Unidade de efetividade (tcuef0102m000)

Utilize essa sessão para definir, manter e configurar unidades de efetividade.

Cabeçalho

Nas guias no cabeçalho, é possível definir e/ou manter dados relacionados à unidade de efetividade.

Unidade de efetividade

Na guia Unidade de efetividade, é possível definir ou manter uma unidade de efetividade. Uma unidade de efetividade é vinculada a um item para o qual a caixa de seleção Item final de unidade de efetividade está marcada na sessão Itens (tcibd0501m000).

Preços

Na guia Preços, é possível exibir e (re)calcular o custo estimado da unidade de efetividade. Se você configurar uma unidade de efetividade selecionando as necessidades, a configuração pode resultar em material extra para o item. Portanto, o custo estimado para a unidade de efetividade pode se desviar consideravelmente do custo padrão do item.

Se você tiver terminado de configurar a unidade de efetividade, poderá marcar a caixa de seleção A configuração está pronta na guia Unidade de efetividade. Assim, o custo estimado da unidade de efetividade é calculado automaticamente.

Ao alterar e/ou selecionar necessidades para a unidade de efetividade em uma linha de ordem de venda ou uma linha de cotação de vendas, clique em Calcular custo estimado para calcular os preços estimados.

Características de vendas

Se a unidade de efetividade estiver configurada em uma linha da ordem de venda ou em uma linha de cotação de vendas, as informações sobre o parceiro de negócios cliente, país receptor e armazém expedidor da linha de cotação/ordem de venda serão inseridas automaticamente na guia Características de vendas.

O campo Preço upgrade uni. efetividade exibe o valor adicionado ao preço de venda da unidade de efetividade.

Data

A unidade de efetividade entra em vigor na data e hora inseridas no campo Data de efetividade na guia Data. É necessário primeiro inserir uma data de efetividade para poder salvar os dados da unidade de efetividade. Se você usar o Change Management em Data Management, LN o inserirá a data de efetividade da ordem de alteração.

Linhas

Nas guias, é possível selecionar necessidades e/ou variáveis do processo para configurar uma unidade de efetividade. As linhas na guia referem-se às seguintes sessões:

Requisito

As linhas nessa guia referem-se à sessão Necessidade - Unidades de efetividade (tcuef0107m000).

Unidades de efetividade - Variáveis do processo

As linhas nessa guia referem-se à sessão Unid de efetividade - Variáveis do processo (tirou1114m000).

Para configurar unidades de efetividade

Para configurar uma unidade de efetividade, é possível definir ou selecionar uma unidade de efetividade no cabeçalho da sessão e iniciar a configuração selecionando as necessidades na guia Necessidade. Para obter mais informações, consulte Para configurar unidades de efetividade.

Também é possível usar essa sessão para configurar uma unidade de efetividade em uma linha de ordem de venda, uma linha de cotação de vendas ou uma linha de contrato de vendas, respectivamente, na sessão Linhas de ordem vendas (tdsls4101m000), na sessão de detalhes Linhas de cotação de venda (tdsls1501m000) ou na sessão de detalhes Linhas de contrato de venda (tdsls3501m000). Execute os seguintes passos:

  1. Insira um item de unidade de efetividade em uma linha de cotação de venda, linha de ordem de venda ou linha de contrato de venda. Se a caixa de seleção Gerar unid. efetividade durante entrada de demanda na sessão Parâmetros da unidade de efetividade (tcuef0100s000) estiver marcada, uma única unidade de efetividade será gerada e exibida no campo Un. de efetivid.. Se a caixa de seleção Gerar unid. efetividade durante entrada de demanda estiver desmarcada, será perguntado se uma nova unidade de efetividade deve ser criada.
  2. Clique no botão Necessidades para iniciar a sessão Unidade de efetividade (tcuef0102m000). A Quantidade de custo padrão é obtida da linha de cotação de vendas, linha de ordem de venda ou linha de contrato de vendas. Uma descrição da unidade de efetividade incluindo o seguinte é gerada:
    • O número de ordem de venda, o número da cotação de vendas ou o número do contrato de vendas
    • O código prefixado: ORD para uma ordem de venda, QUO para uma cotação de vendas, CON para um contrato de vendas.
    • O número da linha de ordem de venda, o número da linha de cotação de vendas ou o número da linha de contrato de vendas.
  3. Acesse a guia Requisito na sessão Unidade de efetividade (tcuef0102m000), em que é possível selecionar as necessidades que se aplicam à unidade de efetividade. É possível selecionar as necessidades manualmente ou clicar em (Re-)importar necessidades no menu adequado para importar um conjunto de necessidades predefinidas.

