de efetividade é identificada pelo código de série de unidade e pelo número de sequência de origem. É possível vincular uma ou mais unidades de efetividade a uma combinação de item final, código de série de unidade e número de sequência de origem.

Uma série de efetividade é identificada pelo código de série de unidade e pelo número de sequência de origem.

É possível vincular uma ou mais unidades de efetividade a uma combinação de item final, código de série de unidade e número de sequência de origem.

Nº sequência

O número de sequência da unidade de efetividade na série de efetividade.

A configuração está pronta

Se esta caixa de controle estiver selecionada,, todas as necessidades desejadas serão selecionadas para o item de unidade de efetividade.

Necessidade

O motivo de negócios que você define para descrever as exceções usadas na unidade de efetividade. Uma necessidade pode ser, por exemplo, um mercado, modelo ou cliente específico.

Categoria

Um código para agrupar as necessidades. Exemplos de categorias são: CLIENTE, MERCADO, MODELO, TAMANHO, COR etc. Se você definir um código no campo Indicador exclusivo na sessão Necessidades (tcuef0106m000) além de uma categoria, você terá um meio de determinar qual necessidade pode ser vinculada a uma unidade de efetividade.

Indicador exclusivo

Um código para indicar que para uma unidade de efetividade específica, não é possível combinar uma necessidade com outra necessidade que tem a mesma categoria e indicador exclusivo. É possível definir indicadores exclusivos e categorias na sessão Necessidades (tcuef0106m000).

A seguir está um exemplo do uso da categoria e do indicador exclusivo.

Requisito Categ. Indicador exclusivo
PESADO MODELO A
NORMAL MODELO A
LEVE MODELO A
W16 MODELO B
W32 MODELO B
AZUL COR A
VERMELHO COR A

A tabela mostra que as necessidades PESADO, NORMAL e LEVE têm a mesma categoria e indicador exclusivo. Isso significa que somente uma dessas necessidades pode ser atribuída a uma unidade de efetividade específica. O mesmo se aplica às necessidades AZUL e VERMELHO. Somente uma das duas necessidades pode ser atribuída a uma unidade de efetividade.

Upgrade de preço

Um preço definido para uma necessidade na Unidade de efetividade (UEF). Se a necessidade for usada em uma configuração de unidade de efetividade, o preço do upgrade será adicionado ao preço de venda da unidade de efetividade.

Os preços de upgrade podem ser positivos ou negativos. Se o preço de upgrade for negativo, é possível considerá-lo como um desconto.

Moeda

A moeda em que os saldos das entidades compartilhados por todas as companhias de um grupo de companhias financeiras são expressos. Por exemplo, o LN usa a moeda de referência para saldos do parceiro de negócios.

Nota
  • A moeda de referência é a moeda base comum das companhias em uma estrutura de multicompanhia.
  • Para sistemas monetários que não o padrão, a moeda de referência é uma moeda base da companhia para todos os cálculos com moedas.
por

A quantidade física em que um item ou mercadoria é gerenciado. Por exemplo, uma quantidade de madeira pode ser expressa como um comprimento usando a unidade de um metro, ou como um volume usando a unidade de um metro cúbico.