Para obter mais informações, consulte Unidade de efetividade como configurador lean em Vendas.

Unidade de efetividade
Unidade de efetividade

Um número de referência, por exemplo, uma linha de ordem de venda ou uma linha de entrega do projeto, usado para modelar desvios para um item de unidade de efetividade.

Se você selecionar Gerar unidades no menu adequado na sessão Itens - Série de efetividade (tcuef0101m000), o LN gerará os números de unidade de efetividade começando com o número mais alto já usado.

Também é possível inserir uma descrição para a unidade de efetividade. Se unidades de efetividade forem geradas automaticamente, por exemplo, na sessão de detalhes Linhas de ordem vendas (tdsls4101m000) ou na sessão Itens - Série de efetividade (tcuef0101m000), uma descrição será gerada automaticamente. Se a unidade de efetividade for criada em uma linha de ordem de venda, a descrição consiste no número de ordem de venda e no número de linha de ordem de venda. Se a unidade de efetividade for criada a partir de uma série de efetividade, a descrição consiste no código da série e no número de sequência.

Nota

O número da unidade de efetividade zero é usado para indicar a configuração padrão.

Status

O status da unidade de efetividade. O status é Ativo quando você salva os dados, independentemente da data de efetividade da ordem de alteração.

Item

Um item que está pronto para ser entregue a um armazém. Um item final é produzido no fim de um roteiro oscilante (coprodutos e subprodutos) ou um roteiro principal.

A unidade de efetividade indica que você está relacionado a uma ocorrência do item final.

O item deve ser de um dos seguintes tipos:

  • Comprado
  • Fabricado
  • Produto

Será possível gerar uma unidade de efetividade para um item automaticamente somente se a caixa de seleção Item final de unidade de efetividade estiver marcada para o item na sessão Itens (tcibd0501m000).

Nota
  • Será possível usar o Tipo item Produto somente se for possível definir o campo Tipo de item - Produto como Ativo na sessão Comps. software implementados (tccom0100s000).
  • O Tipo de item Comprado e/ou Fabricado será usado somente se o campo Tipo de item - Produto estiver definido como Inativo na sessão Comps. software implementados (tccom0100s000).
Item de engenharia

Se esta caixa de controle estiver selecionada, o item será um item de engenharia efetivo da unidade.

Texto

Se essa caixa de seleção estiver selecionada, um texto estará presente.

Cód. série de efetividade

A série de unidades à qual a unidade de efetividade pertence.

Do nº sequência

O primeiro número da sequência da série que é definida para o item final. Cada unidade de efetividade possui um código de unidade de efetividade e um número de sequência.

Nº sequência

O número de sequência da unidade de efetividade na série que é definido para o item final. Cada unidade de efetividade possui um código de unidade de efetividade e um número de sequência.

A configuração está pronta

Se esta caixa de controle estiver selecionada,, todas as necessidades desejadas serão selecionadas para o item de unidade de efetividade.

Em processo pelo CHM

Se esta caixa de controle estiver selecionada,, a unidade de efetividade estará sob controle da gestão de alteração. Se uma proposta de alteração estiver vinculada à unidade de efetividade e ela ainda não tiver sido aprovada, o LN marcará essa caixa de seleção.

No módulo Gestão de alteração (CHM), é possível acompanhar as datas de vencimento e de efetividade da unidade de efetividade de acordo com o procedimento definido.

Preços
Quantidade de custo padrão

A quantidade da ordem do item final. A quantidade pode ter influência sobre o custo padrão do item final.

Se a unidade de efetividade for criada em uma linha de ordem de venda, a quantidade nesse campo é igual à quantidade solicitada na linha da ordem de venda.

Se a unidade de efetividade for criada sem uma ordem de venda, mas diretamente na UEF, a quantidade nesse campo será igual à EOQ ou a quantidade fixa da ordem.

Custo estimado

O custo estimado do item da unidade de efetividade, composto pelos custos de material e custos de operação. Se você especificar uma unidade de efetividade, isso pode significar que materiais opcionais devem ser usados para o item. Portanto, o custo estimado pode se desviar substancialmente do custo padrão do item padrão.

Preço de material estimado

Os custos de materiais estimados que fazem parte do custo estimado.

Custos operacionais estimados

Os custos operacionais estimados que fazem parte do custo estimado.

Data do último cálculo

A última data em que o custo estimado foi calculado.

Características de vendas
Parceiro de negócios cliente

O parceiro de negócios que pede as mercadorias ou os serviços da sua organização, que detém as configurações que você mantém ou para quem você realiza um projeto. Geralmente, o departamento de compra de um cliente.

O acordo com o parceiro de negócios cliente pode incluir:

  • acordos de preços e descontos padrão
  • padrões da ordem de venda
  • Termos de entrega
  • o parceiro de negócio receptor e faturado relacionado

Se a unidade de efetividade for usada em uma linha de cotação ou linha de ordem de venda, o parceiro de negócios cliente na cotação ou ordem de venda é exibido nesse campo.

País de destino

O país do endereço de entrega da unidade de efetividade.

Se a unidade de efetividade for usada em uma linha de cotação ou linha de ordem de venda, o país receptor na cotação ou ordem de venda é exibido nesse campo.

Armazém de origem

O armazém do qual a unidade de efetividade é enviado.

Se a unidade de efetividade for usada em uma linha de cotação ou linha de ordem de venda, o armazém expedidor na cotação ou ordem de venda é exibido nesse campo.

Preço upgrade uni. efetividade

O valor extra adicionado ao preço de venda para uma unidade de efetividade específica. O valor nesse campo pode ter duas origens:

  • O valor pode ser a soma dos preços de upgrade definidos para as necessidades vinculadas à unidade de efetividade.
  • Se nenhuma necessidade for vinculada às unidades de efetividade, o valor pode ser definido pelo usuário.
Nota

Um preço de upgrade negativo pode ser considerado como um desconto no preço de venda.

Data
Data de efetividade

A data e hora de efetividade da unidade de efetividade.

Se você não usar o Gestão de alteração (CHM) para as unidades de efetividade, será necessário inserir a data e a hora em que deseja começar a usar a unidade de efetividade.

Se você usar a Gestão de alteração (CHM) para controlar as unidades de efetividade, o LN inserirá a data de efetividade da ordem de alteração efetiva nesse campo quando você aprovar as propostas de alteração relacionadas na Gestão de alteração.

Ordem de alteração efetiva

A ordem de alteração efetiva que se aplica à unidade de efetividade.

Se você usar a Gestão de dados do objeto, o LN inserirá o número da ordem de alteração e a data de efetividade da ordem de alteração quando você aprovar as propostas de alteração relacionadas na Gestão de alteração.

Data de vencimento

A data e hora de vencimento da unidade de efetividade.

Vencimento da ordem de alteração

O vencimento da ordem de alteração que se aplica à unidade de efetividade. Se você deseja controlar a unidade de efetividade por ordens de alteração, é possível especificar o número da ordem de alteração.

Se você usar a Gestão de dados de objeto, o LN inserirá o número da ordem de alteração e a data de efetividade da ordem de alteração no campo Data de vencimento quando você aprovar a ordem de alteração na Gestão de alteração.

Data da última configuração

A data e hora em que a última configuração da unidade de efetividade ocorreu.